WRC: Ford domina primeiro dia do Rali de Portugal

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RIO DE JANEIRO – Perto do que aconteceu nas três primeiras provas do WRC neste ano, o primeiro dia do Rali de Portugal, quarta etapa do Mundial da modalidade, foi totalmente atípico: a Volkswagen não teve uma sexta-feira das mais felizes e já perdeu um de seus três Polo oficiais. O finlandês Jari-Matti Latvala voltou aos velhos tempos e acidentou-se no quinto trecho cronometrado em Silves, justamente quando as condições das estradas pareciam melhores do que mais cedo, quando choveu e a lama tomou conta das trilhas. Um péssimo presente de aniversário para o piloto que completou ontem 29 anos de idade.

Para completar, Sébastien Ogier está menos inspirado do que de costume e isso explica o fato do atual campeão mundial figurar apenas em 3º lugar na classificação geral ao fim do primeiro dia, após estar momentaneamente na liderança geral. A desvantagem é de seis segundos e meio – não é nada do outro mundo e nada que Ogier não possa recuperar nos dois próximos dias de Rali. Andreas Mikkelsen, no terceiro carro do construtor alemão, teve um início claudicante, mas recuperou-se e já está em 9º na geral.

Com os problemas dos principais favoritos, a M-Sport Ford beneficiou-se e o finlandês Mikko Hirvönen junto a seu navegador Jere Lehtinen, fecham o primeiro dia do Rali de Portugal na liderança e com a missão de abrir a estrada no primeiro trecho cronometrado do sábado. Hirvonen pegou a ponta com a vitória na sétima especial, na segunda passagem por Almodovar, em que Ogier perdeu oito segundos em relação ao nórdico.

A segunda posição geral é do estoniano Ött Tanak, que faz excelente trabalho no Fiesta revezado por vários pilotos – entre eles Brian Bouffier e Benito Guerra. O piloto e o navegador Raïgo Mölder também estão no páreo e acabaram superados por apenas 3s7 em relação a Hirvönen/Lehtinen.

Mads Östberg é o melhor piloto Citroën, mas isso não indica que o norueguês reúne chances de vitória. Pelo contrário: o nórdico perdeu 25 segundos nas trilhas, o que pode lhe custar caro também na luta por um pódio. Bem próximo a ele ficou o espanhol Dani Sordo, o melhor dos representantes da Hyundai e que teve um excelente primeiro dia de Rali de Portugal, com vitórias em duas das seis passagens efetuadas.

O belga Thierry Neuville segue bem, obrigado: venceu a SS6 na segunda passagem por Ourique e está agora em 6º na geral a 42 segundos da liderança. Henning Solberg vem em sétimo, com Juho Hanninen, no terceiro i20 da Hyundai, ocupando a oitava posição. Martin Prokop, no seu Ford Fiesta não-oficial, completa o grupo dos 10 primeiros colocados.

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Mais uma vez o polonês Robert Kubica envolveu-se num acidente com o seu Ford Fiesta WRC, durante a SS4 que compreendeu a primeira passagem por Almodovar, que acabou interrompida por 15 minutos em razão do choque do carro com uma pedra, provocando a consequente capotagem. O galês Elfyn Evans, em sua primeira aparição no Rali de Portugal, também saiu da estrada e não completou a especial.

Entre os competidores do WRC2, liderança para Jari Ketomäa, da Finlândia. O piloto do Ford Fiesta R5 vem em 11º na geral, cinco segundos adiante de Nasser Al-Attiyah, em sua primeira aparição no Mundial deste ano. Pontus Tidemand é o terceiro na classe. O ucraniano Yuriy Protasov e seu navegador Pavel Cherepin, líderes do campeonato com duas vitórias nas três primeiras etapas, tiveram um primeiro dia bastante atribulado e estão muito atrás, ocupando apenas o 48º posto na geral.

Classificação do Rali de Portugal, dia #1:

1. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS Wrc) em 1.25’05”6
2. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) a 3”7
3. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) a 6”5
4. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 25”6
5. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) a 25”7
6. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) a 42”0
7. Solberg-Minor (Ford Fiesta RS Wrc) a 1’42”3
8. Hanninen-Tuominen (Hyundai i20 Wrc) a 1’58”2
9. Mikkelsen-Markkula (VW Polo Wrc) a 2’16”2
10. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS Wrc) a 2’59”2

 

Comentários

  • O Kubica precisa de um estoque de carros a sua disposição a cada etapa. Não acredito ser normal um piloto capotar ou quase despencar pirambeiras como vem acontecendo com ele rotineiramente, parece realmente ter ficado com sequelas ou limitações daquele grave acidente.