Finalmente! Apresentado o Lotus P1/01

F

4505920140612130712 (1)

RIO DE JANEIRO – Um carro que finalmente saiu do croqui para a realidade: o Lotus P1/01 foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira, em Le Mans, para a disputa do restante do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). A partir de Austin, o protótipo LMP1 número #9 será conduzido por Christijan Albers, Pierre Kaffer e Christophe Bouchut.

Segundo Boris Bermes, o responsável esportivo da Lotus no WEC, o novo bólido só ficou pronto agora por dois motivos: o primeiro foi a reprovação do chassi no crash test obrigatório da FIA. E depois, o novo motor AER P60 não estava suficientemente testado a fim de ser instalado no carro para os primeiros treinos de desenvolvimento. Vale lembrar também que a Lotus tinha tudo acertado com um outro fornecedor de motores (a Audi), que entregaria como base o bloco do motor do R5 do DTM. Mas o acordo foi por água abaixo e o construtor teve que buscar, em tempo recorde, um novo acordo. Isso atrasou substancialmente o lançamento oficial do carro.

Bp7lKFAIAAAwuIf
Alívio: Kaffer, Bouchut e Albers já podem andar com o novo Lotus P1/01 para a estreia em setembro, no Circuito das Américas, em Austin

O Lotus P1/01 vem para ser o segundo protótipo independente da divisão principal do Mundial de Endurance (WEC) dentro da nova proposta de regulamento ACO/FIA. O time que competirá com a bandeira da Romênia vai concorrer com a Rebellion Racing na divisão Light da LMP1, para carros de escuderias independentes e sem sistemas híbridos de recuperação de energia.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames