SRT Motorsports anuncia forfait nas 24 Horas de Le Mans

2013_SRT_Viper_GTR-R

RIO DE JANEIRO – A notícia não é boa: a SRT Motorsports anuncia nesta segunda-feira que não vai disputar as 24 Horas de Le Mans, como planejado anteriormente pelo time estadunidense. Os Vipers da equipe dirigida por Bill Riley e Frank Rescinti não farão a viagem para a França desta vez, já que o depósito-caução exigido pelo ACO como forma de confirmação da inscrição dos dois carros não foi pago no tempo devido – ou seja, até o mês passado.

A imprensa francesa já dava o forfait como certo e, diante dos fatos descritos, a confirmação veio hoje. O sempre bem informado John Dagys é quem traz a notícia no seu Sportscar365, que tem link permanente aqui no lado direito de quem lê o blog.

SRT Viper GTS-R Le Mans 2013

Ano passado, no retorno da “Víbora” a Sarthe após uma longa ausência, os dois carros foram prejudicados por uma restrição absurda na entrada de ar dos motores 8 litros V-10, roubando potência e desempenho. Com tempos medianos de volta, pelo menos os dois carros resistiram à maratona. Chegaram em 25º e 32º na geral, respectivamente, e em oitavo e nono na LMGTE-PRO – resultado mais do que razoável.

Hoje, infelizmente, vem o choque dessa notícia a reboque dos problemas orçamentários decorrentes do fechamento da fábrica de Detroit que produzia as unidades do modelo esportivo com motor V-10. Como forma de equilibrar receita com despesa, tomou-se a decisão de não viajar com os carros à França e tentar melhorar a performance de 2013.

Assim, as trincas já escaladas e que seriam formadas por Dominik Farnbacher/Marc Goossens/Rob Bell no carro #93 e Kuno Wittmer/Jonathan Bomarito/Jeroen Bleekemolen no #94 estão automaticamente desfeitas.

Com o forfait da SRT Motorsports, sobem dois carros da lista de suplentes para a de titulares – ambos Ferrari F458 Italia. Entra o #66 da britânica JMW Motorsport e o #70 do Team Taisan Advan, do Japão. Não se sabe ainda em qual divisão os dois carros estarão presentes. Sabe-se, porém, que a LMGTE-PRO perde imensamente em variedade e qualidade de inscritos e que a participação dos EUA estará restrita apenas a três equipes: Corvette Racing, Dempsey Racing (em associação com a Proton Competition) e a 8Star Motorsports.

Comentários

  • É uma pena…um ícone desta prova, mas que foi extremamente prejudicado pelo BoP feito pela ACO, assim como o Corvette também foi…embora não tenha sido exatamente este o motivo da desistência.