F3 Europeia: Verstappen faz “trifeta” em Spa

F

4514520140621132447

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Europeu de Fórmula 3 conheceu seu primeiro vencedor triplo da temporada 2014. Em que pese o domínio do francês Esteban Ocon, líder absoluto da classificação com 94 pontos de vantagem para o vice-líder Tom Blomqvist, a etapa de Spa-Francorchamps viu o brilho de um filho de um ex-piloto de Fórmula 1: Max Verstappen, herdeiro de Jos “The Boss” Verstappen, barbarizou no lendário circuito belga e fez barba, cabelo e bigode a bordo do Dallara-VW da equipe Van Amersfoort Racing.

Com os resultados do fim de semana, Max – que somava 80 pontos no campeonato – disparou para 155 e assumiu a 3ª posição do campeonato. É bem verdade que muito atrás de Ocon, cujo retrospecto no ano aponta cinco vitórias em 15 provas. Mas é animador para um campeonato com pinta de “samba de uma nota só”, face o domínio do piloto júnior da Lotus, lotado na Prema. O líder do campeonato fez dois segundos lugares e não terminou a prova #1 da programação, disputada no sábado pela manhã.

Provando que o desempenho da Van Amersfoort Racing não é fruto de mero acaso, Gustavo Menezes, que é filho de brasileiro, conquistou seus melhores resultados na temporada: chegou em 3º lugar nas provas #2 e #3 – e de uma delas, partiu da pole position. Na prova #1, chegou em 6º lugar. Com os pontos somados na Bélgica, ele chegou ao 12º posto no campeonato, com 50 pontos. Em contrapartida, Felipe Guimarães não foi além de uma oitava posição na primeira corrida da rodada, abandonando nas demais. O brasiliense é somente o 20º colocado na classificação do Europeu, com cinco pontos somados.

Resultado da corrida #1:

1 – Max Verstappen (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 15 voltas em 35’52″582
2 – Lucas Auer (Dallara-Mercedes) – Mucke – 0″817
3 – Jake Dennis (Dallara-VW) – Carlin – 4″225
4 – Tom Blomqvist (Dallara-VW) – Carlin – 4″670
5 – Antonio Fuoco (Dallara-Mercedes) – Prema – 7″392
6 – Gustavo Menezes (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 7″799
7 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Mucke – 9″427
8 – Felipe Guimarães (Dallara-Mercedes) – Double R – 13″047
9 – Jules Szymkowiak (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 14″230
10 – Jordan King (Dallara-VW) – Carlin – 14″893

Resultado da corrida #2:

1 – Max Verstappen (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 15 voltas em 35’48″572
2 – Esteban Ocon (Dallara-Mercedes) – Prema – 0″805
3 – Gustavo Menezes (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1″842
4 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Mucke – 3″021
5 – Tatiana Calderon (Dallara-Mercedes) – Mucke – 7″992
6 – Jake Dennis (Dallara-VW) – Carlin – 9″257
7 – Nicholas Latifi (Dallara-Mercedes) – Prema – 11″609
8 – Tom Blomqvist (Dallara-VW) – Carlin – 12″113
9 – Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 13″221
10 – Jordan King (Dallara-VW) – Carlin – 13″411

Resultado da corrida #3:

1 – Max Verstappen (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 15 voltas em 35’47″919
2 – Esteban Ocon (Dallara-Mercedes) – Prema – 0″495
3 – Gustavo Menezes (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 2″266
4 – Felix Serralles (Dallara-Mercedes) – West Tec – 3″090
5 – Nicholas Latifi (Dallara-Mercedes) – Prema – 3″912
6 – Tom Blomqvist (Dallara-VW) – Carlin – 4″230
7 – Jake Dennis (Dallara-VW) – Carlin – 5″284
8 – Jules Szymkowiak (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 6″108
9 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Mucke – 7″525
10 – Jordan King (Dallara-VW) – Carlin – 9″188

Classificação do campeonato após 5 rodadas e 15 corridas:

1. Esteban Ocon – 268 pontos; 2. Tom Blomqvist – 174; 3. Max Verstappen e Lucas Auer – 155; 5. Antonio Fuoco – 113; 6. Felix Rosenqvist – 96; 7. Jake Dennis – 85; 8. Antonio Giovinazzi – 81; 9. Jordan King – 73; 10. Nicholas Latifi – 65; 11. Felix Serralles – 55; 12. Gustavo Menezes – 50; 13. Ed Jones – 47; 14. Mitchell Gilbert – 28; 15. Dennis van de Laar – 22; 16. Jules Szymkowiak – 14; 17. Tatiana Calderón – 10; 18. Roy Nissany e John Bryant-Meisner – 6; 20. Felipe Guimarães – 5; 21. Richard Gooddard – 3; 22. Sean Gelael – 2; 23. Riccardo Agostini e Hector Hurst – 1 ponto.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames