Polêmica: freio da Toyota é considerado ilegal em Le Mans

4505720140612113204

RIO DE JANEIRO  – A guerra está declarada. Uma queixa conjunta de Audi e Porsche feriu mortalmente a Toyota antes das 24 Horas de Le Mans. Um dos trunfos dos protótipos LMP1 Híbridos, o freio “brake by wire” foi considerado ilegal no TS040 que venceu as 6 Horas de Silverstone e Spa-Francorchamps nas duas primeiras corridas do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).  O aparato foi modificado às pressas, antes do treino livre realizado nesta quarta-feira.

O sistema de gerenciamento eletrônico de frenagem está presente em todos os carros híbridos LMP1, a fim de limitar os efeitos deletérios que a recuperação da energia tem sobre a dinâmica do carro, mas de acordo com os relatórios da revista Racecar Engineering, os homens japoneses têm ido muito longe, através da utilização de um controle automático eletrônico para manter o equilíbrio entre os freios dianteiro e traseiro.

A gestão do equilíbrio, normalmente atribuída ao piloto através de uma alavanca manual, que é operada manualmente nos dois TS040, é modificada pelo computador de bordo de acordo com as condições de aderência da pista, em particular, ao mover a força de frenagem ao nível do eixo traseiro no caso de bloqueios indesejados na parte da frente. Na prática, é um ABS camuflado, que o ACO não considera legal.

Considerado incompatível com os artigos 14.1 e 14.7 do Regulamento, o sistema foi banido e a Toyota não tem outra alternativa a não ser desistir.

Atualizando: o protesto foi rebatido pelo ACO. A Toyota correrá com seu TS040 na mesma configuração de “brake by wire” utilizada em Silverstone e Spa-Francorchamps. Mas o estrago está feito.

Comentários

  • Ai os nipônicos foram pro beleleu… Freio eletrônico é foda hein… kkk mas eu tb já tava na torcida pelos 919… Rodrigo Explica ai o significado das luzes laterais perto dos numerais dos carros…

      • obrigado… onde no br podemos acompanhar a corrida, já que estamos sem o speed chanel e a foz não ajuda né.. rsrsrs

      • Jadson, não é “a Fox que não ajuda”. Com Copa do Mundo, fica difícil passar uma corrida. Lamentavelmente as coisas são assim.

        Haverá muitos streamings na internet. Abrs!

  • Na prática, isto significa que os japoneses perdem as vitórias somente ou deverão se retirar do campeonato? Porque esta denuncia é muito grave e já altera diretamente a tabela de classificação. Seria o “mensalão” da Toyota????

      • Bem, caso este ítem ilegal tenha sido fator determinante para as duas vitórias da Toyota até aqui, podemos então considerar a Porsche e, principalmente, a Audi como favoritos à vitória em Sarthe, pois se lembrarmos no The Prologue, a Toyota não havia andado na frente dos alemães em momento algum.

  • Rodrigo falei Fox pq era a nossa esperança para que no “Pais do futebol” as coisas mudassem e nós fanáticos por automobilismo pudéssemos acompanhar nossas corridas (Nascar, WEC, WRC, DTM e afins)

    • Jadson, sou tão fanático por automobilismo quanto você, mas o automobilismo hoje é um nicho pequeno, muito pequeno, perto do futebol. Temos que saber conviver com isso.

      • Só um exemplo: O torneio de Roland Garros teve cerca de 8 horas ou mais de transmissão do BandSports no último fim de semana, embora o Tenis não tenha a mesma popularidade dos tempos de Guga, além de nunca ter sido um esporte de grande popularidade por aqui. Ainda assim contou com grande cobertura televisiva. Isso mostra que, infelizmente, o automobilismo, além de converter baixíssima audiência aos canais (e é disso que eles vivem…), também não parece forte na parte promocional. Do contrário, ao menos um dos canais se dispunha a transmitir, ao menos, duas horas da maior e mais tradicional prova de endurance do mundo, mas o próprio telespectador demonstra pouco ou nenhum interesse por isso. A F1 ainda mantem alguma audiência (mas caiu muito…) porque muitos já a vêem como parte da própria programação do “plim-plim”, resumindo, assistem por hábito. A Stock Car, por exemplo, derrubava ferozmente a (já baixa…) audiência do Esporte Espetacular, quando passava na Globo aberta. Assim, em geral, o grande público não quer saber de corridas. Cabe a nós, fãs do esporte, compreender a decisão dos canais e nos dar conta de que não somos tão numerosos o quanto achamos que somos. E parece que diminui cada vez mais, infelizmente.

      • Fernando, o grande problema do automobilismo, aqui no Brasil, é não produzir ídolos. O que esperar de um esporte em que a principal categoria é a Stock Car e não temos um campeonato de monoposto que preste?

  • Terá o Sportv 3 transmitindo largada e chegada. E também teremos muito streaming do Eurosport, Fox Sports americano e por aí vai.

  • Vixe Bruno…

    Agora fiquei confuso. Se a ACO considerou legal, ótimo para nós porque teremos um embate interessante entre Toyota x Porsche x Audi!

    Mas se a Toyota fechar a garagem mesmo, ai ficarei triste pacas.

  • fechar a garagem? há essa possibilidade?

    Pelo que eu vi o sistema foi razoavelmente divulgado e já era de conhecimento dos “alemão”. Inclusive é muito semelhante ao que se usa na F1 esse ano.

    Enfim, a Toyota disse que a ACO verificou a legalidade da coisa toda antes da temporada e liberou. Os japoneses ainda estranharam o fato de só eles estarem operando um sistema como este.

    A ver o que acontece. Acho que no RadioLeMans.com deve ter bastante comentários sobre isso. Acho uma fonte de informação muito completa, os caras são bem bons.

    Às 14h tem qualifying.