Show de Endurance!

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RIO DE JANEIRO – Começa hoje em Tarumã o melhor campeonato de Endurance do país. Já que, repito, não temos um certame nacional por inépcia, desinteresse de muitos, revanchismo ou tudo isso junto e mais um pouco, a turma do Rio Grande do Sul dá mais uma aula de como fazer automobilismo.

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Não obstante o que acontece com as categorias Fórmula Júnior e Fórmula Gaúcha, que mostraram crescimento evidente em 2013 e bom nível técnico, a Endurance impressiona por tudo: o colorido dos carros, a qualidade dos equipamentos, a diversidade de categorias e, principalmente, um grid espetacular.

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Era para ser 45 carros, mas um Opala que voltava às pistas bateu num treino e não pôde ser reparado. O MRX #80 da equipe Power Imports explodiu o motor e não larga. Também um Gol inscrito por um pessoal de Guaporé e aguardado em Tarumã, não compareceu. O #12 de Jindra Kraucher/Luciano Cardoso sofreu um acidente e seria reparado para que pudesse alinhar. Caso o time não consiga pôr o carro na pista a tempo, mesmo assim é um plantel de respeito. Afinal, que campeonato hoje neste país coloca 41 carros numa mesma pista?

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A pole position, na ausência do MRX “foguete” normalmente guiado por Juliano Moro, foi do novo protótipo MR18 dos gêmeos Felipe e Vinícius Roso, mais Cláudio Ricci. Com sua aparência de Peugeot 908 HDi FAP LMP1, o protótipo made in Rio Grande cravou 1’01″627, média de 177,52 km/h. A seu lado, na primeira fila, figura o MRX #10 de Cristiano Tigrinho Almeida/Machão Cardoso/Vicente Orige. Tiel de Andrade pôs o MC Tubarão com o terceiro tempo e os sul-matogrossenses Nilson e José Ribeiro qualificaram o MRX com motor Ford Duratec em quarto – pole da categoria II. Serão, aliás, sete classes na pista.

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O site da Cronomap, do querido amigo Aldo Pastore, terá o live timing das 3 Horas de Tarumã, a primeira corrida do Gaúcho de Endurance 2014.

Comentários

  • Nos tempos saudosos de Speed com a dupla heróica Lago / Figueroa, essas corridas eram transmitidas, com narração de locutor local muito folclórico, ele por exemplo dizia: agora chegou, sentou no banco de trás e vai discutir a posição. Agora com a estrutura de 2 canais do FOX Sports, 3 jornalistas especializados no Rio e 2 em São Paulo, temos muito menos e basta atrasar por chuva Martinsville, que lá vem VT de Ludopédio!

  • Ainda falando dos tempos antigos de Speed, era transmitido toda semana programa de 1 hora sobre a Turismo Carretera. Copa Ouro, Prata e TC Moura as 3 divisões da categoria mais antiga e apaixonante da Argentina, que leva mais torcedores aos autódromos, Com seus velhos chassis e carrocerias modificadas de Ford Falcon 4 portas, Chevrolet, Torino e Dodge Reliant, todos com seus motores originais equalizados por regulamento, 3.100cc 6 cilindros em linha e apenas um carburador Weber Duplo 48mm e reforço estrutural tubular. Quem narrava era locutor gaúcho com sotaque da fronteira. Tempos em que Figueroa falava da força do mal de Rick Hendrick e Lago dizia que Figueroa recebia visitas noturnas de homenzinhos verdes. Os dois faziam e falavam o que queriam, acho que só aqui em terras tupiniquins eram ouvidos.

  • Caro Rodrigo : como fundador e Coordenador da Confraria dos Jurássicos, que reúne pilotos do passado automobilístico de competição do Rio Grande do Sul, e creio que única desta natureza no Brasil, atuante e até com Livro publicado ( Das Pistas para a História), desejo te parabenizar pelo conteúdo preciso e honesto do post acima, ressaltando não somente o sucesso da Endurance no RGS, como também das categorias de Fórmulas Júnior e 1.6 e principalmente o espírito empreendedor e destemido daqueles que fazem acontecer estas categorias.
    Raríssimo se ouvir ou ler comentários a respeito do automobilismo gaúcho provindos de profissionais que fazem parte da mídia do centro do país.
    Em um futuro próximo apreciaríamos muito ter a tua companhia em alguma de nossas reuniões festivas mensais ou Racing Day, onde por vezes durante o ano voltamos sem compromisso, pilotos do passado que hoje variam de 62 a 76 anos de idade, a disputar contra o relógio as voltas dos circuitos de Tarumã ou do Velopark.
    Somos gratos pela tua atenção.
    Roberto Giordani
    Coordenador