ESM sai na frente no primeiro treino em Glen

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RIO DE JANEIRO – Começaram nesta sexta-feira as atividades de pista das 6 Horas de Watkins Glen, 7ª etapa do Tudor United SportsCar Championship – terceira com todas as categorias na pista ao mesmo tempo. Não por acaso, a prova do próximo domingo também é válida pelo Tequila Patron North American Endurance Challenge, que chega à sua terceira corrida – já foram disputadas as 24 Horas de Daytona e também as 12 Horas de Sebring.

E no primeiro treino livre, os protótipos LMP2 superaram os Daytona Prototypes: a melhor marca foi do HPD ARX-03b #1 da Extreme Speed Motorsports. O carro de Scott Sharp/Ryan Dalziel marcou 1’39″918, meio segundo mais rápido que o Morgan Nissan #42 de Alex Brundle/Olivier Pla/Ho-Pin Tung.

O Corvette DP de Richard Westbrook/Michael Valiante ficou com a terceira colocação, mais de sete décimos de segundo atrás do melhor tempo do dia. O brasileiro Christian Fittipaldi e seu parceiro João Barbosa, vencedores da prova ano passado, ficaram em quarto lugar. Oswaldo Negri/John Pew marcaram o 7º melhor tempo da sessão.

Entre os Prototype Challenge, que vêm de uma corrida isolada do resto do campeonato no Kansas, onde dividiram a pista com os IMSA Lites, o #25 de Sean Rayhall/Eric Lux/Tom Kimber-Smith ficou com o 10º tempo geral e foi o mais rápido da classe – 1’42″555, mais de meio segundo à frente do #54 de Colin Braun/Jonathan Bennett/James Gue. Vencedores em Laguna Seca, Mirco Schultis/Renger Van der Zande ficaram em terceiro, enquanto o carro do brasileiro Bruno Junqueira e seus parceiros Duncan Ende e Ryan Lewis ficou em nono na categoria, 21º na geral.

Na GTLM, deu 1-2 da BMW com o time de Bobby Rahal liderando a folha de tempos: o #55 de Bill Auberlen/Andy Priaulx marcou 1’45″652 contra 1’45″698 de Dirk Müller/John Edwards. O Porsche #911 com Nick Tandy/Patrick Pilet/Richard Lietz foi o terceiro mais rápido, à frente do Viper #91 agora em cores ‘novas’, revivendo a antiga pintura do modelo no início da década passada.

Em contrapartida, a Krohn Racing, que anunciara o retorno de Jaime Melo às pistas, alinha apenas com Tracy Krohn/Nic Jönsson. Uma pena: não sabemos o que terá acontecido para a negociação dar para trás e o piloto de Cascavel adia mais uma vez seu regresso às grandes competições internacionais de automobilismo.

A divisão GTD viu o Porsche de Leh Keen/Cooper MacNeil/Philip Frommenwiler cravar a melhor marca da sessão livre em 1’50″322, quase três décimos abaixo da Ferrari de Townsend Bell/Bill Sweedler e do Porsche de Madison Snow/Jan Heylen. O Audi de Nelson Canache Jr./Brett Sandberg/Spencer Pumpelly ficou em quarto.

Dos 55 carros inscritos, 52 marcaram tempo: o Viper de Ben Keating/Jeroen Bleekemolen só completou uma volta e os Porsches #19 e #71, sem pilotos, não devem participar da prova neste domingo.

O resultado do primeiro treino livre está aqui.

Comentários

  • Se tivessem liberado os LMP2 desde o início do campeonato, creio que eles se dariam melhor em todas estas etapas mais longas, pois são mais versáteis e refinados. Vamos ver como será.

    • Acho que o principal problema não foi o quanto “seguraram” os LMP2, mas sim o quanto soltaram os DP, com a série de implementos que receberam para ficarem mais rápidos.

  • Os DP eram prototipos que em sua versão anterior andariam atrás ou junto dos LMPC, mas os carros tiveram tantas atualizações que estão fazendo restrição atrás de restrição para equilibrar mais os DP e os LMP2. Levem em conta que os LMP2 perderam 2 segundos com a mudança dos Michelin para os Continental e o motor teve sérias restrições em relação ao restritor de ar.

    • Não tenho certeza, mas acho que essas restrições de motor dos LMP2 já foram retiradas e repassadas para os DP. Mas, sem dúvida, os pneus fizeram uma enorme diferença, já que os atuais compostos, perto dos antigos, são autênticos tijolos. Mas tem a questão da aerodinâmica tbm: os LMP2 começaram o ano com a configuração Le Mans, que tem bem menos downforce, mas não sei como está agora.