Fim da espera: Toyota apresenta o TS040 Hybrid

TS040_3RIO DE JANEIRO – O novo carro da Toyota para o Mundial de Endurance (WEC) finalmente foi apresentado. A 24 horas do início do The Prologue, em Paul Ricard, na França, o suspense foi desfeito e o principal rival de Audi e Porsche na temporada 2014 da classe LMP1 para modelos híbridos foi revelado para todo mundo ver.

O TS040 foi testado desde 21 de janeiro, quando o projeto ficou pronto, perfazendo cerca de 11 mil milhas (mais de 17 mil km) nos treinos dinâmicos de aperfeiçoamento do conjunto mecânico V-8 3,7 litros a gasolina, com aspiração normal, que funcionará acoplado a dois sistemas híbridos – capazes de fazer o bólido japonês atingir incríveis 1000 HP de potência.

Explico: o motor a combustão desenvolve cerca de 520 HP e com os dois sistemas auxiliares, usados nas seções dianteira e traseira do protótipo, há um boost extra de 480 HP. É só somar e ver no que dá…

Logicamente, por ser um projeto muito mais complexo que o TS030 Hybrid, os engenheiros buscaram um item fundamental: a redução de peso. Neste ano, as equipes foram obrigadas a construir carros 45 kg mais leves e isso representa um compromisso entre a busca por maior potência através dos sistemas híbridos e também o emprego de materiais de baixo peso. Não é, sem dúvida nenhuma, uma tarefa de fácil execução.

“Novos regulamentos sempre criam desafios e o mais óbvio para este ano foi mudar tantas coisas ao mesmo tempo, com mudanças significativas em termos de chassis e powertrain”, explicou o diretor da Toyota Racing, Pascal Vasselon.

A Toyota optou por colocar o TS040 Hybrid na categoria de 6 MJ de recuperação de energia. Os japoneses consideraram seriamente a hipótese de usar o nível máximo, mas foram demovidos da ideia.

“Nós consideramos usar a maior capacidade híbrida mas fechamos no máximo de 6MJ de recuperação de energia cinética. A carga máxima teve um efeito negativo sobre o tempo de volta, devido ao aumento de peso”, explicou Hisatake Murata, gerente geral da divisão de desenvolvimento do motorsport da Toyota.

Comentários

  • É feio, mas com 1000 HP e pelo visto 4×4 fica difícil não ficar ansioso de como este carro vai se sair na pista. Todo mundo falando da briga entre Audi x Porsche esse ano. Hum… não sei não hein. É como diz o ditado: “Quem conta com o ovo no…” Pois é.

  • Não gostei muito dos farois, retos. O modelo anterior é muito mais bonito. No entanto, a “beleza” de um protótipo se mede pelo quanto ele desempenha na pista…então, vamos ver amanhã se ele na verdade é “lindo”.
    A propósito, Mattar, sabe se existe algum link onde possamos conferir estes treinos coletivos?

  • Dependendo da configuração usada durante as 24 Horas, poderemos ter o carro mais potente que já competiu na prova francesa, já que em 1990 os Nissan R90CkK atingiam 1.128 hp na classificação, mas “apenas” 800 em corrida, extraídos de seus V8 3.5l biturbo. A ver…

  • Sinceramente pelas fotos e pelo video divulgado na net fiquei com ótima impressão deste carro. Aerodinamicamente parece impecável. Não acredito que chegue mesmo aos 1000hp, mas não deverá mesmo andar longe disto. Para mim parece o melhor dos Endurance deste ano. Acho que vai ser difícil para a Audi e Porsche evitarem que os japoneses levem este título. A aerodinâmica do carro é impressionante. Parece que o carro terá potência de carro de endurance com comportamento em pista de um F1. Vai ser quase ou mesmo imbatível. Em Silverstone o Toyota pode dar uma volta na concorrência. A Audi e a Porsche correm o risco de ver este Toyota vencer todas as provas do campeonato. Posso estar enganado, mas não sei não. Fiquei impressionado. Parece ter um coeficiente aerodinâmico muito baixo e carga aerodinâmica quanto baste para curvar melhor que os outros em curvas de alta. Fica difícil dizer só com o pouco material divulgado, mas comparando visualmente este Toyota com carros de anos anteriores, aparentemente este pode ter um centro de massa mais junto ao solo. Está próximo da perfeição. Os alemães devem ter ficado preocupados.