WRC: Latvala não se deixa pressionar e vence o Rali da Suécia

458920140208160738

RIO DE JANEIRO – Conhecido por ser um notório trapalhão e pelos apelidos jocosos recebidos dos fãs brasileiros de Rali – “Jari-Batti” e “Lata na vala” são apenas alguns deles – o finlandês Jari-Matti Latvala não se deixou levar pela pressão e pela pouca margem em relação ao norueguês Andreas Mikkelsen – e venceu o Rali da Suécia, 2ª etapa do WRC, encerrada neste sábado, para assumir provisoriamente a liderança do Mundial de Pilotos com 40 pontos.

O piloto do Volkswagen Polo #2 foi beneficiado, é verdade, pelos problemas com os amortecedores do carro gêmeo número #9 do norueguês Andreas Mikkelsen, que prejudicaram o jovem piloto em sua luta pela vitória. Mesmo assim, méritos para ele, que conquistou seu primeiro pódio geral no WRC.

A Citröen voltou a terminar com um dos seus DS3 graças a Mads Östberg, que completou um pódio 100% formado por pilotos da região gelada da Escandinávia, em que pese a ausência de um sueco na linha de frente. Sem poder descontar o tempo perdido em relação aos dois primeiros, como consolo o norueguês venceu o Power Stage, a última especial do Rali da Suécia, somando mais três pontos além dos 15 somados pelo 3º lugar no evento.

Mikko Hirvönen também fez um bom Rali e chegou em 4º lugar com o melhor Ford na trilha, seguido bem de perto pelo estoniano Ott Tanak, um dos maiores destaques da competição. Já Sébastien Ogier acelerou furiosamente em busca do tempo perdido com o incidente em que ficou atolado com seu VW Polo #1 num banco de neve e atingiu o seu “objetivo”: chegou em 6º lugar. Frustrante, por certo, mas importante para ele, que somou pontos que podem ser fundamentais na briga pelo título.

Henning Sölberg, após um mau início de competição, conseguiu ainda um razoável 7º lugar e seis pontos no campeonato, enquanto o sueco Pontus Tidemand confirmou ser o melhor piloto da casa, com a oitava posição. O irlandês Craig Breen ainda conseguiu o 9º posto, porque Kris Meeke, que não fez um bom Rali, teve problemas no último dia e pelo menos salvou o último pontinho. Elfyn Evans foi um dos que engrossou a lista de abandonos, que teve ainda Juho Hänninen, em mais um evento frustrante para a Hyundai. Thierry Neuville acabou num distantíssimo 28º lugar geral e Robert Kubica, que sofreu dois acidentes no segundo dia, finalizou em 24º.

Na WRC2, mudanças radicais na classificação: vitória do estoniano Karl Kruuda, que completou em 11º na geral, perto de somar um pontinho no Mundial na classe principal. O finlandês Jari Ketomaa chegou em segundo e o sueco Frëdrik Ahlin completou o pódio. Líder nos dois primeiros dias, o árabe Yazeed Al Rajhi capotou após o salto de Colin’s Crest e acabou relegado ao quarto lugar final na divisão, seguido pelo vencedor do Rali de Monte-Carlo, Yuriy Protasov.

Resultado final do Rali da Suécia:

1. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) em 3.00’31”1
2. Mikkelsen-Markkula (VW Polo Wrc) a 53”6
3. Östberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 59”5
4. Hirvönen-Lehtinen (Ford Fiesta RS Wrc) a 2’26”9
5. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) a 3’00”5
6. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) a 4’29”9
7. Sölberg-Minor (Ford Fiesta RS Wrc) a 4’47”5
8. Tidemand-Floene (Ford Fiesta RS Wrc) a 5’38”2
9. Breen-Martin (Ford Fiesta RS Wrc) a 8’55″4
10. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) a 11’18”0

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Jari-Matti Latvala – 40 pontos; 2. Sébastien Ogier – 35; 3. Mads Östberg – 30; 4. Andreas Mikkelsen – 24; 5. Bryan Bouffier – 18; 6. Kris Meeke – 17; 7. Mikko Hirvönen – 13; 8. Ott Tanak – 10; 9. Elfyn Evans – 8; 10. Henning Sölberg – 6; 11. Jaroslav Melicharek e Pontus Tidemand – 4; 13. Matteo Gamba e Craig Breen – 2; 15. Yuriy Protasov – 1 ponto.

Comentários