Holandês voador: Bleekemolen é pole no Blancpain Sprint Series

IMG_6081

RIO DE JANEIRO – O holandês Jeroen Bleekemolen voltou a mostrar as credenciais que o fazem ser um dos melhores pilotos de Grã-Turismo da atualidade. Com o Lamborghini da Grässer Racing Team, o piloto cravou a pole position da rodada inaugural do Blancpain Sprint Series, que acontece amanhã e segunda-feira em Nogaro, no Circuit Paul Armagnac.

A bordo do carro #28 que divide com Hari Proczyk, Bleekemolen cravou 1’25″046 na sua melhor volta durante o Q3, um décimo abaixo do Audi #1 da equipe Belgian Audi Club WRT, atual campeã da categoria. O carro é do brasileiro Cesar Ramos, mas quem colocou-o na primeira fila foi o belga Laurens Vanthoor. O resultado foi muito comemorado pelo gaúcho de 24 anos.

????????????????????????????????????????????????????????????????

“Excelente resultado, usei meu primeiro jogo de pneus do fim de semana e consegui aproveitar bem, terminando em P2 no Q1. Então o Vanthoor foi para o Q2 e virou praticamente o mesmo tempo que eu e como o programado foi para a Super Pole, fez uma ótima volta e nos colocou em P2, o primeiro Audi do grid. Na corrida de amanhã ele vai largar e temos tudo para fazer um ótimo resultado. O carro se comporta muito bem com pneus novos e também com usados”, comentou Cesar.

René Rast, outro dos ótimos pilotos do Blancpain Sprint Series, não conseguiu alcançar o tempo do holandês, mas obteve a 3ª posição com o carro #2 da WRT, partilhado com Enzo Ide. O veterano Peter Kox, no único carro inscrito na Pro-Am Trophy, brilhou com o Lamborghini da equipe Blancpain-Reiter: 4º tempo e segunda fila para o holandês, deixando mais três Audi R8 LMS Ultra atrás de si, guiados por Markus Winkelhock (Phoenix Racing), Grégory Gulivert (G-Drive Racing) e Marc Basseng (Phoenix Racing). Coincidentemente, estes dois últimos cravaram o mesmíssimo tempo.

O melhor dos Mercedes SLS AMG GT3 inscritos ficou em oitavo, graças à dupla formada por Maximilian Götz e seu xará Buhk, atual campeão do Blancpain Endurance Series. Já a equipe brasileira alinha na quinta fila com as BMW Z4 pintadas de amarelo – Cacá Bueno à frente de Nelsinho Piquet, virando meio segundo acima dos tempos obtidos anteriormente no Q1 e no Q2 e ainda poupando pneus para a Superpole. Uma mudança no acerto pelo visto não foi bem-sucedida…

Alessandro Zanardi, único piloto que compete sozinho – por motivos óbvios, não conseguiu avançar para a Superpole. O piloto da ROAL Motorsport larga da 14ª posição, na sétima fila do grid.

As provas do Blancpain Sprint Series, ambas com 60 minutos de duração, terão largada às 9h15 da manhã neste domingo e segunda-feira, pelo horário de Brasília.

O grid:

1ª fila:

#28 Jeroen Bleekemolen/Hari Proczyk (Grässer Racing Team Lamborghini Gallardo) – 1’25″046 – Q3
#1 Laurens Vanthoor/Cesar Ramos (Belgian Audi Club WRT Audi R8 LMS) – 1’25″178 – Q3

2ª fila:

#2 René Rast/Enzo Ide (Belgian Audi Club WRT Audi R8 LMS) – 1’25″455 – Q3
#24 Peter Kox/Marc A. Hayek (Blancpain-Reiter Lamborghini Gallardo) – 1’25″487 – Q3

3ª fila:

#6 Markus Winkelhock/Niki Mayr-Melnhof (Phoenix Racing Audi R8 LMS) – 1’25″601 – Q3
#3 Grégory Gulivert/Stéphane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS) – 1’25″788 – Q3

4ª fila:

#5 Marc Basseng/Alessandro Latif (Phoenix Racing Audi R8 LMS) – 1’25″788 – Q3
#85 Maximilian Buhk/Maximilian Götz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) – 1’26″012 – Q3

5ª fila:

#0 Cacá Bueno/Sérgio Jimenez (AH Motorsport BMW Z4 GT3) – 1’26″038 – Q3
#21 Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf (AH Motorsport BMW Z4 GT3) – 1’26″122 – Q3

6ª fila:

#85 Stef Dusseldorp/Sergey Afanasiev (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) – 1’26″317
#90 Andrea Montermini/Filip Salaquarda (Scuderia Villorba Corse Ferrari F458 GT3) – 1’26″391

7ª fila:

#4 Mateusz Lisowski/Vincent Abril (Belgian Audi Club WRT Audi R8 LMS) – 1’26″393
#33 Alex Zanardi (ROAL Motorsport BMW Z4 GT3) – 1’26″401

8ª fila:

#34 Davide Fumanelli/Stefano Colombo (ROAL Motorsport BMW Z4 GT3) – 1’26″595
#27 Tomas Enge/Sascha Halek (Grässer Racing Team Lamborghini Gallardo) – 1’26″719

9ª fila:

#63 Miguel Toril/Nico Bastian (Fortec Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) – 1’26″751
#62 Armaan Ebrahim/Benji Hetterington (Fortec Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) – 1’26″761

10ª fila:

#60 Fabio Onidi/Giorgio Pantano (BhaiTech Racing McLaren MP4-12C GT3) – 1’27″180
#61 Sten Pentus/Daniel Lloyd (BhaiTech Racing McLaren MP4-12C GT3) – 1’27″216

Comentários

  • O que guia esse holandês é uma barbaridade. Aliás, no que se refere ao nível dos pilotos, o campeonato parece muito bem esse ano.

    Rodrigo, vc sabe informar como fica a questão dos pits do Zanardi, se ele tem que cumprir algum tempo extra pela não troca de pilotos ou não?

    • O que estavam pedindo era para ele abrir a porta no pit stop. Pois o que rege o tempo de pit é a troca de pneus e a porta atrapalha.

      • Luis, seu comentário me fez lembrar algumas provas na Austrália, onde é permitida a troca de pilotos, e, quem não troca, tem que desatar o cinto, descer do carro, e embarcar de novo. É possível que realmente façam algo semelhante. Mas um tempo mínimo de pit, como o Rodrigo falou, tbm seria uma opção interessante.