ACO divulga lista com 27 inscritos para a pré-temporada do WEC

RIO DE JANEIRO – Saiu nesta sexta-feira a lista de inscritos para os testes de pré-temporada do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), agora batizados de The Prologue e que acontecerão dentro de três semanas no circuito francês de Paul Ricard, em Le Castellet. O ACO, organizador do campeonato em conjunto com a FIA, anuncia 27 inscrições para estes treinos.

A boa notícia é que Audi, Toyota e Porsche vão para as atividades de pista com força total, cada uma inscrevendo dois carros e o que terão de melhor para a temporada 2014 do WEC. Os construtores alemães inclusive já testaram juntos numa mesma pista: os novos R18 e-tron quattro e 919 Hybrid rodaram em Sebring, na Flórida.

Em contrapartida, a subdivisão LMP1-L para protótipos de times não-oficiais terá desfalques: os novos Rebellion R-One e Lotus T129 ainda não ficaram prontos. Porém, os helvéticos vão a Paul Ricard para os testes, ainda que com os velhos Lola B12/60 Toyota – com que aliás cogitam competir em abril na primeira prova se a construção dos R-One novos sofrer mais algum atraso no cronograma.

Na LMP2, estarão presentes as escuderias Dome-Strakka com o novo protótipo S103, a Millenium Racing com seus dois Oreca 03 Nissan, a SMP Racing com o mesmo conjunto do time de Fabién Giroix, a G-Drive Racing com um protótipo Morgan e a KCMG com mais um Oreca.

Entre os LMGTE-PRO, cinco dos sete carros inscritos para todo o campeonato estarão em Paul Ricard. Somente AF Corse e Aston Martin Racing vão com um dos dois bólidos confirmados para 2014. A Porsche vai completa, tendo Nick Tandy como reforço para o carro #91. A RAM Racing chamou James Rossiter para guiar a Ferrari #52 ao lado de Matt Griffin e Álvaro Parente. Fernando Rees estará no Aston Martin #99 com os parceiros Alex MacDowall e Darryl O’Young.

Na LMGTE-AM, somente um dos dois Aston Martin Vantage inscritos para todo o campeonato estará na França. Esse carro será o #95, para Nicki Thiim e Kristian Poulsen. No mais, os outros carros trazem poucas novidades. A AF Corse terá Mirko Venturi e Marco Cioci no #61, ao lado do argentino Luis Perez-Companc. Já Michele Rugolo foi escalado para o #81 em parceria com Steve Wyatt. Klaus Bachler estará no #88 da Proton Competition. Enzo Potolicchio estreia seus novos companheiros de equipe, Gianluca Roda e Paolo Ruberti, durante os ensaios de pré-temporada.

Os treinos serão divididos em cinco sessões por dois dias. No primeiro, haverá um treino diurno, um segundo à tarde e um terceiro noturno, com 2 horas de duração. No último dia haverá ensaios somente pela manhã e à tarde, com direito a uma sessão de autógrafos aberta ao público no meio das atividades.

A lista completa de inscritos está aqui.

Comentários

  • Detalhe que a entrada e GRATUITA em Paul Ricard,

    Agora uma duvida foi alterado o regulamento da LMP1 HY como na L ainda pode andar um carro spec 2013, essa subdivisão não teve alterações no regulamento, a ponto do Lola – Toyota conseguir fazer o teste em Paul Ricard.

    E outra qual e a validade desses testes para a Rebellion.

    Ta tudo muito estranho

    • Penso eu que o motivo, na verdade, pode ser bem simples: tirar a ferrugem dos pilotos depois do período de férias, mesmo que seja em um carro que, em teoria, não deve correr todo o campeonato.

  • Definitivamente essa LMP1-L só irá deslanchar mesmo em 2015. Esse ano ainda será de adaptação para essa sub-classe. Porque vamos combinar que não há tantos chassis assim para uma vasta variedade de motores. Ano que vem em tese terá o Rebellion R-ONE, Lotus T129. E provavelmente o Perrinn myLMP1, o novo HPD e o LMP1 da OAK Racing.