The Prologue: Audi faz os melhores tempos no sábado, mas Porsche fecha treinos na frente

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RIO DE JANEIRO – Com um público de mais de 8 mil pessoas que acorreu aos boxes do circuito de Paul Ricard, pôde se aproximar dos carros e conseguir autógrafos de todos os pilotos presentes, terminou o The Prologue do Mundial de Endurance (WEC) neste sábado. A Audi fez os melhores tempos do dia na casa de 1’43”, mas foi a Porsche que terminou os dois dias de atividades de pista com o melhor tempo, obtido por Brendon Hartley na sessão noturna.

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Hoje, os dois R18 e-tron quattro ficaram à frente na folha de tempos – cada um numa sessão. O #1 de Lucas Di Grassi/Loïc Duval/Tom Kristensen ficou em primeiro de manhã, com a marca de 1’43″017, tempo que não foi suplantado pelo 1’43″423 de Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer na sessão da tarde.

A Porsche ficou mesmo com o segundo tempo do sábado – 1’43″341 do #14 de Romain Dumas/Neel JaniMarc Lieb, somente três milésimos abaixo do #20 de Mark Webber/Brendon Hartley/Timo Bernhard. Os novos Toyota TS040 Hybrid acabaram com o quinto e sexto tempos do dia, com os Rebellion Lola B12/60 Toyota cravando marcas cerca de cinco segundos acima dos LMP1-Hybrid.

Entre os LMP2, Shinji Nakano acabou por estabelecer o melhor tempo dos dois dias com o Oreca 03 Nissan #23 da Millenium Racing – que nem foi à pista no dia de hoje. Os melhores tempos do sábado foram do Oreca 03 #27 da SMP Racing pela manhã e do #47 da KCMG Racing, de tarde.

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Na LMGTE-PRO, fechou à frente o Porsche 911 (991) GT3 RSR de Fréderic Makowiecki/Marco Holzer/Richard Lietz, com a marca de 1’58″041 alcançada na sexta-feira. Hoje, o #92 estabeleceu o melhor tempo do primeiro treino com 1’58″329 e depois à tarde somente dois carros andaram em Paul Ricard: o #71 da AF Corse e o #99 da Aston Martin Racing, que tem entre os pilotos o brasileiro Fernando Rees.

E na LMGTE-AM, deu Porsche na cabeça: neste sábado, os melhores tempos foram do #75 da Prospeed Competition numa sessão e do #88 da Proton Competition na outra. Mas no combinado dos dois dias, quem ficou à frente foi a Ferrari #90 da 8Star Motorsports, com a marca de 1’58″507, apenas 0″038 mais veloz que o #81 da AF Corse e o #88 da Proton.

Comentários

  • Estaria a Toyota “escondendo as garras”? Porque apesar de em nenhum momento obter o melhor tempo de nenhuma sessão, andou sempre perto dos ponteiros.
    Na P2 parece que essa equipe Milleniun Racing veio para bagunçar, no bom sentido. Bom ver os Porsche andando muito bem também nas categorias GT…esse #92 tem pinta de campeão, mas ainda quero ver os Aston Martin em ritmo de corrida

  • N P1HY, os tempos dos Porsches já deixam uma dor de cabeça enorme em Audi e Toyota. Na P1L não tem nem como ter referência ainda. Na P2, os Oreca Nissan vão continuar dando trabalho, mas falta ver o desempenho do Morgan Coupe. Na GTE-PRO, a Porsche segue mandando também, a turma vai ter que correr atrás até o início do campeonato. Já GTE-AM, como tem uma flexibilidade maior porque temos equipes privadas alinhando carros então a Ferrari da 8Star mostra força com 2 ex-pilotos de Porsche.

    Mal posso esperar pelo início do campeonato. Que venha logo.

  • Como sempre nos treinos de inverno, todo o mundo escondendo o jogo, ainda mais por ser a primeira vez que andam todos juntos, e sujeitos a uma eventual re-calibragem do EOT(Equivalence of technology) estabelecido a priori pela FIA-ACO.

    A decisao da Porsche em escolher a versao 6mJ de recuperacao mostra tambem que eles optaram preparar para Le Mans, como foi o setup aerodynamico. Veremos mais em Silverstona, daqui a 18 dias.

    A Dome nao foi para o teste, o atrazo na entrega de pecas so permitiu um shakedown breve na Inglaterra segunda feira passada, e a decisao foi tomada de nao participar.

    Terca feira comeca o teste ELMS, estarei la com o Zytec Greaves LMP2, tambem em preparacao da primeira prova em Silverstone, indo diretamente de la a Monza, para a primeira prova do Blancpain Endurance com a Nissan GT-R GT3 e a nossa nova leva de graduados da GT-Academy. 2014 promete, com todos os carros novos e novas motorizacoes seja na F1 ou nos LMP1. Uma nova era comeca.
    Abracos
    Ricardo Divila

  • Não sei se é impressão minha, mas há diferenças entre os carros 7 e 8 da toyota. O carro 8 parece ser bem mais refinado na parte aerodinâmica em relação ao 7, possui uma abertura na parte frontal do carro semelhante aos Audis e Porshes só que em menor grau, o 7 por usa vez se assemelha aos carros do ano passado porém adaptados as novas regras. Aqui neste video da para ver perfeitamente http://www.youtube.com/watch?v=EmeDXuN-Zlc. Só não sei ainda se teve diferença nos tempos obtidos por ambos, abraços!!