Alboreto

s1_1RIO DE JANEIRO – Dia 25 de abril: 13 anos sem Michele Alboreto.

O italiano testava para a Audi com o protótipo R8 no circuito Eurospeedway em Lausitz, na Alemanha, quando um pneu estourou e provocou um acidente grave. Em decorrência dos ferimentos, Alboreto morreu aos 44 anos de idade.

Campeão das 24 Horas de Le Mans em 1997, 3º colocado nas edições de 1999 e 2000, o italiano disputou 194 corridas de Fórmula 1, com cinco vitórias, duas poles, cinco voltas mais rápidas em prova, 23 pódios e um vice-campeonato de pilotos em 1985.

Versátil, Alboreto andou também de Esporte-Protótipo, DTM e fez também cinco corridas de Fórmula Indy entre 1996 e 1997. Sua última vitória na carreira foi no mesmo ano de sua morte, nas 12 Horas de Sebring. Ele fez parte da profícua safra de pilotos italianos dos anos 70/80. E deixou saudades.

Comentários

  • Pessoa muito simpática, segundo vários jornalistas que eu costumava falar sobre F1, como o Lemyr Martins, que dizia que o Alboreto era o piloto mais atencioso da F1, por isto tinha muita liderança junto aos pilotos, mas a gente tem que ser franco não era um grande piloto…era facilmente batido na Ferrari por Berger em 1987 e 1988 tanto nos treinos como nas corridas. Vou mais adiante, se a Ferrari de 1985 tivesse no lugar de Alboreto o excelente Prost ganharia 70% das provas e se tivesse Piquet ganharia 40% das provas. Keke Rosberg, Mansell e até o muito jovem Senna também seriam campeões nesta Ferrari de 1985. E depois criticam o Nelson Piquet que dizia que o comendador estava gaga e que a Fiat estava louca para se livrar dele…e que a Ferrari nunca seria campeã (na época do Enzo é claro) por não contratar grandes pilotos. O tempo mostrou que o Piquet tinha razão…