WRC: Rali da Itália, dia #1 – Incêndio, desastre da Hyundai e recuperação da Volkswagen

A Volkswagen começou mal, mas rapidamente se recuperou e fez a dobradinha no primeiro dia do Rali da Sardenha
A Volkswagen começou mal, mas rapidamente se recuperou e fez a dobradinha no primeiro dia do Rali da Sardenha

RIO DE JANEIRO – O primeiro dia de Rali da Itália, na Sardenha, foi movimentado do início ao fim dos estágios previstos. Ninguém pode se queixar de algo – exceto quem, claro, se deu mal durante a sexta-feira. Mikko Hirvönen que o diga: no trecho de ligação entre o terceiro e o quarto trecho cronometrado, o Ford do piloto finlandês virou churrasquinho. Perda total no carro #5 da M-Sport, que fica fora da prova cedo demais.

10374880_10152536680339973_1275396124351949449_n
Não era o dia dos finlandeses. Ao incêndio no Ford de Mikko Hirvönen, seguiu-se um acidente monumental de Juho Hänninen num dos Hyundai i20, logo no primeiro dia de Rali da Sardenha

Também a Hyundai não tem muito o que comemorar no primeiro dia: perdeu o carro de Juho Hänninen num monstruoso acidente e Thierry Neuville, que chegou a liderar na geral após o segundo estágio, enfrentou uma série de falhas no seu i20 e ficou a mais de 23 minutos da ponta, em 25º na geral. Resta acreditar no novato Hayden Paddon, que está em décimo-primeiro, para evistar o completo desastre da participação do construtor sul-coreano.

A Volkswagen, que começara de forma tímida e com evidentes dificuldades enfrentadas por seus principais pilotos na abertura das trilhas – no início perderam segundos preciosos – se recuperou prontamente e os Polo já fazem 1-2 na classificação geral com o terceiro carro, do norueguês Andreas Mikkelsen, em quarto. A liderança do primeiro dia é de Jari-Matti Latvala, com 22 segundos e quatro décimos de avanço para Sébastien Ogier.

Mads Östberg, que andou grande parte do primeiro dia de provas em 2º com seu Citroën DS3, baixou para terceiro, com desvantagem de 33 segundos e sete décimos para Latvala. Bom começo, também, para Robert Kubica: o polonês ex-Fórmula 1 está em quinto, menos de um minuto atrás do líder. Elfyn Evans está em sexto na geral e na batalha dos pilotos privados, Martin Prokop leva vantagem de sete segundos e nove décimos sobre Henning Solberg.

No WRC2, o piloto Yazeed Al Rajhi, num Ford Fiesta RRC, lidera a classificação com um ótimo 9º posto geral, seguido por Nasser Al-Attiyah. Bernardo Sousa é o terceiro do grupo e 13º na geral, com o ucraniano Yuriy Protasov em quarto.

Classificação geral do Rali da Sardenha, dia #1:

1. Latvala-Anttila (VW Polo WRC) em 1.49’09”5
2. Ogier-Ingrassia (VW Polo WRC) a 22”4
3. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 WRC) a 33”7
4. Mikkelsen-Floene (VW Polo WRC) a 37”7
5. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS WRC) a 56”9
6. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS WRC) a 1’19”3
7. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS WRC) a 1’29”0
8. Solberg-Minor (Ford Fiesta RS WRC) a 1’36”9
9. Al Rajhi-Orr (Ford Fiesta RRC WRC2) a 5’15″8
10. Al Attiyah-Bernacchini (Ford Fiesta RRC WRC2) a 5’19″9

Comentários