WRC, Rali da Polônia – dia #1: mais um acidente de Kubica…

PAPhoto4srl_603527

RIO DE JANEIRO – Virou lugar comum no WRC, o Mundial de Rali. Há quem diga que é pleonasmo. Robert Kubica, ídolo dos poloneses no automobilismo, enterrou mais uma vez a esperança que existia de um bom resultado do piloto do Ford Fiesta número #10, no primeiro dia do Rali da Polônia. Quarto colocado na primeira especial, ele e seu navegador Maciej Szczepaniak foram vítimas de mais uma capotagem nesta temporada, de novo num trecho absolutamente inócuo do percurso da segunda especial. Mesmo com o acidente e os danos recorrentes dele, Kubica e seu navegador continuam na prova. Eles estão em 12º lugar na classificação geral.

O norueguês Andreas Mikkelsen, do time B da Volkswagen, chegou a ter a liderança da classificação geral, mas o francês Sébastien Ogier, atual campeão e líder da temporada, voltou a se impor e fechou o primeiro dia com quase três segundos de vantagem. Kris Meeke, que vem de uma sequência de resultados pouco animadores no Mundial, está em terceiro a sete segundos, seguido por Juho Hänninen, da Hyundai e Mads Östberg, com um segundo Citroën.

Quem não começou bem foi Jari-Matti Latvala. O finlandês está em oitavo na geral, a vinte e três segundos e meio da dianteira. Entre os pilotos da WRC2, liderança provisória do estoniano Ött Tanak, seguido do finlandês Jari Ketomaa e pelo francês Bryan Bouffier.

A classificação do Rali da Polônia após o primeiro dia de provas:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo WRC) em 17’49”2
2. Mikkelsen-Floene (VW Polo WRC) a 2”8
3. Meeke-Nagle (Citroen DS3 WRC) a 7”0
4. Hanninen-Tuominen (Hyundai i20 WRC) a 7”8
5. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 WRC) a 8”9
6. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) a 21”1
7. Paddon-Kennard (Hyundai i20 WRC) a 23”2
8. Latvala-Anttila (VW Polo WRC) a 23”5
9. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS WRC) a 29”4
10. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS WRC) a 31”

Comentários

  • Me lembra muito o François Duval, que era muito rápido, mas bateu tanto até que as duas grandes perderam a esperança de continuar investindo nele.
    Daqui a pouco vão perder a paciência com o polonês também, e aí vai ser melhor desistir de vez e partir para provas no asfalto.

  • É estranho…não é mau piloto…muito pelo contrário, mas parece que não consegue uma sequência de resultados, vive se envolvendo em acidentes, isso mesmo após sofrer aquele seríssimo que quase o invalidou para a profissão.