Tamanduá-bandeira?

f14t-front34RIO DE JANEIRO – Vista de lado, parece um tamanduá-bandeira. De frente, aquele peixe bem popular, o bagre. Ou, então, um aspirador de pó. A Ferrari F14T, novo carro da mais tradicional escuderia da história da Fórmula 1, contribui para o lote de bicos mais esquisitos da história do automobilismo. A favor do bólido da Casa de Maranello, o fato de que mesmo sendo estranha, essa dianteira é muito menos esdrúxula do que as apresentadas por McLaren e principalmente Lotus.

Claro que, com o discurso já ensaiado e na ponta da língua, Fernando Alonso e Kimi Räikkönen, este de volta à equipe após cinco anos, garantem que há potencial para que a Ferrari comece brigando de saída por vitórias. Numa temporada onde todo mundo começa do zero com relação aos motores turbo e ao regulamento que prevê uma carga de 100 kg de combustível, é preciso ter otimismo, mas sem exageros. Os italianos normalmente não conseguem administrar crises tecnológicas e se o F14T for mal-nascido, talvez seja muito difícil vê-lo competitivo ao longo do ano.

Os testes vão nos dar uma ideia se a Ferrari terá condições de fazer um bom trabalho na próxima temporada. Sua dupla de pilotos tem capacidade inquestionável e o diretor técnico James Allison é bastante competente. Vamos ver se a aerodinâmica do carro será funcional, bem como o motor V6 turbo construído para este ano e se as suspensões pull-rod, mantidas para esta temporada, vão “casar” com os pneus Pirelli.

A ver…

Comentários

  • O concurso de feiura esse ano na F-1 tá muito disputado. Não lembro de outra Ferrari mais esquisita que essa…
    Tô curioso para ver a solução que o Adrian Newey vai achar para esse regulamento.

  • Acredito que a Ferrari Lego era mais esquisita que essa…Essa de 2014 já tem a vantagem de não ter o bico ´tomada´ da Lotus, não se parecer com o ´macaco-narigudo´ da McLaren e tampouco apresentar algo semelhante àquela ´coisa´ na frente da Williams. Se todo ano piora, tomara que não mudem o regulamento em 2015.

  • Na estética esse é o melhor carro até agora. Não que seja bonito, mas comparar com os revelados até agora fica fácil. Em terra de cego quem tem olho é rei.

  • ehhhhh pessoal… Vivemos uma fase terrível, carros medonhos e nosso único brasileiro não sabe se o carro vai ser competitivo. rezar para uma boa temporada de f1 não pedir de mais né!!!!

  • Em 2013 a Ferrari criou um nariz que não trabalhava o fluxo de ar e o resultado final foi desastroso. O carro era lento demais, mesmo nas duas corridas que venceu. Os tempos mostram isso claramente. Em 2014 a Ferrari vai do 8 para o 80 e cria um nariz que faz disparar a resistência aerodinâmica do carro, além de não trazer nada de positivo para a carga aerodinâmica do carro, e vai sufocar o motor que precisa desesparadamente de ar em 2014. Um desastre. A solução encontrada ainda vai trazer grande dificuldade no fluxos de ar para os difusores. Este carro vai ter grandes problemas de aderência. Se a asa frontal for esta, é uma razoável solução. Acho que podiam ter sido mais ousados e terem aumentado um pouco a distância entre lâminas. Em 2013 era interessante serem assim, mas com menor largura, os engenheiros deveriam ter buscado um pouco mais de carga na frente para compensar, com um certo regresso ao passado com uma asa mais asa do que obra de arte. Acho que Newey deve ir por aí. As asas em 2013 tinham um certo “descolamento” do ar em reta que permitia ganhar velocidade de ponta, mas funcionavam bem em curvas de alta e média alta e evitavam grandes perdas em curvas de baixa, mas manterem o mesmo princípio em 2014 vai fazer com que o carro saia de traseira nas curvas de alta e media alta, e isso vai fazer que o Ferrari coma pneus, principalmente os de trás. Parece que houve um certo exagero na preocupação com a solidez das estruturas das asas frontal e traseira, o que deve ter elevado excessivamente o peso do carro, tirando margem de manobra a acertos do carro. Ou o motor é leve demais, o que não acredito, ou a Ferrari está mesmo perdida em termos técnicos. Mais um projeto de baixa qualidade para os padrões Ferrari.