A expansão: ELMS com 42 carros inscritos em 2014
RIO DE JANEIRO – A temporada 2014 do European Le Mans Series terá um plantel que faz lembrar os grandes anos da competição, em meados da última década. Após quase morrer ano retrasado e a consequente ressurreição do certame na temporada passada, com a chegada da classe LMGTC, a Le Mans Endurance Management (LMEM) consegue reunir um grid extraordinário para o campeonato que começa em abril no circuito britânico de Silverstone.
Serão 42 bólidos na pista, sendo treze protótipos LMP2, igual número de carros na LMGTE e nada menos que dezesseis LMGTC – é bem verdade que onze destes inscritos são Ferrari F458 Italia GT3. Mas há diversas equipes novas no plantel, incrementando a competição.
Na classe principal de protótipos do campeonato europeu, a Signatech Alpine estará na pista mais uma vez para defender o seu título, desta vez com dois protótipos A450 de motor Nissan. Entre os três Morgan inscritos, inclusive, está o #50 da Larbre Competition. O time de Jack Lecomte fez uma associação com Jacques Nicolet e estará no ELMS na temporada completa.
Outra novidade é a estreia da Caterham Racing. A equipe do construtor de Fórmula 1 terá um protótipo Zytek Z11SN Nissan em associação com a Greaves Motorsport. Chris Dyson está escalado para guiá-lo. Também a Pegasus Racing, que esteve ausente nos últimos anos, estará de volta às competições. As demais escuderias são praticamente as mesmas de 2013. Destaque para a Thiriet by TDS Racing, que estará com um Ligier JS P2, na verdade outro Morgan – só que com o nome da antiga equipe de Guy Ligier.
Na LMGTE, além do enxame natural de carros da AF Corse, as novidades são a Gulf Racing UK inscrevendo dois carros diferentes – um Porsche e um Aston Martin, o Team SOFREV-ASP, que inscreveu o antigo goleiro da seleção francesa Fabién Barthez e as estreias da SMP Racing, AT Racing, Crubilé Sport e Kessel Racing – esta última com dois carros. A IMSA Performance Matmut também participará do ELMS com dois Porsches 911, versão 991.
Não, você não leu nem viu errado: olha ali no #58 do Team SOFREV-ASP o nome do goleiro da seleção francesa campeã em 1998, Fabién Barthez
A LMGTC apresenta o maior número de equipes novas na competição. Estreiam a ART Grand Prix com dois McLaren MP4-12C GT3, o Team Ukraine, a Pro GT by Almeras, o Team Russia by Barwell, a Formula Racing, o Team SOFREV-ASP e a Sébastien Loeb Racing, que terá o único Audi R8 LMS inscrito. A AF Corse terá nada menos que quatro carros inscritos e a SMP Racing, três.
Grid de respeito! Bom ver o campeonato se recuperando depois estar praticamente morto!
Mattar, o time SOFREV não era do FIA GT Series?
Neste caso, com a entrada deste time e de outros da LMGTC este fortalecimento da ELMS estaria significando o enfraquecimento de outros certames??
Os regulamentos dos carros são iguais. Normalmente as categorias de GT/Endurance (Blancpain, Fia GT Series, ELMS, GT Open) trabalham para que não haja conflito de datas entre as provas. Assim, as equipes podem alinhar o mesmo carro em mais de um campeonato.
Acho que o Diogo já respondeu. :)