Ponto de ônibus (37)

foto-726235RIO DE JANEIRO – Foto tão rara quanto histórica do interior da Rodoviária Novo Rio, em 1971. Construída seis anos antes pelo então governador Carlos Lacerda, substituiu o antigo Terminal Mariano Procópio, localizado na Praça Mauá. Porém, há quem diga que num futuro próximo o embarque e desembarque dos ônibus do Rio para outros municípios, estados e países será transferido para o Irajá, num terminal mais moderno. É esperar pra ver…

No instantâneo, quatro modelos diferentes de ônibus se sobressaem. Em primeiro plano, dois carros da Viação Cometa. O de trás é um Ciferal Turbo Jumbo e o da frente é também um Ciferal, mas o Flecha de Prata.

Na plataforma seguinte, vemos o famoso Caio Gaivota da linha Rio-São Paulo da Única e um dos primeiros modelos Nielson Diplomata encarroçados para o Expresso Brasileiro, que também fazia a rota Rio-São Paulo. Parcialmente encoberto pelo coletivo da Expresso Brasileiro, está um dos ônibus Mercedes-Benz monobloco da Viação Itapemirim.

Detalhe para três dos outdoors ao fundo, com propagandas dos cigarros LS (que fim deu?) e Hollywood, além dos aparelhos eletrônicos Telefunken.

Comentários

  • Uma imagem que dispensa qualquer comentário!!
    Bons tempos!!
    O Turbo Jumbo foi o antecessor imediato dos lendários Dinossauros, depois evoluídos como Flexas de Prata (homônimo do mostrado na foto, apenas isso) até a versão VIII salvo engano.
    Em Ubatuba e região operava o Expresso Rodoviário Atlântico, usuário contumaz de carros desativados pela Cometa e vendidos à terceiros, sendo esse Flexa da foto o último modelo dessa fase comprado pela empresa praiana, que depois passou a se utilizar de conjuntos Ciferal/Mercedes Benz em sua frota.

    Zé Maria