O campeão voltou?

4482220140526105831
Pela sétima vez, o #48 levou a melhor em Charlotte. Johnson é agora o recordista absoluto de vitórias no circuito de 1,5 milha em provas da Sprint Cup

RIO DE JANEIRO – Muitos afirmarão ou exclamarão em altos brados. “O campeão voltou!”

Prefiro ser mais realista e perguntar: o campeão voltou?

Neste domingo de Coca-Cola 600 em Charlotte, na prova mais longa de toda a temporada da Sprint Cup, pelo menos na extensão, Jimmie Johnson voltou a ser Jimmie Johnson. O piloto do #48 adotou uma estratégia inteligente, liderou o maior número das 400 voltas percorridas e ganhou. Primeira vitória dele após 13 corridas. A última havia sido no Texas, na antepenúltima prova do Chase de 2013.

Apesar de longa, a Charlotte 600 foi muito interessante, com diversas trocas de liderança, apostas das mais diferenciadas entre os pilotos e um número pequeno de bandeiras amarelas – considerando a dureza da disputa. Foram apenas sete intervenções do Safety Car, a primeira com mais de 100 voltas. Foram pelo menos dois stints em bandeira verde que os pilotos tiveram que fazer.

Entre as amarelas, duas quebras de motor. E uma delas tirou de combate o piloto mais observado do domingo: Kurt Busch, 6º colocado na Indy 500, largou de penúltimo por não ter comparecido ao drivers meeting, como determina a regra. Veio recuperando posições, por duas vezes ganhou o lucky dog regressando à volta do líder, mas o motor falhou: um cilindro deixou de funcionar e além disso o carro estava “manco”, com muitos problemas de estabilidade. Buschão saiu da prova na volta 271, tendo percorrido 933.6 milhas das 1,1 mil previstas para ele no Double Duty.

Dominante, Johnson liderou 164 voltas e no fim, partiu para cima de Matt Kenseth, que assumira a ponta na última relargada, para superar o vice-campeão do ano passado, o que conseguiu numa manobra espetacular na volta 392. Kenseth ainda perdeu o segundo posto para Kevin Harvick, outro que vinha muito veloz durante grande parte da disputa. Carl Edwards chegou em quarto e Jamie McMurray, vencedor do All-Star, completou o top 5.

Após 12 etapas, com dez vencedores diferentes, Jeff Gordon lidera nos pontos corridos com 432 pontos, onze à frente de Matt Kenseth. Dos 10 vitoriosos do ano, somente Joey Logano e Kevin Harvick ganharam mais de uma prova. Com dois triunfos cada, os dois estão com um pé no Chase, que neste ano terá dezesseis pilotos. E a briga promete ficar ainda mais interessante a partir de Dover. Na “Milha Monstro” acontecerá a 13ª etapa no fim de semana e muita coisa pode rolar.

Comentários