Um Fórmula 1 com cara de Fórmula 1

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RIO DE JANEIRO – Como o título deste post diz, enfim temos um Fórmula 1 com jeito e cara de Fórmula 1, pelo menos visto como na foto. O Sauber C33 de motor Ferrari, novo carro da equipe de Hinwil, foi apresentado neste domingo, do mesmo modo que praticamente todos os carros deste ano e dos mais recentes, sem muita pompa.

De acordo com as últimas informações, o C33 guarda alguma semelhança com o McLaren MP4-29 no que se refere ao formato do bico, sem ser tão aberrante quanto o modelo do construtor britânico. A proposta é semelhante, com dois túneis para melhorar a fluxodinâmica, mas a Sauber encontrou uma solução mais, digamos assim, interessante e bonita, apostando em linhas mais limpas do que a rival.

Por outro lado, o carro guarda algumas semelhanças com a Ferrari – e que não se limitam apenas e tão somente ao propulsor. O conjunto aerodinâmico é bastante semelhante no formato das entradas laterais de ar para a refrigeração do propulsor V6 turbo do construtor italiano. As suspensões pull-rod e o desenho de asa traseira com uma deriva separando as duas metades da aleta frontal completam o pacote de implementos que fazem do C33 e da F14T projetos com ideias bastante próximas.

Após respirar ares pouco saudáveis em 2013 por causa de uma tremenda crise financeira, a Sauber espera ter mais alívio neste ano. Quem devem ajudar a equilibrar receita com despesa são justamente os dois pilotos de testes – os abonados Sergey Sirotkin e Giedo van der Garde. Mas não se surpreendam: Estebán Gutiérrez e Adrian Sutil, os dois titulares, também estão colaborando com as suas fatias no bolo.

Comentários

  • Minha vó dizia que beleza não põe mesa, mas parece que este Sauber é bonito e muito bem construído, aparentemente. Uma pena é ter um motor Ferrari. Se fosse um Renault e se fosse uma dupla de pilotos mais equilibrada e com mais talento, a Sauber ia dar trabalho. Não dá para ter noção de como é a asa frontal, nem com precisão o nariz do carro, pelo menos aquela parte com a qual todos estão preocupados, mas parece que a Sauber tem uma frente muito correta. Tabalha bem os fluxos de ar, não gera turbulências desnecessárias e parece ter alí na asa frontal elementos que vão ajudar a desviar fluxos de ar e evitar o choque frontal deste mesmo fluxo com a parte “descoberta” dos pneus. Naquela zona que costumamos chamar de Santo Antônio, a Sauber parece ter criado uma solução bem fina e inovadora, mas aquelas saídas de ar laterais vão prejudicar o carro em reta, porque a meu ver vão criar ali um fluxo “disciplinado” que pode fazer aumentar a carga aerodinâmica ligeiramente na asa traseira em reta onde se quer o contrário. O carro dali para trás parece ser bastante fluido. A asa traseira está muito bem construida, mas novamente como na Ferrari, parece haver um exagero na preocupação com a solidez desta estrutura. Ao mesmo tempo, ao ver o corpo do carro, parece ter havido uma preocupação excessiva em reduzir peso do carro pensando em Suttil. Não sei se por debaixo da carenagem estará tudo muito apertadinho demais e o carro poderá ter sobreaquecimento nos GPs mais exigentes.

  • No it isn’t. Só é menos feio que os até agora apresentados por causa das cores e da combinação delas que a Sauber fez de forma sensacional. De resto continua feio como nos últimos… 5 anos ou até mais. Tiveram anos com muitas coisas.

  • Pois olha… vendo as imagens no site da sauber. Esse é tão estranho quanto os outros carros desta temporada…. Nao deixem as criancinhas verem isso.