ELMS: sem sustos, Team Jota é pole em Imola

4471220140518122523
Pela segunda vez, o #38 conquista a posição de honra no grid de uma prova em 2014

RIO DE JANEIRO – Para nenhuma surpresa, o Zytek Z11 SN Nissan do Team Jota Sport conquistou na manhã deste domingo, no circuito Enzo e Dino Ferrari, em Imola, a pole position para a 2ª etapa do European Le Mans Series. O carro #38, guiado pelo português Filipe Albuquerque, foi o único a baixar de 1’34” durante a qualificação – mesmo com uma zona de bandeiras amarelas. “Fiquei preocupado, mas o importante é que estamos na pole position. Estou feliz pela equipe, o carro está ótimo”, avaliou Albuquerque, que cravou 1’33″974 – superando o tempo obtido por Oliver Turvey no ano passado, a bordo do mesmo carro.

A bordo do Morgan Nissan vencedor em Silverstone, o francês Tristan Gommendy foi batido por 0″684 e larga em segundo ao lado dos comparsas Ludo Badey e Pierre Thiriet. O Alpine A450 da Signatech, agora com pneus Dunlop, obteve um bom 3º posto no grid, seguido pelo Oreca #48 da Murphy Prototypes.

Nas demais posições da classe vieram o #43 da NewBlood by Morand Racing conduzido por Christian Klien; Franck Mailleux no #34 da Race Performance, com o 6º tempo; Tom Kimber-Smith no único Zytek da Greaves presente a Imola e, por fim, Julien Schell com o #29 da Pegasus Racing e Vincent Capillaire no #24 da Sébastien Loeb.

Também não foi surpresa uma Ferrari com o melhor tempo na LMGTE. Surpresa, sim, foi ver o favorito à pole Andrea Bertolini batido pelo compatriota Matteo Cressoni, da Kessel Racing. O companheiro de equipe de Thomas Kemenater marcou o melhor tempo do treino na divisão, virando abaixo de 1’40”. “Agradeço aos mecânicos, porque o carro teve problemas nos treinos livres, que felizmente foram resolvidos. Tivemos uma qualificação fantástica”, contou Cressoni, que virou em 1’39″920 contra 1’40″221 de Bertolini e 1’40″550 de Marco Cioci, da AF Corse.

Giacomo Piccini foi o quarto mais rápido com o #80 da Kessel Racing, seguido por Matt Griffin e Raffaele Gianmaria, ambos em outras Ferrari F458 Italia da AF Corse. O melhor Porsche foi o #86 da Gulf Racing UK: guiado por Adam Carroll, ficou apenas na 10ª posição da divisão. O único Aston Martin inscrito fez o 12º tempo.

Na classe LMGTC, o dinamarquês Mikkel Mac Jensen surpreendeu com o #60 da Formula Racing e estabeleceu o melhor tempo da divisão – 1’42″082, mais rápido que cinco bólidos da LMGTE. O nórdico foi praticamente três décimos melhor que Cédric Sbirrazzuoli, a bordo do #95 da AF Corse e seis décimos abaixo do #71 de Luca Persiani, da SMP Racing.

O estoniano Kevin Korjus fez um bom treino com um dos McLaren da ART Grand Prix, colocando o carro em quarto, à frente da Ferrari de Olivier Beretta e do Porsche de Franck Perera. A única BMW Z4 presente na divisão ficou com o 11º tempo.

A corrida tem largada prevista para as 9h de Brasília. O blog A Mil Por Hora traz link com a transmissão AO VIVO e na íntegra da disputa, com 4h de duração.

O grid completo:

1. fila
Dolan-Tincknell-Albuquerque (Zytek Z11SN-Nissan) – Jota – 1’33″974
Thiriet-Badey-Gommendy (Morgan-Nissan) – Thiriey by TDS – 1’34″658
2. fila
Chatin-Panciatici-Webb (Alpine A450-Nissan) – Signatech – 1’34″861
Gonzalez-Chandhok-Berthon (Oreca 03-Nissan) – Murphy – 1’34″882
3. fila
Klien-Hirsch-Brandela (Morgan-Judd) – NewBlood by Morand – 1’35″593
Frey-Mailleux (Oreca 03-Judd) – Race Performance – 1’35″649
4. fila
Kimber-Smith-McMurry (Zytek Z11SN-Nissan) – Greaves – 1’35″798
Schell-Leutwiler-Coleman (Morgan-Nissan) – Pegasus – 1’36″330
5. fila
Capillaire-Charouz (Oreca 03-Nissan) – Loeb – 1’36″447
Kemenater-Cressoni (Ferrari 458) – Kessel – 1’39″920 – GTE
6. fila
Bertolini-Shaitar-Zlobin (Ferrari 458) – SMP – 1’40″221 – GTE
Perazzini-Cioci-Lyons (Ferrari 458) – AF Corse – 1’40″550 – GTE
7. fila
Broniszewski-G.Piccini (Ferrari 458) – Kessel – 1’40″750 – GTE
Cameron-Griffin-Venturi (Ferrari 458) – AF Corse – 1’40″852 – GTE
8. fila
Talkanitsa Jr.-Talkanitsa-Kaffer (Ferrari 458) – AT – 1’41″026 – GTE
Mann-Casè-Giammaria (Ferrari 458) – AF Corse – 1’41″202 – GTE
9. fila
McKenzie-Richardson-Zampieri (Ferrari 458) – JMW – 1’41″319 – GTE
Barthez-Pons-Ayari (Ferrari 458) – SOFREV-ASP – 1’41″592 – GTE
10. fila
Laursen-Mac-A.Piccini (Ferrari 458) – Formula Racing – 1’42″082 – GTC
Wainwright-Carroll-Barker (Porsche 911) – Gulf – 1’42″145 – GTE
11. fila
Narac-Armindo-Hallyday (Porsche 911) – IMSA – 1’42″207 GTE
Goethe-Hall-Brown (Aston Martin Vantage) – Gulf – 1’42″377 – GTE
12. fila
De Leener-Sbirrazzuoli (Ferrari 458) – AF Corse – 1’42″379 – GTC
Perrodo-Crubilé-Collard (Porsche 997) – Crubile – 1’42″670 – GTE
13. fila
K.Ladygin-Basov-Persiani (Ferrari 458) – SMP – 1’42″691 – GTC
Korjus-Demoustier-Goudy (McLaren MP4-12C) – ART – 1’42″696 – GTC
14. fila
Beretta-Markozov-A.Ladygin (Ferrari 458) – SMP – 1’42″750 – GTC
Perera-Lasserre-Dermont (Porsche 997) – Pro Almeras – 1’42″808 – GTC
15. fila
Flohr-Castellacci (Ferrari 458) – AF Corse – 1’42″926 – GTC
Gonzalez-Ajlani-Brundle (McLaren MP4-12C) – ART – 1’42″994 – GTC
16. fila
Rotenberg-Salo-Mediani (Ferrari 458) – SMP – 1’43″028 – GTC
Maris-Merlin-Helary (Porsche 911) – IMSA – 1’43″099 – GTE
17. fila
Van Splunteren-Vannelet-Soulet (Porsche 997) – Prospeed – 1’43″488 – GTC
Machitski-Sardarov-Cocker (BMW Z4) – Russia by Barwell – 1’43″642 – GTC
18. fila
Mallegol-Blank-Bachelier (Ferrari 458) – AF Corse – 1’45″191 – GTC
Rasmussen-Melnikov (Ferrari 458) – AF Corse – 1’46″202 – GTC
19. fila
Bourret-Giron-Belloc (Ferrari 458) – SOFREV-ASP – 1’46″950 – GTC

Comentários