Le Mans, em números
0 – É o número dos carros hors concours (Garage 56), que trazem novas tecnologias e não marcam pontos para o campeonato. Corre desta vez o Nissan ZEOD RC, com Lucas Ordonez, Wolfgang Reip e Satoshi Motoyama.
1 – O Rebellion R-One é o primeiro protótipo com o nome da escuderia helvética Rebellion Racing. O projeto foi desenvolvido pela Oreca para correr com motor Toyota 3,4 litros V8.
2 – Dois carros vão participar pela primeira vez nas 24 Horas de Le Mans: o Ligier JS P2 (LMP2) e o Nissan ZEOD RC (Garage 56).
3 – Total de brasileiros presentes na prova: Bruno Senna, Lucas Di Grassi e Fernando Rees.
4 – A Nissan GT Academy, com seu programa de talentos revelados no jogo Gran Turismo da Playstation/Sony, tem quatro pilotos nesta edição das 24 Horas: Jann Mardenborough, Lucas Ordonez, Wolfgang Reip e Mark Shulzhistkiy.
7 – Sete pilotos da Rússia estarão presentes na largada, além de duas equipes – G-Drive Racing e SMP Racing.
8 – Número do Toyota TS040 Hybrid de Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Nicolas Lapierre, que venceu as duas primeiras provas do Mundial de Endurance. Será que conseguirão o terciero triunfo consecutivo e o primeiro da Toyota em Sarthe?
9 – Nove vencedores da prova estarão na largada no próximo sábado: Tom Kristensen, Marcel Fässler, Andre Lotterer, Bénoit Tréluyer, Alexander Wurz, Marc Gené, Romain Dumas, Timo Bernhard e Eric Hélary.
12 – Número de vitórias da Audi nas 24 Horas de Le Mans, desde 1999.
13 – Nada menos que 13 Ferrari F458 Italia estarão nas 24 Horas de Le Mans na edição 2014.
15 – A Nissan está presente equipando 15 carros nas 24 Horas de Le Mans.
16/1 – Número de vitórias da Porsche, recorde absoluto na história da prova.
16/2 – O estadunidense Matt McMurry é o piloto mais jovem da história na largada das 24 Horas: 16 anos de idade.
18 – Será a 18ª participação de Tom Kristensen em Sarthe; o maior número de presenças entre os 165 inscritos.
19 – Com 19 inscritos, a LMGTE-AM é a classe mais numerosa nesta prova.
20 – Além de ser o número de Michael Delaney no lendário filme 24 Horas de Le Mans; é o número do retorno de Mark Webber a Sarthe após o voo a bordo de uma Mercedes CLR em 1999.
22 – Número de vitórias da Michelin nas 24 Horas; 16 consecutivas desde 1998.
29 – Menor contingente de participantes na história da prova, no ano de 1992.
34 – Recorde de vitórias de um fabricante de pneus, cortesia da Dunlop.
37 – Número de franceses à partida das 24 Horas.
41 – Total de estreantes em Sarthe neste ano; entre eles, o brasileiro Fernando Rees.
50 – Número do Morgan LMP2 Judd da japonesa Keiko Ihara (Larbre Competition) – única mulher entre os 165 inscritos nas 24 Horas de Le Mans.
58 – Número do carro do ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez (Team SOFREV-ASP), que faz sua estreia em Sarthe neste ano.
65 – O estadunidense Howard Blank é o piloto mais velho na largada das 24 Horas: 65 anos de idade.
77 – Número do Porsche 911 (991) GT3 RSR do ator estadunidense Patrick Dempsey.
Imagina se o Barthez vence na categoria dele hein…
Rodrigo. Em se falando de números, gostaria que você explicasse como é feito o equilíbrio de performance, pois temos na LP1 três carros com configurações totalmente diferentes com relação aos propulsor e capacidade volumétrica (Porsche 2,oL; Toyota 3,4L; Audi 4,0L). Parabéns por suas matérias e por cobrir e noticiar quase tudo relacionado às corridas de Turismo e Endurance.
Guerrando, te prometo um post específico sobre isso por ocasião das 6 Horas de São Paulo, combinado?
Fernando Rees é estreante nas 24 Horas de Le Mans??? Eu lembro de ter ouvido o nome dele em algum momento das transmissões das 24 Horas ano passado. Mas… uai, que azar pra ele. Não vai poder correr esse ano depois da batida do Aston #99.
Era estreante sim, Nagano.
Impressionante e um pouco amedrontador o fato desse McMurry ter 16 anos…