Escárnio

RIO DE JANEIRO – Sem o Autódromo de Jacarepaguá e muito menos um substituto, já que ninguém acena com a possibilidade da construção de outro num futuro próximo, o Rio de Janeiro – mais precisamente a Barra da Tijuca – voltou a ser o paraíso para os que preferem se aventurar no perigoso mundo dos “rachas”.

Os “rachadores” se reúnem na Av. das Américas, após o Terminal Alvorada, no trecho em que será construído outro descalabro do “legado olímpico” – o campo de golfe para a estreia da modalidade esportiva na Rio 2016. Perto dali, existe o condomínio Riserva Uno, em que moradores têm que esperar uma sinalização dos próprios “rachadores” para poder acessar a via.

A fauna de participantes dos pegas – que acontecem depois das 23h, com frequência quase diária –  mistura de tudo: playboys, fortões de academia, filhos de bicheiros e até atores. Não raro, são vistos dirigindo embriagados. Alguns, dizem, até drogados. E as velocidades são alucinantes, superiores a 200 km/h, numa imitação barata de Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna – e no limite do risco. Cabe lembrar que hoje a Av. das Américas é sinalizada e ainda por cima há várias estações de BRT em seu transcurso.

Incrível como até agora não houve um acidente grave. Incrível a cara de pau dessas pessoas. Incrível que a polícia não tome uma atitude e que ninguém se pronuncie a respeito de um substituto para Jacarepaguá, também. Um completo escárnio.

Quem denunciou a existência dos rachadores foi a reportagem de Alessandro LoBianco, n’O Globo. Você pode acessá-la aqui.

Comentários

  • Quem tira racha pra mim não passa de um bunda mole filhinho de papai. Pior, se causa um acidente não acontece nada. Não ter autódromo logicamente não serve como desculpa até pq quem tira racha, não é piloto. Pega o carrinho envenenado e acelera em linha reta. Todo mundo sabe onde eles andam, a polícia e as autoridades mas ninguém faz nada.

  • Quando a gente pensa que já viu todas as espécies de boçais, aparecem novos…
    Mas é isso, não têm coragem de encarar uma pista e carros de corrida de verdade, então vão prá rua fingir que são pilotos. Se colocassem em risco apenas suas vidas, tudo bem, não valem nada mesmo, mas acabam um dia matando quem não tem nada com isso.

  • olha, cadeia ´é pouco para turma. Existem eventos que eles podem ir, mas numa cidade que não tem nem autodromo, fica difícil segurar.

  • E por falar em autódromo, li hoje num jornal que Interlagos ainda não começou as obras e que vão começar este mês. Se voce contratar alguém para fazer uma reformazinha numa casa eles levam uns 3 meses, eu pergunto então, como é que vai haver GP este ano? Ou será que estou falando besteira?

  • Boa Tarde Rodrigo,

    Sou membro de uma igreja alí perto ..e todos os domingos o esquenta dura a tarde toda, só carrões. ferrari, porsche, bmw..

    Mas nem tudo dá certo..outro dia o cara acertou um fiat Bravo que não tinha nada a ver com o pega… e dobrou o seu Nissan Z..num poste…

  • Comentário preconceituoso que assusta mais vindo de quem vem e onde escreve (um portal de automobilismo).

    Toda a mídia e a opinião pública politicamente correta se comove quando os corredores de fundo, salto em distância e outras modalidades de atletismo choram as pitangas pela falta de pistas e equipamentos para treinos (o que justifica o péssimo desempenho do Brasil nas competições internacionais destas modalidades).

    No entanto, quando pessoas de bem tentam praticar o automobilismo da maneira que é possível (no nosso caso, as vias públicas) o enfoque é de que somos marginais, ou assassinos, ou irresponsáveis (na mais branda das hipóteses). Esquecem-se que também não temos acessos aos meios para praticar nossos esportes (carros de corrida e um autódromo decente, posto que o existente foi demolido pelo poder público corrupto).

    Isto posto, manifesto aqui minha indignação contra a postura preconceituosa do blogueiro, que, ainda pior, acusa os praticantes deste esporte de usarem álcool, drogas ilícitas dentre outros delitos de cuja ocorrência o senhor não possui a mais mínima prova.

    Pessoalmente, estarei praticando meu esporte favorito hoje na Barra com meu Mitsubishi 3000 GT preparado (630 cavalos), modelo o qual minhas condições psicotécnicas e psicológicas permitem perfeitamente a sua condução.

    Todo o resto das colocações e também os comentários manifestam o que é, ao meu ver, apenas o jus sperniandi de pessoas cuja maior aproximação com o automobilismo é vendo corridinhas de F1 pela TV por não terem os culhões ou os meios financeiros de praticar o esporte como eu e outros companheiros podemos.

    • O que você não pratica é esporte. Você tem carteira de piloto da CBA? Então você é o que seu próprio apelido diz: um rachador.

      E quanto ao conteúdo do que escrevi, é o que está escrito na matéria do jornal “O Globo”. Não sou eu quem estou dizendo. Estou apenas amplificando o que o outro veículo de comunicação diz. Além de tudo, não sabe ler.

      Cuidado ao andar no seu carro de 630 HP. Cuidado com a arrogância. Arrogância mata. Arrogância agride.