Le Mans 2014: os inscritos

LeMansLogo

RIO DE JANEIRO – A cereja do bolo da coletiva de imprensa do Automobile Club de l’Ouest (ACO) nesta quinta-feira foi o anúncio dos inscritos para a 82ª edição das 24 Horas de Le Mans – com direito ao novo logotipo da prova, apresentado aqui acima pelo blog. Como prometido, a paridade dos 56 titulares anunciados de fato aconteceu. O plantel da corrida que acontecerá em 14 e 15 de junho como 3ª etapa do Mundial de Endurance apresenta 28 protótipos (incluindo o Nissan ZEOD RC) e 28 modelos Grã-Turismo nas divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM.

A LMP1 mostra evolução em relação ao ano passado, quando apenas oito carros alinharam. São dez bólidos na lista principal, incluindo uma terceira inscrição da Audi e os nove carros full season do WEC. As novidades, como todo mundo sabe, são a Porsche com seu time oficial de fábrica e a Lotus, que terá um carro na luta direta com a Rebellion Racing na LMP1-L, para protótipos não-oficiais e sem sistemas de recuperação de energia.

Na LMP2, serão 17 carros ao invés dos 22 do ano passado – mas mesmo assim é um grid de respeito. Além dos times do WEC, estão na lista de inscritos a Sébastien Loeb Racing, a OAK Racing com dois carros – um deles como Team Asia, a Race Performance, a Signatech-Alpine, o Team Jota Sport, a Greaves, a Morand Racing, a Thiriet by TDS Racing e a Murphy Prototypes.

unnamed (4)

O ACO levou em consideração para a seleção dos carros desta divisão os convites diretos, as inscrições do WEC e do ELMS e, por fim, as questões de desempenho nas 24 Horas de Le Mans e a fidelidade à competição. Por isso, a Boutsen Ginion Racing, normalmente titular, aparece na lista de suplentes, junto a Larbre Competition, Pegasus Racing, Caterham Racing e um segundo bólido da Signatech Alpine.

Doze carros vão alinhar na LMGTE-PRO, com as sete entradas do WEC junto a Corvette Racing e SRT Motorsports, que virão dos EUA com dois carros cada. A Corvette promoverá a estreia do modelo C7-R em Sarthe. A Aston Martin Racing terá um terceiro Vantage V8, no qual o piloto confirmado é o brasileiro Bruno Senna, que deve disputar a corrida pela terceira vez na carreira.

A LMGTE-AM tem um ótimo total de dezesseis inscritos, com 50% do plantel fixo do WEC, além de mais duas inscrições da AF Corse, um terceiro carro da Aston Martin Racing e o da Craft Racing AMR, a Ferrari do Team SOFREV-ASP, a IMSA Performance Matmut com um Porsche, a SMP Racing e a Dempsey Racing, que se associa outra vez à Proton Competition.

As equipes reservas entre os Grã-Turismo, pela ordem, são JMW Motorsport, Team Taisan, IMSA Performance Matmut (com um segundo carro), Prospeed Competiton (idem à IMSA) e a Risi Competizione, que por não ter competido nas últimas edições, terá que ficar mesmo na lista de espera.

A lista oficial de inscritos das 24 Horas de Le Mans 2014 está aqui.

Comentários