CRASH! – A “panca” múltipla em Indianápolis

RIO DE JANEIRO – O vídeo acima mostra como foi a caótica largada do GP de Indianápolis, disputado neste sábado no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway como 4ª etapa da Fórmula Indy, a primeira da categoria em 103 anos de existência do circuito que não fosse no traçado oval.

Não bastasse o fato de ser uma “standing start”, ou seja, uma largada parada, o pole position Sebastian Saavedra ficou com o carro inerte no grid. Diversos pilotos conseguiram evitar a colisão com o colombiano, mas o compatriota Carlos Muñoz fez o ‘serviço’, batendo na roda traseira esquerda do #17. E o russo Mikhail Aleshin, da SMP Racing/Sam Schmidt, completou a confusão com uma tremenda batida no carro de Saavedra. Foram sete voltas de neutralização com o Safety Car na pista, até que a corrida recomeçasse.

Em tempo: a vitória foi de Simon Pagenaud, com Ryan Hunter-Reay em segundo e Hélio Castroneves em 3º lugar. Tony Kanaan chegou em décimo.

Comentários

  • Parabéns Rodrigão !!!
    Vc merece …
    Esterei sempre por aqui, para ficar inteirado do esporte que tanto amamos !!!
    Abraços e boa sorte na nova jornada !!!

  • Uma pena só pelo o Hélio não ter vencido no dia do seu aniversário, mais de fato ele não ti ha o melhor carro da prova. Então o terceiro lugar ficou de bom tamanho.
    Já o Tony beliscou um top 10, e ainda não se acertou com o carro da Ganassi !!!
    Do resto foi uma boa prova !!!
    Abraços …

  • Que pancada hein ? Mas gostei da largada parada na Indy. O interessante é que vc vê todo mundo passando aí tem sempre aquele que vem de trás e obviamente com mais velocidade e menos tempo pra reagir e PIMBA ! Pedaço de carro pra todo lado. Mas faz parte. A corrida foi legal, a pista está com um traçado bem dinâmico, sem bem que aquela seção final podia ser igual da F1, sem aquela direita-esquerda-direita. O cara já vinha pegando o vácuo e tentava passar lá no final da reta. Ótima corrida do Pagenaud e da equipe dele. Merecida vitória.

  • Pagenaud é piloto com potencial para F1…e não só por causa desta prova…fez excelente temporada ano passado e vale lembrar que pilota para uma equipe considerada de mediana para pequena.
    Sobre a panca, para mim quem começou a merda foi o Munõz, pois ficou indeciso se desviaria pela direita ou esquerda…optou por cortar pela esquerda quando não dava mais (em minha humilde opinião…), dai o russo veio no embalo e encheu a traseira do Saavedra. Também acho que o Hélio merecia melhor sorte e que Kanaan ainda não se encontrou na Ganassi, mas não devemos menosprezar o “narigudo” mais carismático do planeta…Indy 500 costuma ser divisor de águas.

  • Não entendo a razão de a Indy não conseguir realmente evoluir para um degrau de maior profissionalismo. Fica claro que as coisas são introduzidas na categoria meio que por força da necessidade de fazer diferente apenas e não vem a seguir um modelo de conscientização dos pilotos com treinos e reuniões que imponham as regras de bom comportamento. Tudo muito pouco profissional. Erros de pit stops meio grosseiros, erros de estratégia de combustível mais grosseiros ainda, acabam com situações meio aberrantes como a de ver um piloto que largou em 22º liderando a corrida, mas apenas por breves instantes no fim da corrida. Aquela sangria desatada do Dixon no fim da corrida também não teve a menor lógica. Nas categorias americanas, principalmente, existe aquela mania de não tirar o pé quando existe um perigo mais a frente e isso geralmente dá em asneira da grossa. Acho até que os pilotos fecham os olhos e carregam ainda mais no acelerador, tipo tom cruise naquele filmeco. Há um medo na América de dar o passo do profissionalismo que algumas categorias européias deram. O medo parece de perder público, mas ontem o público também não foi e cada vez vai menos tanto na Indy como na Nascar. A desculpa era a crise, mas esta desculpa já tá batida demais. O americano atual não é mais aquela average joe de há umas décadas atrás.

    • Algumas coisas são características da categoria mesmo, mas outras realmente acho que os organizadores tinham de ser mais rigorosos. Por exemplo, muita gente critica as largadas paradas alegando que os pilotos da categoria não sabem fazê-la. Obviamente que estão se acostumando com a mudança que é recente e apenas para algumas corridas…mas é um ou outro que dá problema…a maioria larga normalmente. No entanto, a manobra do Carlos Munõz na largada, que estava praticamente passando à direita do Saavedra e, do nada, resolveu cortar para a esquerda (vejam o vídeo…) e provocando a primeira batida, merecia no mínimo, uma advertência, pois talvez o russo o teria seguido ou visibilidade para tomar a decisão se Munõz tivesse mantido sua trajetória, desviando do Saavedra pela direita. Em minha opinião, o colombiano da Andretti foi irresponsável.

  • Acho que a Indy ñ devia mudar seu sistema de largadas. Uma ñ deve copiar a outra. Os pilotos desta categoria ñ estão acostumados com esse tipo de parada.

  • Não vi a corrida toda, mas foi bem “curioso” ver esses carros fazendo o traçado “não-oval” do Brickyard…
    Enfim, saindo um pouquinho do assunto aqui, acompanho o blog há tempos (mesmo quase nunca comentando) e percebi que agora no GP não tem mais a versão mobile do blog, que tinha na plataforma anterior. Acesso muito via celular e acho que seria uma boa adição ao espaço. Fica a deixa aqui e ainda estendo a dica ao próprio site do GP: uma versão mobile do site ajudaria bastante quem acessa via celular/tablet.