12h de Sebring, horas #8 e #9: finalmente a briga pela liderança chama atenção

RIO DE JANEIRO – Já não era sem tempo, mas finalmente a briga pela liderança volta a chamar mais a atenção do que a quantidade de acidentes que se verificou até há bem pouco tempo atrás na 62ª edição das 12 Horas de Sebring. Até tivemos uma bandeira amarela, em consequência de um problema com um Aston Martin da classe GTD, mas nada grave.

2014_12H_Sebring_TUSC_05951

O que está em jogo agora é a vitória e os Daytona Prototypes e LMP2 que resistem na mesma volta ainda têm chance de brigar por ela. Vários carros se revezaram no comando da classificação por conta das diferentes estratégias que as equipes adotaram de acordo com o consumo de combustível e o desempenho dos pilotos e entre eles esteve o HPD #2 da Extreme Speed Motorsports, graças a Simon Pagenaud, que deixou o carro em excelentes condições para Johannes Van Overbeek comandar de forma inesperada a corrida.

Mas o sol que se põe na Flórida num lindo final de tarde de sábado trouxe péssimas consequências para JVO. O piloto precisou guiar contra o sol e com uma mão protegendo a vista e a outra apenas no volante. Como efeito, Van Overbeek calculou mal uma manobra de ultrapassagem sobre o Audi #48 da classe GTD da Paul Miller Racing e os dois carros se chocaram na curva 17. O #2 da Extreme Speed levou a pior: com alguns danos consideráveis, Overbeek precisou entrar nos boxes. A amarela em razão dos problemas do Aston Martin até ajudou o carro a permanecer na mesma volta dos ponteiros.

Ao fim da 9ª hora, João Barbosa, que reassumiu o comando do #5 da Action Express Racing após um ótimo turno de Christian Fittipaldi, liderava na geral, trazendo Gustavo Yacaman em segundo com o Morgan LMP2 da OAK Racing. David Brabham ultrapassou Scott Pruett para ser terceiro e Sage Karam completava o grupo dos cinco primeiros colocados. Justin Wilson entrou em lugar de Ozz Negri e o carro #60 já tem uma volta de atraso em relação aos rivais, ocupando a 9ª colocação.

Na Prototype Challenge, pelo visto acabou o “dérbi de demolição” e a disputa está polarizada entre a CORE Autosport e a RSR. Instantes antes do término da nona hora, James Gue ultrapassou David Heinemeier-Hänsson e assumiu a liderança do grupo. Três voltas atrasado, em terceiro, vinha o holandês Renger Van der Zande, com Stephen Simpson em quarto e Eric Lux, muito atrasado após uma longa parada nos boxes para um reparo na suspensão do #25, era o quinto.

Seis carros permanecem na mesma volta entre os representantes da classe GTLM, o que torna a luta pela vitória um jogo de xadrez a mais de 200 km/h. O Corvette #3, que liderava, teve problemas e ficou para trás. Melhor para o outro carro do fabricante estadunidense: o #4 liderava com Tommy Milner a bordo ao fim da 9ª hora, trazendo em segundo Jörg Bergmeister, seguido por Kuno Wittmer no SRT Viper e por Marco Holzer no Porsche do Team Falken. Nic Jönsson vinha em quinto no grupo, surpreendentemente à frente de Bill Auberlen, da BMW.

Na divisão GTD, luta titânica entre diversas marcas: desta vez, o comando é de Jeff Segal no #555 da AIM Autosport, com Markus Palttala (BMW) em segundo, Charlie Espenlaub e Dion Von Moltke (Audi) em terceiro e quarto, respectivamente, com Mario Farnbacher (Porsche) em quinto.

Resultado parcial das 12h de Sebring após a hora #9:

1º #5 João Barbosa/Sébastien Bourdais/Christian Fittipaldi
Corvette DP (Prototype)
210 voltas

2º #42 Gustavo Yacaman/Olivier Pla/Alex Brundle
Morgan Nissan LMP2 (Prototype)
210 voltas

3º #1 David Brabham/Ryan Dalziel/Scott Sharp
HPD ARX-03b LMP2 (Prototype)
210 voltas

4º #01 Scott Pruett/Memo Rojas/Marino Franchitti
Ford EcoBoost Riley DP (Prototype)
210 voltas

5º #02 Sage Karam/Scott Dixon/Tony Kanaan
Ford EcoBoost Riley DP (Prototype)
210 voltas

6º #10 Max Angelelli/Ricky Taylor/Jordan Taylor
Corvette DP (Prototype)
210 voltas

7º #9 Jon Fogarty/Burt Frisselle/Brian Frisselle
Corvette DP (Prototype)
210 voltas

8º #2 Johannes Van Overbeek/Ed Brown/Simon Pagenaud
HPD ARX-03b LMP2 (Prototype)
210 voltas

9º #60 Justin Wilson/Oswaldo Negri Jr./John Pew
Ford EcoBoost Riley DP (Prototype)
209 voltas

10º #54 James Gue/Jonathan Bennett/Colin Braun
Oreca FLM09 Chevrolet (Prototype Challenge)
208 voltas

Comentários

  • Queria mesmo era estar assistindo,,,mas enfim…os LMP2 mostram força agora com a 2ª e 3ª posição. Não descarto os carros da Ganassi também