FIA WEC: Toyota na pole em Silverstone

toypole

RIO DE JANEIRO – Nem Porsche, nem Audi. As marcas alemãs foram batidas no treino de classificação da prova de abertura do Mundial de Endurance (FIA WEC). As 6 Horas de Silverstone começam com o novo Toyota TS040 Hybrid na frente do pelotão de 27 carros que largarão neste domingo. O carro #7 de Alex Wurz/Kazuki Nakajima/Stéphane Sarrazin foi o mais eficiente na média das quatro melhores voltas de dois dentre os três pilotos escalados e conquistou a posição de honra – 1’42″774, apenas 0″005 melhor que o Audi R18 e-tron quattro #1 revezado pelo mito Tom Kristensen e pelo francês Loïc Duval, e que terá também o brasileiro Lucas Di Grassi na pilotagem.

Dona do melhor tempo dos testes da Pré-Temporada em Paul Ricard, a Porsche acabou em terceiro com o melhor dos seus 919 Hybrid. O carro #14 guiado por Romain Dumas e Neel Jani ficou a 0″313 da pole e menos de um décimo à frente do Audi #2 guiado por Bénoit Tréluyer e Andre Lotterer.

O Toyota #8 partilhado por Anthony Davidson e Nicolas Lapierre ficou com a quinta posição, a 0″415 apenas da pole, seguido do Porsche #20 de Mark Webber e Timo Bernhard. Seis carros dentro de menos de meio segundo, antevendo um enorme equilíbrio à vista na corrida deste domingo.

Únicos carros sem ERS dentro da LMP1, os dois velhos Lola B12/60 Toyota da Rebellion Racing até que não comprometeram. Na média de voltas dos dois carros, o #13 de Kraihamer/Belicchi/Leimer fez um ótimo trabalho, ficando a apenas 1″511 da pole e batendo o #12 de Heidfeld/Prost/Beche na briga doméstica dos dois carros helvéticos.

Com apenas quatro dos sete carros previstos para o WEC, a LMP2 foi dominada pelo Morgan #26 da G-Drive Racing. O carro de Olivier Pla/Roman Rusinov/Julien Canal conseguiu a média de 1’49″156 nas quatro melhores voltas da qualificação. Como curiosidade, esse carro foi mais lento que os cinco melhores do grid do ELMS, nessa mesma pista.

O Oreca #47 da KCMG conseguiu o segundo tempo no grupo e o 10º posto geral no grid, superando os dois carros da SMP Racing, com o #37 dos russos Viktor Shaitar/Anton Ladygin/Kyrill Ladygin surpreendendo ao ficar à frente do #27 de Sergey Zlobin/Nicolas Minassian/Maurizio Mediani.

afpole

Na LMGTE-PRO e na LMGTE-AM, ótima performance da AF Corse. Duas poles para o time de Amato Ferrari, com o #51 de Gimmi Bruni/Toni Vilander se impondo na classe principal e o #81 de Steve Wyatt/Michele Rugolo/Sam Bird alcançando não só o melhor tempo da LMGTE-AM como também superando três dos sete carros inscritos na LMGTE-PRO.

Ao contrário do ano passado, a Aston Martin não foi bem na classe principal: o #97 de Darren Turner/Stefan Mücke ficou em quinto no grupo e em 18º na geral, superado também pelo pole da LMGTE-AM. Já o #99 de Alex MacDowall/Darryl O’Young/Fernando Rees foi o carro de pior desempenho da LMGTE-PRO, ficando atrás também dos dois carros do construtor inglês inscritos na LMGTE-AM. O trio do piloto brasileiro larga da 23ª posição entre 27 carros.

As 6 Horas de Silverstone têm largada programada para 8h da manhã, pelo horário de Brasília. O site do FIA WEC transmite a corrida em live streaming ao vivo e na íntegra. Embora o acesso esteja sendo cobrado (€ 19.99 pela temporada completa, exceto Le Mans e € 4.99 corrida por corrida, exceto Le Mans também) a partir deste ano, basta ao usuário cadastrar nome, e-mail e senha, não concluir a transação, abrir uma nova janela (members.fiawec.com) e voilà: a transmissão se materializa.

Comentários

  • Já imaginava que a Toyota estava escondendo algum jogo nos testes de pré temporada. Tem potencial para mais. Ainda mais nesta pista de Silverstone. Um pole previsível. Esperava uma dobradinha. Ainda por cima a pole veio do trio mais fraco dos Toyota. Pronto, se tivesse sido pelo critério do melhor dos tempos, os Toyota teriam ficado em 2º e 3º. Se tudo correr como o previsto, a Toyota vai dar um baile nesta corrida. Dobradinha mais do que previsível, mas as vezes a equipe se atrapalha com detalhes ridículos. Um fraco início para a equipe de Webber, claramente batido não só pelo outro trio como por toda a concorrência mais direta.

      • Poxa Rodrigo. Não disse que o trio é fraco. Disse que acho que o trio da pole é o mais fraco da Toyota. Se levarmos em conta só os pontos de 2013, o trio da pole fez menos pontos no campeonato inteiro (somando os 3) e a única real vitória da Toyota foi obtida pela dupla Buemi-Davidson. Eu esperava Buemi-Davidson-Lapierre na pole.

      • Os trios são equivalentes, pelo menos é o que eu entendo das formações. Talvez ano passado o #7 tivesse um trio melhor, porque o Lapierre é bom pra burro, mas o Sarrazin, quando precisa, acelera. O problema do #7 é o Nakajima.

  • 452 milésimos entre os 6 híbridos. 5 milésimos entre os dois da primeira fila.

    Não tinha como ser melhor.

    SporTV colocou na grade a 1a (Sportv) e a última (sportv 3) horas

    O resto vai no site mesmo.

    Essa manhã do Mattar eu não sabia…assinei normal.

  • Fiquei extremamente emputecido com a novidade do streaming. Até achei uns sites bacanas na internet pra acompanhar a classificação. Bom saber que tem um jeito pra curtir a transmissão oficial. Pena que eles logo vão descobrir e corrigir esse bug.

    Sobre o treino. Eu ia torcer pra Audi por causa do Di Grassi. Mas o carro deles é tão feio e desengonçado que não teve jeito. Tô torcendo pros turbopanzer da Porsche. Se eu fosse o pessoal do ACO, me preocupava fortemente em permitir novamente os protótipos mais robustos. Esses carrinhos de 2014 parecem uns LMP-Light.

  • olha, a corrida está incrível.

    uma pena cobrarem pela transmissão, mas o trabalho dos caras é ótimo. Pelo valor, achei que vale a pena

    …e silverstone é o “interlagos europeu”