Fim da linha – de novo – para o Pescarolo Team
RIO DE JANEIRO – Último capítulo de uma história com final triste: o Pescarolo Team não existe mais. Pela segunda vez, o velho Henri Pescarolo, um dos mais laureados da história das 24 Horas de Le Mans, se vê diante de problemas graves com a justiça e desta vez não tem choro, nem vela. A equipe acabou.
A notícia foi divulgada pouco depois do anúncio oficial da lista de entradas para Sarthe neste ano e ganhou corpo nos últimos dias. O que é lamentável, posto que a equipe já tinha sido salva de uma primeira falência por Joël Rivière, que arrematou os bens do time, já arrestados em 2009, num leilão e repassou tudo a Pescarolo, para que a equipe regressasse às pistas – com outra razão social. Com a reorganização do time, em que pese os problemas decorrentes de uma fracassada parceria com a Luxury Racing, veio o título para Julien Jousse/Emmanuel Collard no European Le Mans Series em 2011 e a inscrição para o regresso do Mundial de Endurance no ano seguinte.
O problema é que, com a obrigatoriedade de construção de um carro novo ou adaptado ao regulamento técnico da LMP1, a Pescarolo optou por alinhar um Dome S102.5 e também por um “novo” carro que tinha seu chassi baseado no desastroso protótipo AMR-One da Aston Martin. O resultado foi a participação mais melancólica do time de Henri em Le Mans dos últimos anos e, após a prova francesa, o Pescarolo Team não foi mais visto em nenhum autódromo.
Os problemas financeiros se agravaram, a equipe foi declarada insolvente no Tribunal da Corte do Comércio de Le Mans e as portas estão definitivamente fechadas.
Uma pena.
Uma pena…Pois seria sensacional o regresso ao campeonato mundial, mas…paciência.
Lamentável… tanto Henry como seu time são lendas vivas em Le Mans.
Uma pena. E um absurdo que nenhuma empresa queria dar apoio ao Pescarolo num momento tão difícil. Ele já provou mais de uma vez que tem muita capacidade de que com carros competitivos brigar de igual com equipes grandes e poderia ser mais um equipe para a LMP1-L quem sabe. Realmente uma pena.
E quanto ao protótipo Lmp3 desenvolvido pelo time, e que seria a base da nova classe, já elvis também?
Não, não “elvis” porque o carro é da SORA Composites.
Ah tá. A SORA é a empresa japonesa que comprou os direitos de projeto dos carros da Pescarolo e os vendeu a Oak, certo?
Não sei se ela é japonesa, mas a história é essa aí mesmo.