Alpine vence a primeira e assume liderança no ELMS

phototheque-2014-Red-Bull-Ring-p18t7ehn8lvak1qfl1eu6ka117s6
O Alpine da Signatech, campeã em 2013, conquistou sua primeira vitória para ganhar a liderança no ELMS

MARATAÍZES – Custou, mas a Signatech-Alpine, campeã do European Le Mans Series ano passado, voltou a triunfar após o título de 2013. O protótipo guiado por Nelson Panciatici/Paul-Loup Chatin/Oliver Webb levou a melhor nas 4 Horas do Red Bull Ring, 3ª etapa do campeonato. E com a vitória, a trinca anglo-francesa assume a liderança da classificação, com duas provas por cumprir no calendário deste ano.

A corrida foi tremendamente disputada entre o protótipo vencedor e o Zytek Z11SN Nissan do Team Jota, que venceu as 24 Horas de Le Mans na LMP2 e vinha de três pole positions em todas as provas do ELMS. Harry Tincknell/Simon Dolan/Filipe Albuquerque andaram muito bem, mas quando Dolan entrou a bordo do #38, a Signatech pôs Paul-Loup Chatin para abrir vantagem após a rodada de pit stops que ocorreu após a 2ª hora de prova. Houve ainda um revezamento entre os dois carros na dianteira, mas o #36 prevaleceu ao fim de 160 voltas, com apenas 12″385 de vantagem.

Michel Frey/Franck Mailleux fizeram ótima corrida e terminaram em 3º lugar, assim como Luciano Bacheta/Mark Shulzhistkiy – que também foram excelentes a bordo do #28 da Greaves, completando na 4ª colocação. Mesmo correndo em casa, Christian Klien e seus parceiros Gary Hirsch e Pierre Ragues não foram além do quinto posto.

O Ligier JS P2 Nissan da Thiriet by TDS Racing, que tão bem estreara em Sarthe, teve desta vez uma corrida cheia de percalços, com direito inclusive a uma roda que se desprendeu da ponta de eixo.  Não obstante, sofreram também com problemas de freios. Com a corrida comprometida, acabaram abandonando, perdendo pontos importantes na briga pela liderança na LMP2.

A LMGTE viu a vitória da AF Corse, com a ótima performance do trio Duncan Cameron/Matt Griffin/Michele Rugolo, que se impôs diante do favoritismo da SMP Racing. O trio completou em 7º na geral, com um total de 153 voltas e menos de 30 segundos de vantagem para Thomas Kemenater/Matteo Cressoni, que terminaram em segundo na classe. Aliás, a LMGTE foi um “festival Ferrari”, com seis F458 nas seis primeiras posições. O melhor entre os concorrentes foi o Aston Martin de Roald Goethe/Stuart Hall/Daniel Brown, que acabou em sétimo.

Se foi derrotada na LMGTE, a SMP Racing prevaleceu com 1-2 na LMGTC, com vitória de Luca Persiani/Aleksej Basov/Kyrill Ladygin, que terminaram em 15º na geral, completando 151 voltas. Em seguida veio o #73 da equipe russa, com Anton Ladygin/Olivier Beretta/Devi Markozov. Adrien De Leener/Cédric Sbirrazzuoli completaram o pódio.

Classificação do campeonato após a 3ª etapa:

LMP2

1. Nelson Panciatici/Oliver Webb/Paul-Loup Chatin – 50 pontos
2. Filipe Albuquerque/Harry Tincknell/Simon Dolan – 46
3. Franck Mailleux/Michel Frey – 39
4. Ludovic Badey/Tristan Gommendy/Pierre Thiriet – 35
5. Matt McMurry/Tom Kimber-Smith – 32
6. Christian Klien/Gary Hirsch – 25
7. Jan Charouz/Vincent Capillaire – 24
8. Romain Brandela – 15
9. Jonathan Coleman/Julien Schell/Niki Leutwiler – 14
10. Chris Dyson e Luciano Bacheta/Mark Shulzhitskiy – 12
12. Pierre Ragues – 10
13. Anthony Wells/James Littlejohn/James Walker e Mark Patterson – 8
15. Alex Kapadia/Karun Chandhok/Rodolfo Gonzalez – 4
16. Gustavo Yacamán/Keiko Ihara – 2

LMGTE

1. Duncan Cameron/Matt Griffin – 56
2. Andrea Bertolini/Sergey Zlobin/Viktor Shaitar – 53
3. Michele Rugolo – 50
4. Daniel McKenzie/George Richardson – 40
5. Matteo Cressoni/Thomas Kemenater – 37,5
6. Aliaksandr Talkanitsa Jr./Aliaksandr Talkanitsa Sr./Pierre Kaffer – 36
7. Daniel Zampieri – 25
8. Nicolas Armindo/Raymond Narac/David Halliday – 23
9. Marco Cioci/Michael Lyons/Piergiuseppe Perazzini – 18
10. Fabien Barthez/Anthony Pons/Soheil Ayari – 17
11. Rob Bell – 15
12. Emmanuel Collard/François Perrodo – 9
13. Daniel Brown/Roald Goethe/Stuart Hall – 8,5
14. Adam Carroll/Michael Wainwright – 8
15. Mirko Venturi e Ben Barker – 6
17. Sébastien Crubilé – 5
18. Yannick Mallegol – 4
19. Michael Meadows – 2
20. Eric Hélary/Erik Maris/Jean-Marc Merlin – 1,5
21. Michael Bronizsewski/Giacomo Piccini – 1
22. Lorenzo Casé/Peter Mann/Raffaele Gianmaria e Horst Felbermayr Jr./Horst Felbermayr Sr./Richard Lietz – 0,5

LMGTC

1. Anton Ladygin/Devi Markozov/Olivier Beretta – 54
2. Johnny Laursen/Mikkel Mac Jensen – 42,5
3. Aleksej Basov/Kyrill Ladygin/Luca Persiani – 41
4. Alex Brundle/Karim Aljani/Ricardo Gonzalez – 34
5. Andrea Piccini – 26
6. Alessandro Pierguidi/Andrii Krugyk/Sergey Chukanov – 25
7. Grégoire Demoustier/Kevin Korjus/Yann Goudy – 20
8. Jan Magnussen – 16,5
9. Adrien De Leener/Cédric Sbirrazuoli e Henry Hassid – 16
11. Mads Rasmussen – 15
12. Jonathan Cocker/Leo Machitski/Timur Sardarov e Ilya Melnikov – 14
14. Franck Perera – 12,5
15. Mike Parisy – 12
16. Christophe Bourret/Jean-Philippe Belloc – 11,5
17. Pascal Gibon – 10,5
18. Olivier Lombard e Matthieu Vaxivière – 8
20. Francesco Castellacci/Thomas Flohr e Gilles Vannelet – 6
22. Eric Dermont/Lucas Lasserre – 4,5
23. Max Van Splunteren – 4
24. Boris Rotemberg/Mika Salo/Maurizio Mediani – 3
25. Maxime Soulet/Paul Van Splunteren – 2
26. Dennis Lind, Jean-Luc Béaubélique e Howard Blank/Jean-Marc Bachellier/Yannick Mallegol – 1

Comentários

  • Otima corrida pessimo resultado de Luciano Bacheta/Mark Shulzhitskiy no Zytec Greaves-
    Lideramos a corrida varias vezes, mas caimos vitima de uma vela de ignicao com problemas no ultimas relay, nos custando um podio…sem contar que a combinacao tempo maximo/tempo minimo pilotos gold/silver nos tirou a chance de uma vitoria depois do safety car…sem problemas, de volta em Paul Ricard e Portugal com a mesma dupla…no momento em transito via Graz para ir a Spa…Godzilla ataca nas 24 horas Blancpain no fim da semana…
    abracos
    Ricardo

  • Este Alpine é do mesmo fabricante dos famosos Alpine, vitoriosos no Mundial de Rali de 1973? Do veículo que originou o Willys Interlagos?
    Um Renault Alpine A442B venceu as 24 Horas de Le Mans de 1978, pilotado por Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud.

  • Pena que não estava em casa no horário. O ELMS tem mostrado excelentes corridas este ano, e com um bom grid mesmo com algumas baixas.