Pódio e liderança para Oliveira/Yasuda no Super GT

RIO DE JANEIRO – O brasileiro João Paulo de Oliveira continua na liderança do Super GT japonês. Na 3ª etapa do campeonato, disputada neste domingo no circuito de Autopolis, em Kyushu, o piloto da Nissan chegou em terceiro lugar ao lado do parceiro Hironobu Yasuda, com quem dividiu o Nissan GT-R número #12 do Calsonic Team Impul. Com o resultado, a dupla lidera com 42 pontos – oito à frente de Daisuke Ito/Andrea Caldarelli, que chegaram na quarta colocação.

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A vitória ficou com outro Nissan, o #23 da equipe Nismo Motul Autech, guiado por Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli, resultado que deixa a dupla em quarto lugar no certame, com 27 pontos. Satoshi Motoyama/Masataka Yanagida também fizeram uma excelente corrida e chegaram ao pódio na segunda posição.

Mais uma vez os Honda NSX Concept decepcionaram: o melhor carro da marca chegou apenas em 6º lugar, com Takashi Kogure/Hideki Mutoh, do Team Kunimitsu. Menos mal que o único NSX que não havia pontuado, o #32 de Bertrand Baguette/Daisuke Nakajima, tirou o selinho e fez seu primeiro ponto, chegando em 10º lugar.

Na classe GT300, a invencibilidade do Team Ukyo, que vencera as duas primeiras etapas com Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka, foi quebrada: ganhou o Honda CR-Z de Takashi Kobayashi/Shinichi Takagi, da equipe ARTA de Aguri Suzuki. Takuto Iguchi/Kota Sasaki conquistaram o melhor resultado do Subaru BRZ nesta temporada com a segunda posição e Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim foram pela terceira vez seguida ao pódio, com a 3ª posição. O resultado deixa a dupla da equipe Jim Gainer Dixcel com 37 pontos, três a menos que os líderes.

Para a 4ª etapa, que será realizada dia 20 de julho em Sugo, o Nissan de Oliveira/Yasuda vai carregado com peso extra de 84 kg, dezesseis a menos que o limite regulamentar do Super GT.

Classificação do campeonato após 3 etapas:

GT500

1. João Paulo de Oliveira/Hironobu Yasuda – 42 pontos
2. Daisuke Ito/Andrea Caldarelli – 34
3. Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto – 28
4. Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli – 27
5. Satoshi Motoyama/Masataka Yanagida – 16
6. Yuji Tachikawa/Kohei Hirate – 15
7. Hiroaki Ishiura/Oliver Jarvis – 13
8. Naoki Yamamoto/Jean-Karl Vernay – 11
9. Michael Krumm/Daiki Sasaki, James Rossiter e Ryo Hirakawa – 8
11. Takashi Kogure/Hideki Mutoh e Juichi Wakisaka/Yuhi Sekiguchi – 7
13. Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi – 5
14. Vitantonio Liuzzi/Kosuke Matsuura – 3
15. Daisuke Nakajima/Bertrand Baguette – 1

GT300

1. Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka – 40
2. Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim – 37
3. Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi – 25
4. Jörg Müller/Seiji Ara – 23
5. Kazuki Hoshino/Lucas Ordoñez – 22
6. Yukhi Nakayama/Tomoki Nojiri – 19
7. Kota Sasaki/Takuto Iguchi – 15
8. Haruki Kurosawa – 10
9. Shiniya Hosokawa/Koji Yamanishi – 9
10. Kyosuke Mineo – 6
11. Morio Nitta/Koki Saga – 5
12. Kazuho Takahashi/Hiroki Katoh, Akira Iida/Hiroki Yoshimoto, Naoki Yokomizo/Shogo Mitsuyama e Tsubasa Kurosawa – 4
16. Tomonobu Fujii, Richard Lyons e Masaki Kano/Hideto Yasuoka – 3
19. Masayuki Ueda/Hideki Yamauchi e Yuki Iwasaki/Masami Kageyama – 1

Comentários

  • Pelos vídeos que vi, o campeonato parece bem disputado, o que mostra que a parceria técnica com o DTM foi um acerto…além do mais, os carros são lindíssimos, assim como na classe alemã.

    • A única coisa que os carros da GT500 e DTM acertaram entre si foi o monocoque e o tipo de carroceria. Ambos utilizam motorização completamente diferente e na SGT também não tem aquele DRS ridículo da DTM.

  • Mesmo com o domínio do GTR da NISMO, a corrida foi bem movimentada. Destaco a corrida de João Paulo, que apesar do lastro e da restrição do fluxo de combustível impostos aos líderes, conseguiu segurar os RC F da TOM’S. A forte batida do GTR do Iwasaki , que arrancou o guard rail, obrigou a entrada do SC o que resultou em belas disputas no final.