Blancpain Sprint Series: vitórias da Grässer e da WRT em Zandvoort

timthumb
Com o Audi R8 LMS Ultra #2, Enzo Ide e René Rast venceram pela primeira vez no Blancpain Sprint Series

RIO DE JANEIRO – Triunfos divididos na terceira rodada do Blancpain Sprint Series, disputada no último fim de semana no circuito de Zandvoort, tradicional pista holandesa que recebeu a Fórmula 1 durante décadas. E o fim de semana foi dos mais atribulados, para todo mundo. A equipe BMW Team Brasil, por exemplo, não repetiu o bom desempenho alcançado em Brands Hatch. O carro #0 de Sérgio Jimenez/Cacá Bueno foi vítima de uma colisão com a Ferrari de Alessandro Balzan/Filip Salaquarda na corrida classificatória e na prova principal, terminaram apenas em 14º lugar. Menos mal que Nelsinho Piquet, correndo em dupla com Matheus Stumpf, somou seus primeiros pontos na temporada – a dupla chegou em oitavo, após não pontuar na primeira corrida.

O mau tempo deu a  tônica nas duas provas da programação, com muita chuva no sábado e o vaivém da água no domingo, atrapalhando as estratégias com relação às janelas de pit stop para troca de pneus e pilotos. Se na prova classificatória, quem se deu bem foi a dupla formada por Jeroen Bleekemolen/Hari Proczyk, com o Lamborghini Gallardo FLII da Grässer Racing Team, na prova de fundo deu Enzo Ide/René Rast, conquistando a primeira vitória da dupla no ano, com o Audi R8 LMS Ultra do Belgian Audi Club Team WRT.

Recém-chegadas à competição, duas equipes alemãs conquistaram ótimos resultados em Zandvoort: o Team Schubert foi 2º colocado na prova principal com Dominik Baumann/Thomas Jäger e Robert Renauer/Jaap Van Lagen, a bordo do Porsche da escuderia Tonino Team Herberth fecharam o pódio. Com o 4º lugar e mais 12 pontos na conta, Maximilian Bühk/Maximilian Götz seguem líderes da competição, oito pontos à frente de Bleekemolen/Proczyk.

Cesar Ramos, que divide um dos Audi R8 LMS Ultra do Belgian Audi Club Team WRT com o belga Laurens Vanthoor, começou bem com um encorajador terceiro posto, que deixou a dupla na segunda fila do grid da prova principal. A questão do tempo prejudicou a dupla do carro #1, que terminou em décimo na corrida com maior pontuação do fim de semana. Ramos/Vanthoor estão em 5º na temporada, com 27 pontos.

A próxima prova do campeonato será no Slovakia Ring, em Orechová Potôň, nos dias 23 e 24 de agosto.

O resultado da corrida classificatória foi este:

1 – Bleekemolen-Proczyk (Lamborghini) – Grasser – 30 voltas em 1.01’45″733
2 – Buhk-Gotz (Mercedes SLS) – HTP – 0″408
3 – Vanthoor-Ramos (Audi R8 LMS) – WRT – 2″245
4 – Rast-Ide (Audi R8 LMS) – WRT – 3″290
5 – Baumann-Jager (BMW Z4) – Schubert – 5″263
6 – Renauer-Van Lagen (Porsche 997) – Herberth – 5”480
7 – Pentus-Lloyd (McLaren MP4-12C) – Bhaitech – 15″331
8 – Landmann-Halek (Lamborghini) – Grasser – 20″376
9 – Rusinov-Ortelli (Audi R8 LMS) – G Drive – 28”327
10 – Basseng-Latif (Audi R8 LMS) – Phoenix – 29″095

O resultado da corrida principal foi este:

1 – Rast-Ide (Audi R8 LMS) – WRT – 31 voltas em 1:00’21″573
2 – Baumann-Jager (BMW Z4) – Schubert – 1″366
3 – Renauer-van Lagen (Porsche 997) – Herberth – 20”732
4 – Buhk-Gotz (Mercedes SLS) – HTP – 37″996
5 – Bleekemolen-Proczyk (Lamborghini) – Grasser – 49″430
6 – Landmann-Halek (Lamborghini) – Grasser – 49″901
7 – Kox-Rosina (Lamborghini) – Reiter – 50”135
8 – Piquet Jr.-Stumpf (BMW Z4) – Team Brasil – 1’16”398
9 – Lisowski-Abril (Audi R8 LMS) – WRT – 1’26”781
10 – Vanthoor-Ramos (Audi R8 LMS) – WRT – 1’39″434

Classificação do campeonato:

1. Maximilian Bühk/Maximilian Götz – 69 pontos
2. Hari Proczyk/Jeroen Bleekemolen – 61
3. Enzo Ide/René Rast – 36
4. Cacá Bueno/Sérgio Jimenez – 33
5. Cesar Ramos/Laurens Vanthoor – 27
6. Vincent Abril/Mateusz Lisowski – 26
7. Grégory Gulivert/Stéphane Ortelli – 21
8. Dominik Baumann/Thomas Jäger – 18
9. Robert Renauer/Jaap Van Lagen – 16
10. Sergei Afanasiev/Stef Dusseldorp – 13
11. Matheus Stumpf – 11
12. Alessandro Zanardi – 10
13. Niki Mayr-Melnhof/Markus Winkelhock e Sascha Halek/Stefan Landmann – 8
15. Valdeno Brito e Filip Salaquarda/Andrea Montermini – 7
17. Peter Kox/Stefan Rosina – 6
18. Nelsinho Piquet e Giorgio Pantano/Fabio Onidi – 4
20. Marc Basseng/Alessandro Latif – 2
21. Stefano Colombo/David Fumanelli – 1

Comentários

  • Assim como Nogaro (desta pista eu não gosto…), Zandvoort é estreita para carros de GT e tem poucos pontos de ultrapassagens. Assim, muita coisa se definiu nos pits, como a má colocação do brasileiro Cesar Ramos e seu parceiro. Para o Team Brasil, um fim de semana para esquecer para a dupla do #0 e alguma coisa ainda que se aproveitasse para o #30. Nas voltas finais, a disputa entre o R8 #2 e o SLS #84 até este último rodar, e depois entre o próprio #2 e o BMW Z4 #76 valeu ter acordado mais cedo para conferir.