Nos caminhões, Mardeev abre a trilha na ponta

ayrat-mardeev-keeps-on-trucking

RIO DE JANEIRO – Terminou também o primeiro dia do Rali Dakar 2014 nos caminhões. E quem levou a melhor foi a Kamaz. Ayrat Mardeev, vice-campeão do ano passado, superou Edouard Nikolaev, o líder natural do time, para vencer com o tempo de 2h46min52seg após os 180 km de trecho cronometrado entre Rosario e San Luis.

A diferença entre Mardeev e o 2º colocado Ales Loprais, a bordo do Tatra chamado Queen 69, foi de somente 10 segundos – o que nada representa neste início de competição. Marcel Van Vliet, a bordo de um MAN, pisou fundo igualmente e cruzou o fim da especial em 3º, vinte e um segundos atrás do vencedor.

Para Gerard De Rooy, foi um começo razoável. O holandês chegou em quarto com seu Iveco “bicudo” a 1min33seg de Mardeev, mas com boa vantagem sobre Nikolaev, 5º colocado. O russo da Kamaz chegou a quatro minutos da primeira colocação e, em contrapartida, Andrey Karginov, que completou a trinca russa vitoriosa em 2013 não se saiu bem, fechando a especial em 17º lugar.

A boa surpresa do dia entre os “brutos” foi o 6º posto do espanhol Pep Vila Roca, com um modelo Iveco. O russo Anton Shibalov também começou forte o Dakar e completou o dia com o 7º melhor tempo, seguido por Hans Stacey, Jaroslav Valtr e Wuf Van Ginkel.

O mais velho competidor do Rali, o japonês Yoshimasa Sugawara, chegou ao fim do primeiro dia com o 43º tempo geral, atrás do antigo piloto de Fórmula 1 Jan Lammers, inscrito num Ginaf. O holandês fechou o estágio na trigésima-nona posição.

Comentários