12h de Sebring, treino livre #1: Ganassi larga na frente

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RIO DE JANEIRO – A Chip Ganassi Racing larga na frente no primeiro treino livre para a 62ª edição das 12 Horas de Sebring, que se realizam neste sábado no circuito localizado no estado da Flórida. O carro #02 do trio Sage Karam/Scott Dixon/Tony Kanaan estabeleceu o melhor tempo da sessão com duração de 60 minutos em 1’52″357. A marca do protótipo Ford EcoBoost Riley DP é quase dez segundos pior que a pole position alcançada pelo Audi R18 e-tron quattro para a prova do ano passado – 1’43″886.

Esta, aliás, é a primeira vez em décadas que a corrida de Sebring não terá a presença dos LMP1 – fruto do que se tornou o Tudor United SportsCar Championship, privilegiando os Daytona Prototypes da extinta Rolex Sports Car Series e ‘estrangulando’ os LMP2 do regulamento ACO/FIA, que também andam mais lentos que ano passado, também pelo uso de um pneu mais duro e, consequentemente, menos aderente.

Tanto que o segundo tempo do treino, embora tenha sido de um LMP2, no caso o Morgan Nissan #42 da OAK Racing guiado por Alex Brundle, foi meio segundo pior que o #02 líder e quase dois segundos pior que a melhor marca de um carro da divisão no treino oficial das 12h de Sebring no ano passado. A terceira posição foi do português João Barbosa no #5 da Action Express Racing, que registrou 1’53″404 em sua melhor volta – já um segundo acima do tempo de Scott Dixon.

Ozz Negri foi o quarto mais veloz da manhã com o #60 da Mike Shank Racing. O brasileiro marcou 1’53″484 na melhor das 23 voltas do protótipo Ford EcoBoost Riley DP, seguido por Lucas Luhr a bordo do Oreca Nissan da Muscle Milk Pickett Racing e por Jordan Taylor, no carro da equipe de seu pai.

Na Prototype Challenge, Jonathan Bennett estabeleceu a volta mais rápida do primeiro treino com o #54 da CORE Autosport, virando 1’55″382, 10º mais rápido na geral. O piloto ficou um segundo inteiro abaixo do tempo de Raphael Matos, que participa da prova no #38 da Performance Tech Racing. O piloto da Stock Car marcou 1’56″633, 13º geral, logo seguido do conterrâneo – de país e estado – Bruno Junqueira, da RSR Racing.

O holandês Renger Van der Zande, no agora único carro da Starworks na divisão, foi o quarto mais veloz, seguido por Doug Bielefeld (BAR1 Motorsports) e Tom Kimber-Smith, da 8Star Motorsports.

Entre os veículos da divisão GT Le Mans (GTLM), bom começo para a Risi Competizione e sua Ferrari F458 Italia, reconstruída após o pavoroso acidente em Daytona. Matteo Malucelli estabeleceu a melhor marca da sessão em 1’59″394, seis décimos melhor que o Corvette C7-R de Tommy Milner. Antonio Garcia foi o terceiro no outro Corvette oficial de fábrica e Dirk Muller fez o quarto tempo com a BMW Z4 do time de Bobby Rahal.

O Team Falken Tire ficou em quinto na sua estreia nesta temporada, com o Porsche #17 guiado por Bryan Sellers e Bill Auberlen estabeleceu a sexta marca do treino. Vencedores em Daytona, os Porsche oficiais ficaram em 7º e 10º, misturados com os SRT Viper e à frente da Ferrari da Krohn Racing.

Na classe GTD, 23 dos 26 carros inscritos marcaram tempo e o Aston Martin Vantage #009 da TRG foi o carro mais veloz do lote. James Davison fez 2’03″762, apenas 0″038 mais veloz que o polonês Jakub “Kuba” Giermaziak, a bordo do Porsche #30 da NGT Motorsports. Craig Stanton, da Park Place Motorsports, foi o terceiro, seguido por Marco Cioci (Spirit of Race), Spencer Pumpelly (Flying Lizard Motorsports) e Townsend Bell (AIM Autosport).

A partir de 17h05, pelo horário de Brasília, carros, pilotos e equipes do Tudor United SportsCar Championship voltam à pista para mais uma sessão de treinos livres, com duração de 60 minutos. Às 21h começa o treino noturno, com 1h30min de duração.

O resultado completo do primeiro treino livre está aqui.

Foto: John Dagys (Sportscar365.net)

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