Direto do túnel do tempo (199)

philippe_streiff__1986__by_f1_history-d6i4dd2

RIO DE JANEIRO – Hoje, 26 de junho, é o aniversário do piloto que estava a bordo deste carro no GP da Inglaterra em Brands Hatch, em 1986. Philippe Streiff, que competiu na Fórmula 1 entre 84 e 88, faz 59 anos nesta quinta-feira.

Em 53 corridas que disputou desde a estreia, no GP de Portugal de 1984 com um terceiro carro da Renault, o francês conquistou um pódio – em 1985, no GP da Austrália – e marcou pontos noutras quatro oportunidades, inclusive em Brands, onde Streiff chegou em sexto lugar.

Infelizmente, quando testava com a AGS na pré-temporada de 1989 no Autódromo de Jacarepaguá, o piloto sofreu um grave acidente na curva do Cheirinho. O santoantônio do AGS JH23 cedeu, o que contribuiu decisivamente para o que aconteceria depois – afora o péssimo socorro e o atendimento médico precário: Streiff sofreu lesões irreversíveis na coluna cervical e ficou paraplégico.

Depois disto, notabilizou-se por ser o organizador do Kart de Bercy, um precursor do Desafio das Estrelas hoje promovido no Brasil pelo Felipe Massa.

Há 28 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários