Domingo de Ramos e Vanthoor em Nogaro

221143_398033_20140420180517_3c1a0aab

RIO DE JANEIRO – Não poderia ter sido melhor o início da campanha do brasileiro Cesar Ramos no Blancpain Sprint Series. O piloto gaúcho de 24 anos, que compete pela equipe Belgian Audi Club Team WRT, venceu neste domingo a corrida classificatória que abriu a temporada 2014 no circuito Paul Armagnac, em Nogaro.

A prova, denominada Coupe de Pâques, atrai ótimo público ao circuito no interior da França e é realizada domingo e segunda-feira, porque naquele país existe um feriado chamado “Lundi de Pâques”. Aproveitando que a escuderia dirigida por Yves Weerts e Pierre Dieudonné tem a mão da pista, Ramos e Vanthoor venceram com relativa facilidade, beneficiados por uma rodada de Hari Proczyk, companheiro do pole position Jeroen Bleekemolen a bordo do Lamborghini FLII da Grässer Racing Team.

Essa rodada, todavia, foi provocada pelo contato com o Audi número #2 do time belga que, guiado por Enzo Ide/René Rast, acabou desclassificado do resultado final, beneficiando a dupla formada por Niki Mayr-Melnhof/Markus Winkelhock, que subiram para segundo e os brasileiros Cacá Bueno/Sérgio Jimenez, com a BMW da equipe de Antonio Hermann e Washington Bezerra. Aliás, Jimenez mostrou muito espírito de luta, sendo um dos melhores pilotos da pista neste domingo.

Ramos e Vanthoor sobraram em relação aos adversários, colocando quase 20 segundos sobre a dupla que chegou em 2º. O resultado, que confere à dupla o direito da pole position na prova de amanhã empolgou Cesar Ramos. “Incrível!!! Melhor impossível para começar a temporada! O Laurens fez um stint perfeito e me entregou o carro em primeiro, com bastante vantagem, então só me preocupei em não cometer erros e principalmente ser paciente para passar os retardatários que atrapalharam muito. A equipe fez um trabalho perfeito e um pit stop muito bom. Na verdade, trabalhamos muito para isso. Na pré-temporada realizamos um dia de testes em Nogaro e sob chuva, acredito que isso certamente ajudou muito também a nossa performance hoje. Amanhã largamos na pole na Main Race e nosso objetivo é a vitória”, comemorou Cesar.

Nelsinho Piquet e Matheus Stumpf, que formam a segunda dupla da equipe brasileira da BMW, tiveram uma série de problemas ao longo da prova e acabaram apenas na 18ª posição entre os carros que largaram – apesar dos pesares, marcaram a melhor volta em 1’35″523. Havia 20 inscritos no total, mas a Mercedes de Armaan Ebrahim/Benji Hetterington não alinhou neste domingo. Outra grande atração do Blancpain Sprint Series, o italiano Alessandro Zanardi, regressou às pistas com um modesto 14º posto. O píloto de 47 anos corre sozinho por usar próteses nas pernas e ter uma BMW totalmente adaptada às suas necessidades.

A corrida desta segunda-feira será disputada às 9h15 da manhã, pelo horário de Brasília.

1 – Ramos-Vanthoor (Audi R8 LMS) – WRT – 36 giri
2 – Ide-Rast (Audi R8 LMS) – WRT – 17″677
2 – MayerMenhof-Winkelhock (Audi R8 LMS) – Phoenix – 19″967
3 – Bueno-Jimenez (BMW Z4) – Team Brasil – 21″797
4 – Guilvert-Ortelli (Audi R8 LMS) – G Drive – 25″550
5 – Buhk-Gotz (Mercedes SLS) – HTP – 39″984
6 – Afanasiev-Dusseldorp (Mercedes SLS) – HTP – 50″851
7 – Lisowski-Abril (Audi R8 LMS) – WRT – 1’01″600
8 – Salaquarda-Montermini (Ferrari 458) – Villorba – 1’01″966
9 – Enge-Halek (Lamborghini) – Grasser – 1’32″250
10 – Latif-Basseng (Audi R8 LMS) – Phoenix – 1 volta
11 – Onidi-Pantano (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 1 volta
12 – Hayek-Kox (Lamborghini) – Blancpain – 1 volta
13 – Toril-Bastian (Mercedes SLS) – Fortec – 1 volta
14 – Alex Zanardi (BMW Z4) – ROAL – 1 volta
15 – Fumanelli-Colombo (BMW Z4) – ROAL – 1 volta
16 – Pentus-Lloyd (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 1 volta
17 – Proczyk-Bleekemolen (Lamborghini) – Grasser – 1 volta
18 – Stumpf-Piquet (BMW Z4) – Team Brasil – 2 voltas
19 – Ide-Rast (Audi R8 LMS) – WRT – desclassificados

Comentários

  • E as arquibancadas???
    Que chato elas vazias.
    Mas acho eu, do alto de meu palpite internetês, eu assistindo aqui de casa, acompanhando o Twitter @aMilPorHora, teria mais informações que na arquibancada, como nomes,carros, tempos..
    Será que colocarmos uns narradores/animadores nas arquibancadas não mudariam esse ambiente?

    Nós aqui, estamos acostumados a ter informação, coisa que na arquibanca não se tem, a não ser pelos smartphones, etc.
    E ‘nos antigamente’, não se tinha essa carga de dados atual, então ir na Arquibancada e namorar volta a volta e claro, ver cacetadas,eram as informações suficientes.

    Mas e agora?