FIA WEC: 28 carros nas 6 Horas de Spa

WEC 6 Hours of Spa-Francorchamps Launch in Brussels

Da esquerda para a direita: Fréderic Makowiecki, Stéphane Sarrazin, Neel Jani e Andre Lotterer participam do lançamento das 6 Horas de Spa em Bruxelas, na Bélgica. (Foto: Jeff Carter/Divulgação FIA WEC)

RIO DE JANEIRO – Saiu a primeira prévia de inscritos para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, 2ª etapa do FIA WEC, o Mundial de Endurance, no próximo dia 3 de maio. Esperava-se um contingente maior de inscritos oriundos do ELMS por conta da prova belga ser uma espécie de “apronto” para as 24 Horas de Le Mans, mas não foi isso que se verificou.

A lista contempla um total de 28 carros, com os forfaits da Strakka Racing, que só estreia em Le Mans e, inesperadamente, da RAM Racing, que por alegados problemas financeiros não corre na prova belga, mesmo após os bons resultados na estreia. O carro de Matt Griffin/Álvaro Parente chegou em 6º lugar na LMGTE-PRO e o bólido de Ben Collins/Mark Patterson/Johnny Mowlem cravou o quinto posto na LMGTE-AM.

Também a Lotus não conseguiu aprontar o protótipo T129 com motor AER Turbo a tempo de promover sua estreia e a Millenium Racing volta a desapontar ao anunciar um segundo e preocupante forfait consecutivo, ainda sob imenso mistério acerca da situação financeira deste projeto que parecia competitivo, a julgar pelos resultados do Prólogo realizado no fim de março em Paul Ricard.

As novidades para as 6 Horas de Spa-Francorchamps são a aparição do Team Jota e o Zytek acidentado em Silverstone, mas que será recuperado a tempo de participar da prova belga. A AF Corse coloca uma terceira Ferrari F458 Italia na classe LMGTE-AM para Peter Mann/Raffaele Gianmaria/Lorenzo Casé. A estreia do Rebellion R-One, que fez seu primeiro shakedown em Paul Ricard também é esperada, mas a princípio, na lista que aparece no site oficial do FIA WEC, os carros do time suíço são os velhos Lola B12/60 Toyota.

E há, claro, um terceiro Audi R18 e-tron quattro. O construtor alemão vai com força máxima para Sarthe, mesmo após o revés de Silverstone. No carro #3, estarão Marco Bonanomi e Filipe Albuquerque (Oliver Jarvis não poderá competir por seu compromisso com o Super GT, que disputa os 500 km de Fuji no mesmo fim de semana). O português, aliás, corre no Team Jota no ELMS e a Audi, para compensar a participação do seu piloto no WEC nesta prova e em Le Mans, “emprestou” Marc Gené à equipe britânica.

Vamos aos inscritos:

title-lmp1

#1 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Tom Kristensen/Loïc Duval/Lucas Di Grassi

#2 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer

#3 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Marco Bonanomi/Filipe Albuquerque

#7 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS040 Hybrid (M)
Alex Wurz/Stéphane Sarrazin/Kazuki Nakajima

#8 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS040 Hybrid (M)
Anthony Davidson/Nicolas Lapierre/Sébastien Buemi

#12 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One Toyota (M)
Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche

#13 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One Toyota (M)
Dominik Kraihamer/Andrea Belicchi/Fabio Leimer

#14 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb

#20 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley

title-lmp2

#26 G-DRIVE RACING RUS
Morgan Nissan LMP2 (D)
Julien Canal/Olivier Pla/Roman Rusinov

#27 SMP RACING RUS
Oreca 03 Nissan (M)
Nicolas Minassian/Sergey Zlobin/Maurizio Mediani

#37 SMP RACING RUS
Oreca 03 Nissan (M)
Viktor Shaitar/Kyrill Ladygin/Anton Ladygin

#38 TEAM JOTA GBR
Zytek Z11SN Nissan (D)
Marc Gené/Simon Dolan/Harry Tincknell

#47 KCMG HKG
Oreca 03 Nissan (D)
Richard Bradley/Matthew Howson/Alexandre Imperatori

title-lmgte-pro

#51 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Gianmaria Bruni/Toni Vilander

#71 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
James Calado/Davide Rigon

#91 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Patrick Pilet/Jörg Bergmeister

#92 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Fréderic Makowiecki/Marco Holzer

#97 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (M)
Stefan Mücke/Darren Turner/Bruno Senna

#99 ASTON MARTIN VANTAGE GBR
Aston Martin Vantage GTE (M)
Fernando Rees/Alex MacDowall/Darryl O’Young

title-lmgte-am

#60 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Peter Mann/Raffaele Gianmaria/Lorenzo Casé

#61 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Luis Perez-Companc/Mirko Venturi/Marco Cioci

#75 PROSPEED COMPETITION BEL
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Emmanuel Collard/François Perrodo/Matthieu Vaxivière

#81 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Steven Wyatt/Michele Rugolo/Andrea Bertolini

#88 PROTON COMPETITION DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Christian Ried/Klaus Bachler/Khaled Al Qubaisi

#90 8STAR MOTORSPORTS USA
Ferrari F458 Italia (M)
Enzo Potolicchio/Gianluca Roda/Paolo Ruberti

#95 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (M)
Kristian Poulsen/David Heinemeier-Hänsson/Richie Stanaway

#98 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (M)
Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Christoffer Nygaard

Comentários

  • Se chover, que em Spa é bem provável também, que a Audi tenha aprendido a lição. Se não, a Vai ser a tropelada pelos 1000 HP da Toyota e o V4 da Porsche. Não estou dizendo que vai ganhar, mas pelo menos com pneus de chuva podem pelo menos tentar brigar né verdade ?
    A P2 vai tomando corpo aos poucos, já que as equipes estão em fase de transição e de aquisição de novos carros e as batalhas nas GTEs não vão ser menos interessantes, a não ser que um carro se destaque muito sobre o outro. Agora esse Porsche da ProSpeed… que coisa linda…

  • Pode até não ser o grid esperado, mas é muito melhor em relação ao da estreia…sobretudo na LMP2…o carro #23 da Millenniun tem uma trinca muito forte…inclusive o sr Mike Conway já venceu corrida na Indy este ano, em Long Beach. Na LMP1 também acho que o bicho vai pegar, pois creio que a Audi não vai engolir o vexame (não marcar um pontinho sequer foi um vexame…) de Silverstone e virá com tudo e com 3 carros. Além do mais, finalmente veremos os novos Rebellion R-One em ação.
    Quanto à GTLM, muito disputada como sempre, mas creio em mais um domínio da Porsche Team Manthey na GTEPro, apesar de a AF Corse andar muito próxima…Astons acho que não terão chance, sinceramente. E na GTEAm, acredito que algum carro da AF Corse belisque a vitória, principalmente os #61 ou #81.
    Para finalizar…espero que a organização da categoria volte atrás com esta questão de live streaming pago, assim a gente assiste não a hora inicial e a final na tv, mas as 6 horas aqui no blog que é muito melhor!!!

  • Vai ser uma corrida muito interessante, marcada pelo nascimento da P1 L, com a estreias do T129 e R-ONE. Só acho que ELMS e WEC deveriam correr juntos, seria uma festa, principalmente na P2.

    • Em 2012 um batalhão do ELMS correu em Spa ao serem convidados a integrarem o evento depois que o ACO cancelou quase todas as etapas da temporada 2012. Deu entre 40 a 42 carros inscritos.

      • Pois é, mas desta vez o ELMS está forte e a prioridade da absoluta maioria é correr as 4 Horas de Imola, no dia 18 de maio.

      • Fica a Sugestão também para os proprietários da equipe americana Muscle Milk, que largaram o TUSCC por não verem a menor possibilidade de vencer…poderiam cruzar o Atlantico e alinhar mais um Oreca-Nissan na LMP2 com a boa dupla Klaus Graf e Lucas Luhr. Com certeza seria fantástico para a categoria.

  • Fica a dica para a Audi: Spa costuma chover quase o tempo todo, é bom levar pneu pra pista molhada desta vez. Foi covardia o que fizeram com Di Grassi e André, mais de 15s mais lentos que os Toyota por volta.