IMSA anuncia 55 inscritos para Watkins Glen

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Atuais vencedores das 6 Horas de Watkins Glen, Christian Fittipaldi e João Barbosa vão tentar buscar mais uma vitória e a liderança na classe Prototype

RIO DE JANEIRO – Acaba de sair a primeira prévia de inscritos para a etapa de Watkins Glen do Tudor United SportsCar Championship, a ser disputada no próximo dia 29 de junho. Com 6 horas de duração, a corrida é a terceira do Tequila Patron North American Endurance Challenge, que já teve as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring.

A antiga prova tradicional do calendário da Rolex Sports Car Series recebe um total de 55 inscrições para competir na mesma pista de 5,4 km de extensão em que o brasileiro Emerson Fittipaldi sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 pela segunda vez em 1974. O sobrinho dele, Christian, é o atual vencedor da prova junto com o português João Barbosa – e está inscrito novamente no Corvette DP #5 da Action Express Racing para lutar pelo bicampeonato do evento.

Com 153 pontos, a dupla quer voltar à liderança na classe Prototype, atualmente ocupada pelos irmãos Ricky e Jordan Taylor, que somam 160 após a dramática vitória alcançada em Detroit. O outro brasileiro que disputa a categoria principal do TUSC é Oswaldo Negri, que divide o Ford Ecoboost Riley DP #60 da Michael Shank Racing com John Pew – eles ocupam o 8º lugar do campeonato com 117 pontos.

De novidade em relação à prova disputada no Belle Isle Park só a volta do DeltaWing e também a participação do segundo Corvette DP da Action Express, inscrito para os irmãos Burt e Brian Frisselle, mais Jon Fogarty. Por falta de competitividade do motor Honda turbo que estreou em Sebring, a Starworks está ausente mais uma vez. A Chip Ganassi, que sempre coloca dois carros em provas longas, desta vez não deve ter o #02, que pode reaparecer em Indianápolis.

A classe Prototype Challenge, dos chassis Oreca FLM09 e motores Chevrolet V8, terá os mesmos 10 carros que participaram da prova do Kansas, realizada semana retrasada em duas baterias, na mesma programação dos IMSA Lites. Jon Bennett/Colin Braun chegam a Glen com a liderança debaixo do braço, com 133 pontos. O único brasileiro inscrito nesta divisão é Bruno Junqueira, no #09 da RSR Racing que divide com Duncan Ende. Os dois ocupam a quinta posição, com 91 pontos.

Na GT LM (GT Le Mans), a boa notícia é a volta de Jaime Melo aos circuitos estadunidenses. O cascavelense de 33 anos está inscrito com o #57 da Krohn Racing, para colaborar com o veterano piloto-proprietário Tracy W. Krohn e com o sueco Nic Jönsson. Na última 24 Horas de Le Mans, a equipe chegou em 28º lugar na geral – décimo na LMGTE-AM.

Cabe um parêntese: fico muito feliz com o fato do Jaime estar, aos poucos, sendo lembrado para competir no exterior. Um piloto talentoso feito ele, ainda jovem, campeão das principais provas de Endurance do planeta, não pode ficar de fora do que sabe fazer melhor que muita gente. Garanto que muitos vão curtir essa notícia.

Embalados pelo vice-campeonato da LMGTE-PRO em Sarthe, Antonio Garcia e Jan Magnussen pretendem tomar das mãos de Bill Auberlen e Andy Priaulx a liderança do campeonato. A dupla do #55 soma 123 pontos, cinco a mais que os pilotos da Corvette Racing.

Como sempre, a mais numerosa classe é a GTD (GT Daytona), com 21 carros confirmados. Townsend Bell e Bill Sweedler, da escuderia AIM Autosport, voltaram à liderança isolada após a prova de Detroit, com 112 pontos. Mas não estão tão confortáveis assim: Cooper MacNeil/Leh Keen somam 110 e estão no encalço dos pilotos da Ferrari #555. Sem contar que há um empate na 3ª colocação entre Ian James/Mario Farnbacher e John Potter/Andy Lally.

A lista de inscritos completa está aqui.

Comentários

  • Quando chega o Ligier da 8Star ? E se existe a história de a OAK Racing expandir a operação nos EUA para dois carros na etapa de Austin e na Petit Le Mans ?

    • O Ligier da 8Star estreia, creio eu, a partir de Indianápolis. A OAK Racing vai correr com esse protótipo em Austin e no resto do ano no WEC. Dois carros, aliás.

  • Rodrigo, sou de Cascavel-PR e muito fã do que escreve aqui.
    ótima noticia a volta aos poucos do Jaiminho para as provas de GT.
    Abraços.

  • Bom ver grid cheio para esta prova, além do brasileiro Jaime Melo Jr em ação novamente. Agora que os LMP2 foram um pouco mais liberados em relação ao início da temporada, espero vê-los vencendo nesta prova, que é mais longa e que poderá ter muito mais surpresas no final.

  • Rodrigo, existe alguma previsão da categoria alterar essa divisão de classes para os próximos anos e simplificas um pouco as coisas?

  • Não quero ser do contra, mas não dá para resistir em comentar contra esta prova, pelo menos da maneira que ela está pensada. Vai ser a prova que vai marcar uma necessidade de rever este campeonato. Muito dificilmente vamos ver uma corrida sem muitos acidentes e incidentes. Vai ser quase de certeza uma corrida muito truncada. O regulamento e ambição dos organizadores são muito confusos. Os DP precisavam ter mais potência e precisavam de um regulamento que permitisse que estes carros se destacassem mais ainda dos demais. Guardadas as devidas proporções, um DP muitas vezes lembra um GT esteticamente falando. Isso confunde um pouco aquele fan das corridas que só liga a tv para ver a corrida e ponto final parágrafo. Além de achar que ai, ao contrário da parte do regulamento onde permite nestas pistas carros a mais, o regulamento ser pouco ambicioso. Claro que a coisa tem a ver com gastos, Aquela velha contradição dos americanos no automobilismo que é só ter campeonatos com baixos ou relativamente baixos custos.. Esse eterno Jazz de uma nota só. Pensei que TUSC ia ser a virada desta visão limitada e iamos ver nascer aqui um conjunto de equipes de ponta produtoras de conteúdos e quebrar a cada vez maior dependência que o automobilismo americano tem da tecnologia européia e de certa forma japonesa, com pouquissimas exceções, principalmente no campo dos motores, mas também é andorinha só que não faz muito verão. Ok, aqui há o DP Corvette, ali e acolá há os Chevrolets etc etc etc, mas a dependência tecnologica por baixo da carroceria é cada vez maior. Como dizem o jogo só termina quando o juiz apita, então vamos esperar o fim das 6horas para ver o resultado final. Quantos discordam?