Grid cheio (de novo) no Europeu de Fórmula 3

FIA F3 European Championship 2014, Round 6, Norisring
Max Verstappen e Esteban Ocon são os grandes nomes da temporada europeia da Fórmula 3; ambos somam 15 vitórias em 24 corridas

RIO DE JANEIRO – Após um momento de crise decorrente da presença de apenas 20 carros na etapa de Moscou, na Rússia, a Fórmula 3 Europeia volta a respirar ares saudáveis na etapa deste fim de semana, no Red Bull Ring. A lista de inscritos apresenta sete carros a mais para a 8ª rodada tripla da temporada liderada pelo francês Esteban Ocon, da Prema, com 379 pontos.

Felipe-Guimaraes-2004
Insatisfeito, Felipe Guimarães saiu da Double R Racing no meio do Europeu de Fórmula 3

Por falar em crise, o brasileiro Felipe Guimarães resolveu abandonar voluntariamente o campeonato por discordar do rendimento pífio do carro da Double R Racing. A antiga equipe de propriedade de Kimi Räikkönen e Steve Robertson, agora nas mãos do engenheiro Anthony “Boyo” Hieatt, já não tem sido mais a mesma e tudo o que Felipe conseguiu foram apenas cinco pontos e o 22º lugar no campeonato até o momento. A Double R segue sem piloto algum até antes da prova da Áustria, o que pode reduzir o total de bólidos para 26.

Ausente em Moscou, a Fortec Motorsport volta com seus dois carros. O sueco John Bryant-Meisner, 21º colocado do certame com seis pontos, terá um novo companheiro de equipe – o mexicano Alfonso Celis, em substituição a Mitch Gilbert, que mesmo tendo desempenho superior ao ocupar o 15º lugar na tabela, com 28 pontos, não permanece na escuderia para o restante do campeonato.

10320586_707673472604858_8104894699944861611_n
Ausente em Moscou, a T-Sport, única com os motores Neil Brown Engineering, volta ao campeonato na Áustria

Também fora da etapa anterior, a T-Sport, única a usar os motores da Neil Brown Engineering (NBE), reaparece com Richard Goddard e Alexander Toril, tentando alguma melhora. Goddard tem só três pontos no campeonato e Toril, nenhum. Ed Jones recuperou-se de uma vértebra quebrada na rodada de Pau e mostrou, na última prova da Fórmula 3 inglesa disputada em Spa-Francorchamps, que está em excelente forma. Após um hiato de cinco corridas, o piloto que corre com bandeira dos Emirados Árabes reaparece no carro #6 da Carlin. E, por fim, Sandro Zeller volta com o segundo Dallara da Jo Zeller Racing.

Os maiores vencedores do ano são o líder do campeonato Esteban Ocon e o holandês Max Verstappen, filho do antigo piloto de Fórmula 1 Jos Verstappen. Até a rodada disputada no Hungaroring, Ocon tinha cinco triunfos no campeonato e Verstappen apenas um. E o piloto da Van Amersfoort Racing desembestou a ganhar corridas – teve 100% de aproveitamento nas rodadas de Spa-Francorchamps e Norisring. Aí Ocon, vendo a liderança ameaçada, acordou e fez a pontuação máxima na Rússia. Um abandono de Verstappen, somado a um 2º e um 3º lugares, fez a diferença entre os dois subir para 116 pontos.

Lucas Auer, sobrinho de Gerhard Berger, é o 3º colocado do campeonato com 211 pontos e apenas uma vitória. Até Tom Blomqvist, filho da lenda do Rali Stig Blomqvist, ganhou mais vezes (três), mas entremeia desempenhos excelentes com atuações irregulares. Antonio Fuoco, que subiu para a Fórmula 3 Europeia envolto em grande expectativa, só ganhou uma etapa até agora e vem em quinto. E nem o vice-campeonato do ano passado deixou Felix Rosenqvist em condições de repetir ou melhorar o desempenho de 2013. Talvez a Mücke Motorsport não viva um bom momento na competição e isso reflete no fato de que o piloto tem apenas uma vitória e 132 pontos somados.

FIA Formula 3 European Championship, round 5, race 2, Spa-Francorchamps (BEL)
Gustavo Menezes (à direita) tem dois pódios na temporada e está em 11º lugar no campeonato

Gustavo Menezes conquistou dois pódios na rodada tripla de Spa-Francorchamps e está em 11º lugar com 62 pontos. A falta de resultados em Moscou, etapa em que fez apenas um 10º lugar, custou caro ao estadunidense com sangue brasileiro.

Comentários