Silly Season, ELMS 2014: equipes LMP2

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RIO DE JANEIRO – Vamos dar uma pincelada no que poderá ser a temporada 2014 do European Le Mans Series (ELMS). O campeonato, que teve uma revitalizada e tanto na última temporada, deve ganhar mais destaque em razão da estabilidade do regulamento e da obrigatoriedade de times interessados em participar das 24h de Le Mans se inscreverem neste campeonato ou no WEC. É hora de saber quais são as equipes com chance de aparecer no certame na classe principal, a LMP2.

Equipes a confirmar:

Signatech-Alpine
Carro: Alpine A450 (Oreca 03) Nissan
Pilotos: Paul-Loup Chatin/a definir

Dona do título do ELMS em 2013, a Signatech-Alpine vai lutar pela defesa do número #1 no certame europeu com pelo menos um carro inscrito, visando a obtenção de duas vagas para as 24 Horas de Le Mans. É provável que o francês Paul-Loup Chatin esteja entre os pilotos titulares da próxima temporada.

Thiriet by TDS Racing
Carro: Morgan Nissan
Pilotos: Pierre Thiriet/Ludo Badey/a definir

A equipe de Xavier Combet deve vir para mais uma batalha em busca da recuperação do posto de principal equipe da LMP2 no ELMS. O único carro do time deverá ter Pierre Thiriet, Ludovic “Ludo” Badey e mais um piloto a ser indicado. Como novidade, passam a ser clientes da Onroak Automotive, com um chassi Morgan a substituir o Oreca usado nos três últimos anos.

Team Jota Sport
Carro: Zytek Z11SN Nissan
Pilotos: Simon Dolan/Harry Tincknell

Destaque na temporada 2013 com várias poles e bons desempenhos ao longo do ano, o Team Jota Sport deve permanecer no ELMS com seu protótipo Zytek Z11SN de motor Nissan. O patrão-piloto Simon Dolan está garantido. Oliver Turvey, que colaborou com o time no último ano, sobe para o WEC. Harry Tincknell, vindo da Fórmula 3 Europeia, é o novo piloto do carro.

Greaves Motorsport
Carro: Zytek Z11SN Nissan
Pilotos: a definir

Tim e Jacob Greaves consideram a possibilidade de inscrição de pelo menos um carro no ELMS, como sempre alinhando um Zytek Z11SN Nissan.

Murphy Prototypes
Carro: Oreca 03 Nissan
Pilotos: Jonathan Hirschi/a definir

A equipe de Greg Murphy tem planos de dar continuidade ao seu trabalho no ELMS com pelo menos um Oreca 03 Nissan. Com Brendon Hartley fora, uma vez que o neozelandês assinou com a Porsche, a equipe tem que buscar opções no mercado para surprir essa lacuna. Jonathan Hirschi, que disputou algumas corridas em 2013, pode permanecer para a temporada completa deste ano.

Boutsen Ginion Racing
Carro: Oreca 03 Nissan
Pilotos: a definir

O time dirigido por Olivier Lainé e que carrega o nome do antigo piloto de Fórmula 1 Thierry Boutsen busca pilotos para financiar o projeto de participação na temporada completa do ELMS. No ano passado, a escuderia fez apenas figuração. Espera-se que venham melhor neste ano.

Race Performance
Carro: Oreca 03 Judd
Pilotos: Michel Frey/Franck Mailleux

A Race Performance teve altos e baixos em sua última temporada no ELMS, onde terminaram em 6º lugar. Para 2014, o patrão-piloto Michel Frey terá como novo colega de escuderia o francês Franck Mailleux, que já tem bastante experiência na condução de protótipos e sem dúvida terá muito a somar no time helvético. Chegou a ser considerada a hipótese de um segundo carro na pista, mas não se confirmou nada a respeito.

Morand Racing
Carro: Morgan Judd LMP2
Pilotos: Christian Klien/Gary Hirsch

Bénoit Morand deve voltar a alinhar um Morgan com motor Judd para sua segunda temporada completa no ELMS. A equipe apareceu bem e chegou ao fim do campeonato em 5º, tendo como grande atração a participação da suíça Natacha Gachnang. O austríaco Christian Klien, aquele mesmo que já esteve na Fórmula 1, será titular ao lado do suíço Gary Hirsch.

Pegasus Racing
Carro: Morgan Nissan LMP2
Pilotos: Julien Schell/Niki Leutwiller/a definir

De volta após alguns anos ausente do ELMS, a Pegasus Racing comprou um chassis Morgan da OnRoak Automotive para disputar a série europeia em 2014 com motor Nissan 4,5 litros V8 neste carro. Sócio do time, Julien Schell está confirmado a bordo, ao lado de Niki Leutwiller. Um terceiro piloto será indicado brevemente.

Woodard Racing Organisation (WRO)
Carro: HPD ARX-03b
Pilotos: a definir

O time de Daniel Woodard reaparece para a temporada 2014 do ELMS confirmando a compra de um HPD ARX-03b, que aparecerá não só no certame europeu como também no Asian Le Mans Series. O experiente Johnny Mowlem deve ser um dos pilotos que participarão deste projeto.

Sébastien Loeb Racing
Carro: Oreca 03 Nissan
Pilotos: a definir

Após um ano sabático por falta de fundos, a Sébastien Loeb Racing pretende regressar ao ELMS e disputar todo o campeonato, pleiteando assim uma vaga na LMP2 para as 24 Horas de Le Mans. Vários pilotos foram testados, entre eles Kévin Estre, Jean-Karl Vernay, Oli Webb, Andy Zuber e Sacha Bottemanne, num treino realizado em Navarra, na Espanha.

Tiga Race Cars
Carro: Tiga LM214 Judd
Pilotos: a definir

Com base num vetusto chassis Embassy WF01, apresentado há alguns anos atrás, a Tiga deve promover a estreia do seu LM214 no ELMS, com o objetivo de conseguir uma vaga fixa para Sarthe. O carro deve ser alinhado num esquema ligado à fábrica, onde poderemos ter a volta de Thomas Erdos, piloto brasileiro radicado há 25 anos na Europa, às competições de protótipos, ao lado do velho amigo e detentor da exploração do nome Tiga, bem como da construção e fabricação de chassis, Mike Newton.

Outros:

Stéphane Raffin, que alinhou em parceria com a DKR Engineering de Luxemburgo um velho Lola B11/40 em apenas duas provas no início do campeonato e também em Le Mans, tem planos de inscrever um ou dois carros – certamente de uma geração mais recente.

Uma equipe dos EUA (não se sabe qual) estaria disposta a participar do ELMS em 2014, após adquirir um Lola B12/80 da Gulf Racing Middle East.

A Orex Racing deve se associar ao Team RLR e alinhar um HPD ARX-03b na próxima temporada do European Le Mans Series. Se conseguirem o financiamento necessário, participarão do campeonato.

Comentários

  • Supondo que tudo dê certo para todas as equipes (improvável, mas pode acontecer), o campeonato poderia contar com até DEZESSETE LMP2. Para um campeonato considerado morto dois anos atrás, isso seria excelente!