Direto do túnel do tempo (202)

silv79

RIO DE JANEIRO – No clique que ilustra esta postagem, um momento histórico: é a primeira vitória da Williams na Fórmula 1, durante o GP da Inglaterra disputado em Silverstone, no dia 14 de julho de 1979.

Naquela oportunidade, o suíço Clay Regazzoni, então com 40 anos de idade, vencia pela quinta vez na carreira e punha o time de Frank Williams, então respaldado pelo generoso aporte financeiro vindo do Oriente Médio, nas estatísticas da categoria máxima.

Rega largou da 4ª posição do grid, mas logo passou em terceiro ao fim da primeira volta, superando Nelson Piquet. Alan Jones, seu companheiro de equipe, liderou partindo da pole position, com Jean-Pierre Jabouille em segundo a bordo do Renault Turbo que vencera em Dijon-Prenois o GP da França.

O piloto do #28 ganhou a 2ª posição em razão da queda de rendimento do motor do Renault de Jabouille, que logo abandonaria. Os dois carros da Williams lideraram em dobradinha até a 38ª passagem, quando quebrou a bomba d’água de Alan Jones, fazendo cair no colo a dianteira para Rega.

A corrida foi rápida: 1h26min11seg e 68 voltas, na média de 223,395 km/h

Há 35 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

    • Pode crer, nem eu! Cacei um autógrafo dele certa vez, no Barril 1800, ele era cadeirante, numa mesa acompanhado por Jo Ramirez e mais um outro. Mas nossa lembrança dele sempre será na Ferrari, é ou não é? rs