Honda estreia motor V6 biturbo nas 12h de Sebring

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RIO DE JANEIRO – Os colegas da Racer, prestigiosa publicação de motorsport nos EUA, cravam que a HPD, braço da Honda naquele país, vai estrear um motor V6 biturbo com 3,5 litros de capacidade cúbica no Tudor United SportsCar Championship a partir da 2ª etapa do campeonato, as 12 Horas de Sebring.

O bloco desta unidade é o mesmo usado na Fórmula Indy e também nos protótipos HPD ARX-03b, com diâmetro e curso de pistões aumentados para atingir a cilindrada mínima de 3,5 litros exigida pelo regulamento técnico quanto aos motores sobrealimentados. A IMSA deve homologar a unidade a tempo de ser testada e utilizada nas pistas a partir do próximo mês.

A entrada da Honda como fornecedora de motor para os Daytona Prototypes herdados da Rolex Sports Car Series significa mais uma opção para os times, que já podem usar os motores Dinan-BMW V8 5 litros desenvolvidos por Steve Dinan, os Chevrolet V8 também com 5 litros preparados pela Earnhardt-Childress e os Ford EcoBoost V6 biturbo sob responsabilidade da Roush-Yates.

O motor deverá roncar nos primeiros treinos a bordo de um chassi Riley Geração 3, mas até agora não se sabe qual será a primeira equipe a optar pela nova mecânica nos DPs inscritos no Tudor United SportsCar Championship. Há duas escuderias comprometidas com a Ford (Ganassi e Mike Shank) e as demais alinham os protótipos Corvette DP. As exceções são a Highway To Help e a Starworks, que devem seguir com os motores Dinan-BMW 5 litros nas provas do North American Endurance Challenge (NAEC).

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