O anti-Citroën, ou quase…

4479620140524162855

RIO DE JANEIRO (atualizado às 18h48) – Pela primeira vez em cinco provas do WTCC, a pole position não pertencia a nenhum piloto da Citroën. Após seguidos sucessos dos representantes do construtor francês, foi a vez do Chevrolet Cruze #10 guiado por Gianni Morbidelli, que venceu recentemente no circuito de Hungaroring, levar a melhor no treino classificatório para a rodada da Áustria, no velocíssimo circuito de Salzburgring.

 No Q3, em que os pilotos têm direito a somente uma volta rápida, Morbidelli foi para o risco e se deu bem: marcou 1’22″137 para os 4,242 km da pista, a uma média de 185,87 km/h. Yvan Muller, atual campeão, ficou em segundo a 0″049 do italiano e Sébastien Loeb foi o terceiro, descontando dois pontos para o argentino José María López. Entre eles, Tom Coronel, que também teve boa atuação nos treinos classificatórios.

Porém, Morbidelli levou uma punição retroativa por ter melhorado seu tempo no Q1 em regime de bandeira amarela. Como efeito: o piloto italiano perdeu a pole position e terá que largar da 6ª posição neste domingo.

Os quatro Honda Civic foram todos eliminados no Q2, com Tiago Monteiro liderando o pelotão de carros do construtor japonês, em que Gabriele Tarquini foi apenas o 10º colocado. E numa pista de longas retas, onde a aerodinâmica é importante e principalmente o motor fala mais alto, os Lada Granta foram inapelavelmente batidos – nenhum deles passou para o Q2 e Rob Huff ainda foi mais lento que James Thompson.

Com apenas três inscritos na TC2, Franz Engstler foi melhor que John Filippi e Pasquale di Sabatino num grid de apenas 18 pilotos. O francês Hugo Valente sofreu um fortíssimo acidente durante os treinos e seu carro dificilmente será recuperado para as duas provas deste domingo.

Confira o grid:

1. fila
Yvan Muller – Citroen C-Elysée – Citroen – 1’22″186 – Q3
Sébastien Loeb – Citroen C-Elysée – Citroen – 1’22″363 – Q3
2. fila
Tom Coronel – Chevrolet Cruze – Roal – 1’22″432 – Q3
José Maria Lopez – Citroen C-Elysée – Citroen – 1’22″507 – Q3
3. fila
Tom Chilton – Chevrolet Cruze – Roal – 1’22″565 – Q2
Gianni Morbidelli – Chevrolet Cruze – Munnich – 1’22″137 – Q3 (*)
4. fila
Tiago Monteiro – Honda Civic – Honda Jas – 1’22″790 – Q2
Mehdi Bennani – Honda Civic – Proteam – 1’22″866 – Q2
5. fila
Norbert Michelisz – Honda Civic – Zengo – 1’22″871 – Q2
Gabriele Tarquini – Honda Civic – Honda Jas – 1’22″929 – Q2
6. fila
René Munnich – Chevrolet Cruze – Munnich – 1’23″363 – Q2
Dusan Borkovic – Chevrolet Cruze – Campos – senza tempo – Q2
7. fila
James Thompson – Lada Granta – Lada – 1’23″705 – Q1
Rob Huff – Lada Granta – Lada – 1’23″722 – Q1
8. fila
Mikhail Kozlovskiy – Lada Granta – Lada – 1’24″144 – Q1
Franz Engstler – BMW 320 TC – Engstler – 1’27″550 – Q1
9. fila
John Filippi – Seat Leon – Campos – 1’28″245 – Q1
Pasquale Di Sabatino – BMW 320 TC – Engstler – 1’28″901 – Q1

(*) Morbidelli punido por melhorar seu tempo no Q1 ao passar por uma zona de bandeiras amarelas.

Comentários