Fórmula 3 Brasil com o melhor grid do ano; Piquet é pole

timthumb (5)
Mais uma pole: Pedro Piquet, líder do campeonato, dominou a classificação da F3 Brasil; grid é o melhor do ano, com 19 carros (Foto: Duda Bairros/Vicar)

RIO DE JANEIRO – Alvíssaras! A Fórmula 3 Brasil dá sinais de vida e, pelo visto, há uma luz no fim do túnel para o hoje combalido automobilismo brasileiro e sua base que não tem sido tratada como deve e merece. A rodada dupla que se disputa neste fim de semana, em Curitiba, conta com um grid de quase 20 carros, lembrando os velhos tempos do certame quando ainda tinha status continental.

É verdade que vieram pilotos que disputariam o Mercedes-Benz Grand Challenge: Renan Guerra e Gaetano di Mauro, por exemplo, estavam inscritos para o MBGC, mas a organização impediu a participação não só deles, como também a de Marcio Campos, Edson Coelho Jr. e Guilherme Salas, sob a alegação de que “são bons demais para o nível da categoria, mais afeita a gentleman drivers”. Para não perder viagem, Gaetano arrumou um carro da Hitech Racing e Renan, que colaborara com a RR Racing em Interlagos na 4ª rodada dupla, voltou a ser inscrito pela equipe de Rogério Raucci, desta vez com um Dallara F301 da classe Light.

Até Denis Navarro, que disputa a Stock Car e o Brasileiro de Marcas, foi chamado de última hora: a Chemin Racing, equipe da Fórmula 3 Light, inscreveu um carro e o nome designado era o do novato Edson Ferreira da Silva, que sequer disputou o primeiro treino livre. Sem guiar monoposto há tempos, Denis só andou no carro no treino classificatório.

Os dois meses de intervalo entre a etapa paulistana e este evento em Curitiba não impediram que a categoria apresentasse um excelente grid em matéria de número de participantes. E, como outras novidades, Artur Fortunato deixou a RR Racing para montar um esquema próprio na Classe A. Além dele, Victor Miranda deixou a mesma equipe, desta vez na classe Light, para ingressar na PropCar de Dárcio dos Santos. O total de 19 carros presentes em Curitiba apresenta uma dezena de monopostos da classe principal, com o chassi F308 e os demais nove inscritos são da Light, com o modelo F301.

Parabéns para a Vicar, organizadora do campeonato e para as equipes e pilotos, que se uniram para fazer renascer uma categoria que estava “morta e enterrada” no fim do ano passado. Os organizadores também deram o que se chama de bola dentro ao programar a corrida #2 da rodada de Curitiba para depois das provas do Brasileiro de Marcas e do Mercedes-Benz Grand Challenge. Houve o absurdo de fazer uma corrida em Santa Cruz do Sul antes das 8h da manhã, o que é um descalabro.

No treino classificatório disputado neste sábado e que definiu o grid da corrida #1, marcada para hoje no fim da tarde, Pedro Piquet, líder do campeonato com 109 pontos, conquistou mais uma pole position. O piloto da Cesário F3 marcou o tempo de 1’11″726, numa média superior a 185 km/h, para os 3,695 km do traçado do Autódromo Internacional de Curitiba. A vantagem de Pedrinho para o argentino Bruno Etman, segundo do grid com o monoposto da Hitech Racing, foi de 0″890.

Gaetano di Mauro, que disputa a Fórmula 4 na Inglaterra, foi bem em sua segunda aparição com um F3. O jovem piloto de 17 anos obteve o terceiro lugar, dentro do mesmo segundo da pole. Vitor Baptista, líder invicto da F3 Light com o carro #21 da Cesário F3, larga em quarto. Matheus Leist e Lukas Moraes completaram os seis mais rápidos do pelotão.

Confira o grid:

1ª fila

#5 Pedro Piquet (Cesário F3) – 1’11″726
#27 Bruno Etman (Hitech Racing) – 1’12″616

2ª fila

#111 Gaetano di Mauro (Hitech Racing) – 1’12″725
#21 Vitor Baptista (Cesário F3) – 1’12″794

3ª fila

#18 Matheus Leist (Cesário F3) – 1’12″796
#11 Lukas Moraes (PropCar Racing) – 1’13″072

4ª fila

#7 Sérgio Sette Câmara (Cesário F3) – 1’13″113
#77 Renan Guerra (RR Racing) – 1’13″152

5ª fila

#28 Artur Fortunato (A. Fortunato F3 Racing) – 1’13″892
#34 Matheus Iorio (Hitech Racing) – 1’14″564

6ª fila

#53 Victor Miranda (PropCar Racing) – 1’14″812
#99 Francisco Alfaya (Capital Motorsport) – 1’14″921

7ª fila

#66 Ricardo Landucci (PropCar Racing) – 1’15″021
#15 Raphael Raucci (RR Racing) – 1’15″072

8ª fila

#19 Denis Navarro (Chemin Racing) – 1’17″017
#46 Mauro Auricchio (RR Racing) – 1’17″631

9ª fila

#17 Nicholas Silva (RR Racing) – 1’19″461
#84 Fernando Croce (PropCar Racing) – 1’19″812

10ª fila

#91 Leonardo de Souza (Kemba Racing) – sem tempo cronometrado

Comentários

  • Realmente é muito legal e promissor o grid desta corrida. Piquet está sobrando não só por ter equipamento mas também muita competência. Talvez seja um recomeço de uma categoria que estava sem rumo. E pra quem acha que dinheiro é tudo, o tal do Raucci mostra que isso não é verdade, porque talento não se compra na esquina.