ELMS: Tincknell sensacional na qualificação

E01_1505

RIO DE JANEIRO – Uma estreia para ninguém botar defeito nos protótipos: o britânico Harry Tincknell, que há exatamente um ano atrás corria no Europeu de Fórmula 3, conquistou neste sábado a pole position para as 4 Horas de Silverstone, prova de abertura do European Le Mans Series (ELMS). Foi também a segunda pole em sequência do Team Jota Sport – ano passado, Oliver Turvey colocou o Zytek Z11 SN #38 na posição de honra do grid.

Diferentemente do WEC, no qual dois pilotos qualificam, no ELMS prevalece o formato antigo, com um único piloto qualificando em 20 minutos de sessão. E Tincknell se impõs na sessão oficial com 1’47″702 na volta mais rápida, contra 1’48″854 de Franck Mailleux, um surpreendente 2º colocado a bordo do Oreca Judd da Race Performance – que, por coincidência, larga na mesma posição que ocupou no grid ano passado.

Karun Chandhok voltou aos protótipos em forma: foi o 3º mais rápido a bordo do #48 da Murphy Prototypes, deixando Tom Kimber-Smith, que liderou a sessão em seu início, em quarto. O Morgan Nissan da Thiriet by TDS Racing ainda conseguiu um lugarzinho na terceira fila, seguido por Christian Klien, que só pôde ir para a pista no fim do tempo regulamentar, após um contato durante os treinos livres com a Ferrari LMGTC de Cédric Sbirrazzuoli – que por conta do incidente foi advertido e multado pelos comissários. Deu poucas voltas e mesmo assim o ex-piloto de Fórmula 1 ainda ficou em 6º, à frente do Alpine da Signatech, campeão de 2013 e do #28 da Greaves.

O grid entre os LMP2 ainda tem o Morgan Judd #50 da Larbre Competition com o 9º tempo, seguido do #24 da Sébastien Loeb e do #29 da Pegasus, o mais lento entre os onze inscritos da classe.

Na LMGTE, a despeito dos problemas com o bloqueio das contas da equipe, a SMP Racing fez bonito: Andrea Bertolini qualificou a Ferrari #72 na pole da classe, com a marca de 1’57″970, seis décimos abaixo do tempo do #66 da JMW Motorsport, muito bem conduzido por Daniel Zampieri. Aliás, foi um festival de Ferrari F458 nas seis primeiras posições da divisão, com Matt Griffin em terceiro num dos carros da AF Corse e Soheil Ayari em quarto, a bordo do #58 do Team SOFREV-ASP. O melhor não-Ferrari foi o Porsche da IMSA Performance Matmut, 7º colocado graças a Nicolas Armindo.

Entre os numerosos LMGTC, a SMP Racing também se sobressaiu, com Luca Persiani cravando a pole a bordo do carro #71. Numa coincidência das brabas, a Ferrari #96 do Team Ukraine colocou-se em segundo, com outro italiano, Alessandro Pier Guidi, a bordo. O veterano Olivier Beretta fez o 3º tempo do grupo com o outro carro da equipe de Boris Rotemberg.

Trinta e oito dos 39 inscritos marcaram tempo. A largada para as 4 Horas de Silverstone será às 10h30, pelo horário de Brasília.

Confira o grid:

1. fila
Dolan-Tincknell-Albuquerque (Zytek Z11SN-Nissan) – Jota – 1’47″702
Frey-Mailleux (Oreca 03-Judd) – Race Performance – 1’48″854
2. fila
Gonzalez-Kapadia-Chandhok (Oreca 03-Nissan) – Murphy Prototypes – 1’48″912
Kimber-Smith-Dyson-McMurry (Zytek Z11SN-Nissan) – Greaves – 1’48″950
3. fila
Thiriet-Badey-Gommendy (Morgan-Nissan) – TDS – 1’49″057
Klien-Hirsch-Brandela (Morgan-Judd) – Morand – 1’49″715
4. fila
Chatin-Panciatici-Webb (Alpine A450-Nissan) – Signatech – 1’49″762
Littlejohn-Wells-Walker (Zytek Z11SN-Nissan) – Greaves – 1’50″236
5. fila
Ihara-Yacaman (Morgan-Judd) – Larbre – 1’50″984
Capillaire-Charouz (Oreca 03-Nissan) – Loeb – 1’51″822
6. fila
Schell-Leutwiler-Coleman (Morgan-Nissan) – Pegasus – 1’51″997
Bertolini-Shaitar-Zlobin (Ferrari 458) – SMP – 1’57″970
7. fila
McKenzie-Richardson-Zampieri (Ferrari 458) – JMW – 1’58″590
Cameron-Griffin-Rugolo (Ferrari 458) – AF Corse – 1’58″835
8. fila
Barthez-Pons-Ayari (Ferrari 458) – Sofrev – 1’59″166
Aluko-Kemenater-Cressoni (Ferrari 458) – Kessel – 1’59″471
9. fila
Perazzini-Cioci-Lyons (Ferrari 458) – AF Corse – 1’59″687
Narac-Armindo-Hallyday (Porsche 997) – IMSA – 1’59″755
10. fila
Broniszewski-Piccini-Frezza (Ferrari 458) – Kessel – 1’59″775
Talkanitsa-Talkanitsa-Kaffer (Ferrari 458) – AF Corse – 1’59″803
11. fila
Ladygin-Basov-Persiani (Ferrari 458 GT3) – SMP – 2’00″032
Kruglyk-Chukanov-Pier Guidi (Ferrari 458 GT3) – Team Ukraine – 2’00″209
12. fila
Beretta-Markozov-Ladygin (Ferrari 458 GT3) – SMP – 2’00″594
Rasmussen-Lind (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 2’00″676
13. fila
Perrodo-Crubilé-Collard (Porsche 997) – Crubile – 2’00″717
Machitski-Sardarov-Cocker (BMW Z4) – Barwell – 2’00″956
14. fila
Korjus-Demoustier-Goudy (McLaren MP4-12C) – ART – 2’01″091
Wainwright-Carroll-Barker (Porsche 997) – Gulf – 2’01″222
15. fila
Magnussen-Laursen-Mac (Ferrari 458 GT3) – Formula Racing – 2’01″434
Hassid-Parisy-Lombard (Audi R8) – Loeb – 2’01″589
16. fila
Gonzalez-Ajlani-Brundle (McLaren MP4-12C) – ART – 2’01″669
Perera-Dermont-Laserre (Porsche 997 R) – Almeras – 2’01″906
17. fila
Bourret-Gibon-Belloc (Ferrari 458 GT3) – Sofrev – 2’02″020
Van Splunteren-Soulet-Vannelet (Porsche 997 R) – Prospeed – 2’02″048
18. fila
Maris-Merlin-Helary (Porsche 997) – IMSA – 2’02″335
De Leener-Sbirrazzuoli (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 2’04″555
19. fila
Goethe-Hall-Brown (Aston Martin Vantage) – Gulf – 2’04″701
Mallegol-Blank-Bachelier (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 2’04″716

Comentários