Grid cheio (de novo) no Europeu de Fórmula 3

G
FIA F3 European Championship 2014, Round 6, Norisring
Max Verstappen e Esteban Ocon são os grandes nomes da temporada europeia da Fórmula 3; ambos somam 15 vitórias em 24 corridas

RIO DE JANEIRO – Após um momento de crise decorrente da presença de apenas 20 carros na etapa de Moscou, na Rússia, a Fórmula 3 Europeia volta a respirar ares saudáveis na etapa deste fim de semana, no Red Bull Ring. A lista de inscritos apresenta sete carros a mais para a 8ª rodada tripla da temporada liderada pelo francês Esteban Ocon, da Prema, com 379 pontos.

Felipe-Guimaraes-2004
Insatisfeito, Felipe Guimarães saiu da Double R Racing no meio do Europeu de Fórmula 3

Por falar em crise, o brasileiro Felipe Guimarães resolveu abandonar voluntariamente o campeonato por discordar do rendimento pífio do carro da Double R Racing. A antiga equipe de propriedade de Kimi Räikkönen e Steve Robertson, agora nas mãos do engenheiro Anthony “Boyo” Hieatt, já não tem sido mais a mesma e tudo o que Felipe conseguiu foram apenas cinco pontos e o 22º lugar no campeonato até o momento. A Double R segue sem piloto algum até antes da prova da Áustria, o que pode reduzir o total de bólidos para 26.

Ausente em Moscou, a Fortec Motorsport volta com seus dois carros. O sueco John Bryant-Meisner, 21º colocado do certame com seis pontos, terá um novo companheiro de equipe – o mexicano Alfonso Celis, em substituição a Mitch Gilbert, que mesmo tendo desempenho superior ao ocupar o 15º lugar na tabela, com 28 pontos, não permanece na escuderia para o restante do campeonato.

10320586_707673472604858_8104894699944861611_n
Ausente em Moscou, a T-Sport, única com os motores Neil Brown Engineering, volta ao campeonato na Áustria

Também fora da etapa anterior, a T-Sport, única a usar os motores da Neil Brown Engineering (NBE), reaparece com Richard Goddard e Alexander Toril, tentando alguma melhora. Goddard tem só três pontos no campeonato e Toril, nenhum. Ed Jones recuperou-se de uma vértebra quebrada na rodada de Pau e mostrou, na última prova da Fórmula 3 inglesa disputada em Spa-Francorchamps, que está em excelente forma. Após um hiato de cinco corridas, o piloto que corre com bandeira dos Emirados Árabes reaparece no carro #6 da Carlin. E, por fim, Sandro Zeller volta com o segundo Dallara da Jo Zeller Racing.

Os maiores vencedores do ano são o líder do campeonato Esteban Ocon e o holandês Max Verstappen, filho do antigo piloto de Fórmula 1 Jos Verstappen. Até a rodada disputada no Hungaroring, Ocon tinha cinco triunfos no campeonato e Verstappen apenas um. E o piloto da Van Amersfoort Racing desembestou a ganhar corridas – teve 100% de aproveitamento nas rodadas de Spa-Francorchamps e Norisring. Aí Ocon, vendo a liderança ameaçada, acordou e fez a pontuação máxima na Rússia. Um abandono de Verstappen, somado a um 2º e um 3º lugares, fez a diferença entre os dois subir para 116 pontos.

Lucas Auer, sobrinho de Gerhard Berger, é o 3º colocado do campeonato com 211 pontos e apenas uma vitória. Até Tom Blomqvist, filho da lenda do Rali Stig Blomqvist, ganhou mais vezes (três), mas entremeia desempenhos excelentes com atuações irregulares. Antonio Fuoco, que subiu para a Fórmula 3 Europeia envolto em grande expectativa, só ganhou uma etapa até agora e vem em quinto. E nem o vice-campeonato do ano passado deixou Felix Rosenqvist em condições de repetir ou melhorar o desempenho de 2013. Talvez a Mücke Motorsport não viva um bom momento na competição e isso reflete no fato de que o piloto tem apenas uma vitória e 132 pontos somados.

FIA Formula 3 European Championship, round 5, race 2, Spa-Francorchamps (BEL)
Gustavo Menezes (à direita) tem dois pódios na temporada e está em 11º lugar no campeonato

Gustavo Menezes conquistou dois pódios na rodada tripla de Spa-Francorchamps e está em 11º lugar com 62 pontos. A falta de resultados em Moscou, etapa em que fez apenas um 10º lugar, custou caro ao estadunidense com sangue brasileiro.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames