ELMS: sem sustos, Team Jota é pole em Imola

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Pela segunda vez, o #38 conquista a posição de honra no grid de uma prova em 2014

RIO DE JANEIRO – Para nenhuma surpresa, o Zytek Z11 SN Nissan do Team Jota Sport conquistou na manhã deste domingo, no circuito Enzo e Dino Ferrari, em Imola, a pole position para a 2ª etapa do European Le Mans Series. O carro #38, guiado pelo português Filipe Albuquerque, foi o único a baixar de 1’34” durante a qualificação – mesmo com uma zona de bandeiras amarelas. “Fiquei preocupado, mas o importante é que estamos na pole position. Estou feliz pela equipe, o carro está ótimo”, avaliou Albuquerque, que cravou 1’33″974 – superando o tempo obtido por Oliver Turvey no ano passado, a bordo do mesmo carro.

A bordo do Morgan Nissan vencedor em Silverstone, o francês Tristan Gommendy foi batido por 0″684 e larga em segundo ao lado dos comparsas Ludo Badey e Pierre Thiriet. O Alpine A450 da Signatech, agora com pneus Dunlop, obteve um bom 3º posto no grid, seguido pelo Oreca #48 da Murphy Prototypes.

Nas demais posições da classe vieram o #43 da NewBlood by Morand Racing conduzido por Christian Klien; Franck Mailleux no #34 da Race Performance, com o 6º tempo; Tom Kimber-Smith no único Zytek da Greaves presente a Imola e, por fim, Julien Schell com o #29 da Pegasus Racing e Vincent Capillaire no #24 da Sébastien Loeb.

Também não foi surpresa uma Ferrari com o melhor tempo na LMGTE. Surpresa, sim, foi ver o favorito à pole Andrea Bertolini batido pelo compatriota Matteo Cressoni, da Kessel Racing. O companheiro de equipe de Thomas Kemenater marcou o melhor tempo do treino na divisão, virando abaixo de 1’40”. “Agradeço aos mecânicos, porque o carro teve problemas nos treinos livres, que felizmente foram resolvidos. Tivemos uma qualificação fantástica”, contou Cressoni, que virou em 1’39″920 contra 1’40″221 de Bertolini e 1’40″550 de Marco Cioci, da AF Corse.

Giacomo Piccini foi o quarto mais rápido com o #80 da Kessel Racing, seguido por Matt Griffin e Raffaele Gianmaria, ambos em outras Ferrari F458 Italia da AF Corse. O melhor Porsche foi o #86 da Gulf Racing UK: guiado por Adam Carroll, ficou apenas na 10ª posição da divisão. O único Aston Martin inscrito fez o 12º tempo.

Na classe LMGTC, o dinamarquês Mikkel Mac Jensen surpreendeu com o #60 da Formula Racing e estabeleceu o melhor tempo da divisão – 1’42″082, mais rápido que cinco bólidos da LMGTE. O nórdico foi praticamente três décimos melhor que Cédric Sbirrazzuoli, a bordo do #95 da AF Corse e seis décimos abaixo do #71 de Luca Persiani, da SMP Racing.

O estoniano Kevin Korjus fez um bom treino com um dos McLaren da ART Grand Prix, colocando o carro em quarto, à frente da Ferrari de Olivier Beretta e do Porsche de Franck Perera. A única BMW Z4 presente na divisão ficou com o 11º tempo.

A corrida tem largada prevista para as 9h de Brasília. O blog A Mil Por Hora traz link com a transmissão AO VIVO e na íntegra da disputa, com 4h de duração.

O grid completo:

1. fila
Dolan-Tincknell-Albuquerque (Zytek Z11SN-Nissan) – Jota – 1’33″974
Thiriet-Badey-Gommendy (Morgan-Nissan) – Thiriey by TDS – 1’34″658
2. fila
Chatin-Panciatici-Webb (Alpine A450-Nissan) – Signatech – 1’34″861
Gonzalez-Chandhok-Berthon (Oreca 03-Nissan) – Murphy – 1’34″882
3. fila
Klien-Hirsch-Brandela (Morgan-Judd) – NewBlood by Morand – 1’35″593
Frey-Mailleux (Oreca 03-Judd) – Race Performance – 1’35″649
4. fila
Kimber-Smith-McMurry (Zytek Z11SN-Nissan) – Greaves – 1’35″798
Schell-Leutwiler-Coleman (Morgan-Nissan) – Pegasus – 1’36″330
5. fila
Capillaire-Charouz (Oreca 03-Nissan) – Loeb – 1’36″447
Kemenater-Cressoni (Ferrari 458) – Kessel – 1’39″920 – GTE
6. fila
Bertolini-Shaitar-Zlobin (Ferrari 458) – SMP – 1’40″221 – GTE
Perazzini-Cioci-Lyons (Ferrari 458) – AF Corse – 1’40″550 – GTE
7. fila
Broniszewski-G.Piccini (Ferrari 458) – Kessel – 1’40″750 – GTE
Cameron-Griffin-Venturi (Ferrari 458) – AF Corse – 1’40″852 – GTE
8. fila
Talkanitsa Jr.-Talkanitsa-Kaffer (Ferrari 458) – AT – 1’41″026 – GTE
Mann-Casè-Giammaria (Ferrari 458) – AF Corse – 1’41″202 – GTE
9. fila
McKenzie-Richardson-Zampieri (Ferrari 458) – JMW – 1’41″319 – GTE
Barthez-Pons-Ayari (Ferrari 458) – SOFREV-ASP – 1’41″592 – GTE
10. fila
Laursen-Mac-A.Piccini (Ferrari 458) – Formula Racing – 1’42″082 – GTC
Wainwright-Carroll-Barker (Porsche 911) – Gulf – 1’42″145 – GTE
11. fila
Narac-Armindo-Hallyday (Porsche 911) – IMSA – 1’42″207 GTE
Goethe-Hall-Brown (Aston Martin Vantage) – Gulf – 1’42″377 – GTE
12. fila
De Leener-Sbirrazzuoli (Ferrari 458) – AF Corse – 1’42″379 – GTC
Perrodo-Crubilé-Collard (Porsche 997) – Crubile – 1’42″670 – GTE
13. fila
K.Ladygin-Basov-Persiani (Ferrari 458) – SMP – 1’42″691 – GTC
Korjus-Demoustier-Goudy (McLaren MP4-12C) – ART – 1’42″696 – GTC
14. fila
Beretta-Markozov-A.Ladygin (Ferrari 458) – SMP – 1’42″750 – GTC
Perera-Lasserre-Dermont (Porsche 997) – Pro Almeras – 1’42″808 – GTC
15. fila
Flohr-Castellacci (Ferrari 458) – AF Corse – 1’42″926 – GTC
Gonzalez-Ajlani-Brundle (McLaren MP4-12C) – ART – 1’42″994 – GTC
16. fila
Rotenberg-Salo-Mediani (Ferrari 458) – SMP – 1’43″028 – GTC
Maris-Merlin-Helary (Porsche 911) – IMSA – 1’43″099 – GTE
17. fila
Van Splunteren-Vannelet-Soulet (Porsche 997) – Prospeed – 1’43″488 – GTC
Machitski-Sardarov-Cocker (BMW Z4) – Russia by Barwell – 1’43″642 – GTC
18. fila
Mallegol-Blank-Bachelier (Ferrari 458) – AF Corse – 1’45″191 – GTC
Rasmussen-Melnikov (Ferrari 458) – AF Corse – 1’46″202 – GTC
19. fila
Bourret-Giron-Belloc (Ferrari 458) – SOFREV-ASP – 1’46″950 – GTC

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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