WRC: Trifeta dos VW Polo na abertura do Rali da Suécia

1905_sweden-sebastien-ogier-2014_78_592x333

RIO DE JANEIRO – VW Polo em primeiro, VW Polo em segundo, VW Polo em terceiro. Os três carros do fabricante de Wolfsburg começaram com tudo o Rali da Suécia, 2ª etapa do WRC e fecharam o primeiro dia nas três primeiras posições da classificação. A liderança de Sébastien Ogier e do copiloto Julien Ingrassia não chega a ser tão surpreendente, pois trata-se do campeão do mundo. Surpresa, sim, é a 2ª posição do norueguês Andreas Mikkelsen, da equipe Júnior da Volkswagen.

1908_sweden-vw-andreas_mikkelsen-2014_592x333

Mais rápido na super especial de Karlstad, o piloto do carro #9 deu muito trabalho a Ogier, ganhando as duas especiais de Finnskogen, chegando a figurar inclusive no comando da classificação geral durante o primeiro dia de provas. Mas Ogier recuperou-se e venceu a sexta especial (o francês já tinha ganho as duas primeiras), enquanto Mikkelsen ficou a seis segundos do companheiro de equipe e rival, com a 10ª marca no trecho cronometrado de Torsby 2. Ogier fecha as atividades da quinta-feira com apenas cinco segundos e oito décimos à frente de Mikkelsen, o que mostra o quão começa apertada a luta pela vitória.

Jari-Matti Latvala teve o mérito de conseguir fechar o primeiro dia sem grandes contratempos, embora tenha ficado muito frustrado com sua performance no SS3. “Fomos muito mal e estava difícil trocar as marchas do carro”, disse. O finlandês e seu navegador Mikka Antila conseguiram o 3º tempo geral a 12s2 de Ogier/Ingrassia.

1909_Ott-Tanak-Sweden-2014_789_592x333

Estreando na temporada 2014, o estoniano Ott Tanak fez bonito. Venceu a 5ª especial (Kirkener 2), esteve sempre entre os três primeiros, incomodando o esquadrão Volks, mas acabou em quarto ao fim das seis provas cronometradas. O piloto está a bordo do mesmo Ford Fiesta número #11 guiado por Brian Bouffier no Rali de Monte-Carlo no mês passado. Prova que o carro é competitivo.

Mads Östberg se colocou como o melhor piloto Citröen, contudo sem acompanhar o ritmo dos rivais. O norueguês ficou em 5º lugar, com o mesmo tempo do finlandês Mikko Hirvönen, num segundo Ford Fiesta.

AUTOMOBILE: Rally du Sweden - WRC -05/02/2014

A Hyundai teve mais sorte com o seu i20 do que em relação à primeira etapa do campeonato: seus dois carros conseguiram passar incólumes a contratempos e o belga Thierry Neuville fecha o primeiro dia com a 7ª colocação, surpreendentemente melhor que Juho Hänninen, um especialista em pistas geladas, em 10 segundos.

O melhor piloto da casa foi Pontus Tidemand, com a 9ª posição geral, enquanto Kris Meeke não foi além da décima posição com o segundo Citroën oficial de fábrica. As decepções do primeiro dia de Rali da Suécia foram Robert Kubica em 11º, Elfyn Evans em 12º e Henning Sölberg com a décima-terceira posição geral.

12320618484_aa0194481f_b

Yazeed Al Rajhi e seu copiloto Michael Orr foram os melhores na subdivisão WRC2. Acabaram o primeiro dia em 15º lugar, seguidos do finlandês Jari Ketomaa num Fiesta equipado com pneus Dmack e pelo ucraniano Yuriy Protasov, vencedor do Rali de Monte-Carlo. De um total de 44 carros à largada, 39 seguem na disputa.

Classificação do Rali da Suécia após o 1º dia:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) em 39’56”5
2. Mikkelsen-Markkula (VW Polo Wrc) a 5”8
3. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) a 12”2
4. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) a 14”8
5. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS Wrc) a 22”5
6. Östberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 22”5
7. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) a 32”0
8. Hänninen-Tuominen (Hyundai i20 Wrc) a 42”0
9. Tidemand-Floene (Ford Fiesta RS Wrc) a 44”6
10. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) a 46”6

Comentários