MotoGP inicia testes de pré-temporada com campeão na frente

93marquezsepang_test_repsol-13_slideshow

RIO DE JANEIRO – A temporada 2014 da MotoGP começa em março, mas a partir de agora, as equipes iniciam uma sequência de treinos coletivos de pré-temporada onde o confronto direto será importante para desenharmos um parâmetro de forças antes do início do Mundial em Losail, no Catar.

Quem começou bem nesse primeiro dia de testes realizado em Sepang, na Malásia, foi justamente o atual campeão da categoria, o espanhol Marc Márquez. Com a versão 2014 da RC213V, o piloto da equipe Repsol Honda cravou 2’00″286, mais de meio segundo abaixo da Yamaha YZR-M1 do “Doutor” Valentino Rossi, que dispensou os serviços de Jeremy Burgess, o homem que esteve por trás de todos os títulos do italiano nas 500cc e MotoGP. O substituto do engenheiro é Silvano Galbusera, uma escolha do piloto de 34 anos.

Precisando recuperar o moral após perder o posto de número 1 na Honda e ainda mais sem o mentor Alberto Puig, que deu lugar a Raúl Jara, antigo piloto da classe 125cc, Dani Pedrosa ficou com a 3ª posição no treino, enquanto o vice-campeão de 2013 Jorge Lorenzo foi o quarto. Além deles, somente Álvaro Bautista, montado numa Honda RC213V que conta com suspensões e freios diferentes das demais motos de fábrica, conseguiu andar dentro do mesmo segundo do tempo de Márquez.

_d7t2229_slideshow

A surpresa do primeiro dia foi o ótimo desempenho das FTR Yamaha da Forward Racing, que são motos Open, ao contrário dos protótipos de fábrica. Aleix Espargaró, em sua nova equipe, começou muito bem com o 7º tempo, enquanto o veterano Colin Edwards, que completará 40 anos durante a temporada, ficou em décimo-primeiro. Espargaró superou todas as Ducati e as Yamaha da Tech 3.

O colombiano Yonny Hernández, numa Ducati, foi o terceiro melhor das motos Open, mas a quase um segundo e meio do tempo de Espargaró. As Honda RCV1000R é que não foram bem: Nicky Hayden ficou em 17º, seguido pelo companheiro de time Hiroshi Aoyama. O novato Scott Redding, vice-campeão da Moto2, foi o vigésimo.

14depuniet_d7t2540_slideshow

Treinaram 26 pilotos, sendo que quatro deles com motos de teste: os japoneses Katsuyuki Nakasuga (Yamaha) e Kousuke Akiyoshi (Honda), o italiano Michele Pirro (Ducati) e o francês Randy de Puniet (Suzuki), que segue o desenvolvimento da moto do fabricante nipônico visando a volta em 2015. Mas o desempenho não foi bom: o piloto ficou em décimo-nono, mais de três segundos e meio mais lento que Márquez.

Confira aqui os tempos do primeiro dia de testes da MotoGP em Sepang

Comentários