Vitória dramática dos irmãos Taylor em Detroit

Com a vitória, a dupla do #10 assumiu a liderança do campeonato na classe Prototype (IMSA)
Com a vitória, a dupla do #10 assumiu a liderança do campeonato na classe Prototype (IMSA)

RIO DE JANEIRO – Final quase cinematográfico na 5ª etapa do Tudor United SportsCar Championship neste sábado em Detroit. Uma corrida decidida na última volta, nos últimos metros, no apagar das luzes. Com sorte e competência, os irmãos Ricky e Jordan Taylor prevaleceram ao fim de 57 voltas e 1h40min de prova, derrotando os rivais para assumir a liderança do campeonato.

A prova disputada no Belle Isle Park, em Detroit, às margens do lago St. Clair, começou com o carro #90 de Richard Westbrook/Michael Valiante no comando e logo o #5 de Christian Fittipaldi/João Barbosa ganhou uma posição, subindo para segundo. Jordan Taylor, que iniciou a disputa no Corvette DP #10, passou Fittipaldi e logo após, aproveitando o tráfego e uma distração de Valiante, assumiu a liderança.

Para desespero da Chip Ganassi Racing, problemas de câmbio e embreagem tiraram o #01 de Memo Rojas/Scott Pruett de combate, ao mesmo tempo que uma colisão entre dois carros da GTD, um Viper e um Audi, foi determinante para que a água alocada nos pneus de proteção vazasse para a pista na curva 6, em que ocorreu o incidente. Isso provocou o acidente do Porsche #30 de Henrique Cisneros e a rodada da Ferrari #64 de Chris Cumming, oferecendo a primeira bandeira amarela da competição.

As equipes da classe Prototype aproveitaram a neutralização para trocar pneus e reabastecer os carros. Com um mínimo de 10 minutos por piloto a se cumprir na pista, para efeito de pontuação, então todos os times processaram o revezamento. E no carro #5 João Barbosa voltou em segundo, logo atrás do carro #10 dos irmãos Taylor, agora guiado por Ricky. Oswaldo Negri relargou no #60, em substituição a John Pew.

Pouco depois, houve um incidente com o Porsche #81 da GB Autosport, guiado por Damien Faulkner, provocando uma longa neutralização, posto que a barreira de pneus em que houve o choque do carro moveu-se do lugar. Na relargada definitiva, Oswaldo Negri conseguiu superar o HPD de Ryan Dalziel e assumiu a 5ª posição.

No tráfego, Taylor conseguia desvencilhar-se à vontade de João Barbosa, que na última relargada foi visivelmente atrapalhado por Johannes Van Overbeek, retardatário no HPD #2. O português aproveitou os períodos de pista livre para reduzir a diferença e era mais rápido à razão de meio segundo por volta. Barbosa atacou Ricky Taylor, vislumbrou a brecha e passou o rival na última volta.

Só que, na manobra de ultrapassagem, houve um contato entre os dois protótipos e a carenagem do #10 raspou no pneu do Corvette DP da Action Express Racing. Com a pressão e a velocidade, houve a explosão do pneu traseiro esquerdo e Barbosa perdeu o controle do carro, rodando em seguida. Em frangalhos, o português ainda recebeu a quadriculada em 6º lugar na geral.

O drama não parou por aí: Richard Westbrook, que substituíra Michael Valiante no #90, tentou a todo custo a ultrapassagem que parecia humanamente impossível. Mas faltou pista e tempo de prova. Talvez com mais uma volta o britânico conseguisse. E com as desventuras do #5, Oswaldo Negri e John Pew ainda conseguiram o 4º lugar.

Na GTD, repleta de alternâncias durante o transcurso da disputa, a vitória foi da Ferrari de Alessandro Balzan/Jeff Westphal, que completaram 56 voltas, terminando em 8º na geral. Mario Farnbacher/Ian James chegaram em segundo com um Porsche e o Audi de Christopher Haase/Bryce Miller fechou o pódio. O Audi #45 de Nelson Canache/Spencer Pumpelly, que partiu da pole position, envolveu-se num contato com outro adversário e terminou em 14º lugar.

A próxima prova para ambas as categorias é as 6 Horas de Watkins Glen, no próximo dia 29 de junho.

O resultado final da etapa de Detroit do Tudor United SportsCar está aqui.

Comentários

  • Olha que até a corrida da Indy nesta pista teve boas disputas ontem…imagina essa do TUSCC…não vejo a hora de conferir na sessão “para quem não viu”.