Direto do túnel do tempo (192)

D

tumblr_n5dlxiusyl1qcgmxso1_1280

RIO DE JANEIRO – Hora de recordar as Carreteras aqui no blog. Esses carros, com aparência de calhambeques e pneus radiais de lona, foram grandes personagens dos primórdios do automobilismo brasileiro, especialmente no início da existência das Mil Milhas Brasileiras.

Os gaúchos, pela proximidade com a Argentina, trouxeram o nome Carretera, de origem espanhola, para designar esses veículos que, lá, corriam exatamente nas estradas – chamadas de Carreteras no território vizinho. Esses bólidos de aparência antediluviana tinham motores poderosos de 8 cilindros que, não raro, superavam 300 HP de potência.

Na primeira fase da prova realizada em Interlagos, as Carreteras dominaram. Venceram, entre 1956 e 1967, sete das nove edições disputadas no período. Foram derrotadas apenas por um FNM JK e pelo Bino Mark I, antes que a prova voltasse em 1970 e aí, apesar de alguns esforços aqui e ali – principalmente do “Lobo do Canindé” Camilo Christófaro, já não havia mais espaço para este tipo de carro no automobilismo nacional.

Aqui vemos uma foto da 3ª edição da prova, realizada em 1958. Em primeiro plano, o carro #98 com patrocínio dos conhecidos Retentores Sabó, cujos pilotos vou ficar devendo. Mas o #82 tem história: é a Carretera de José Gimenez Lopes e Chico Landi, que chegou em segundo naquela ocasião.

E se alguém souber quem guiava o #98, agradeço penhoradamente.

Há 56 anos, direto do túnel do tempo.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

7 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames