Parabéns aos envolvidos

123230-2665-ga
Vinte e seis anos após fundar a TAS (Torcida Ayrton Senna), Adílson Carvalho de Almeida terá que encerrar as atividades do fã-clube por falta de um lugar para guardar o acervo do tricampeão morto em 1994

RIO DE JANEIRO – Deu na Folha de S. Paulo, na coluna da jornalista Mônica Bergamo: o principal fã clube do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, a TAS (Torcida Ayrton Senna) foi despejado pela própria família do piloto, proprietária de um imóvel em Santana, bairro da zona norte de SP, emprestado para servir como sede. Para sobreviver, a TAS vai ter que se desfazer de peças do acervo do fã-clube, como capacetes e objetos pessoais de Senna, morto há 20 anos.

Fundada por Adílson Carvalho de Almeida, a TAS existe desde 1988 e reunia em torno dela os fãs mais devotados do piloto brasileiro. O despejo foi comunicado ao próprio Adílson, segundo a nota da colunista, por Viviane Senna, irmã de Ayrton. Ninguém mais da família comentou o assunto.

O que mais pode ser dito? É uma atitude no mínimo lamentável. E comprova duas teses: a primeira, de que brasileiro não preserva sua própria memória; e a segunda é que, cada vez mais, o automobilismo é posto para escanteio.

Parabéns aos envolvidos, é o que sempre digo.

Comentários

  • Será que isso não é uma estratégia da família para montar um museu/acervo particular e privado, contando apenas as histórias que mais interessarem e da maneira que mais se interessarem?

  • Conhecendo a Viviane há décadas, eu duvido muito que este passo surgiu a partir de uma vontade qualquer ou falta de dedicação à preservação da imagem do próprio irmão.

    A pergunta deveria ser: O que leva uma pessoa tão dedicada à preservação da imagem de Ayrton Senna a tomar uma decisão no mínimo estranha?

    Em geral há dois lados de cada história. Acho provável que o outro lado desta história seria bastante interessante. Mas também conhecendo a postura da família, quando as coisas desandam, eles costumam preservar silencio. Mesmo quando teriam toda razão em desabafar.Antecedentes é que nao faltam…

  • Inacreditável, como sennista estou simplesmente sem palavras diante do ocorrido. O mais irônico é que sem o instituto A.S. idealizado pelo irmão a Viviane Senna não teria nenhum tipo de fama ou relevância (não que ela seja de fato relevante, kkk), logo, a própria deveria ser a principal interessada em manter vivo o TAS e contar com mais uma instituição a manter viva a memória e o legado do Senna.

  • 26 anos emprestando o imóvel para a “torcida organizada” já não foi o bastante?

    Acho que a família já ajudou o suficiente!

  • Deixa ver se entendí: um fã se dedica a manter viva a histórica vida de um ídolo, sem nenhum cunho financeiro e creio que até utilizando dinheiro do próprio bolso. Aí vem a família e dá um belo chute em seu traseiro, por um imóvel que garanto que não fará falta para a família do ídolo??? Inacreditável e inaceitável isto.

    P.S.: sou fã do igualmente Tri-Campeão, Nelson Piquet Souto Mayor, mas isto não me impede de reverenciar, uma pessoa que se dedicou a um esporte que eu sou apaixonado.

  • O imóvel é da familia.
    A marca Senna é da Família.
    Eles fazem o que quiserem com o imóvel e com a marca.
    O cara explorou o local esse tempo todo e nunca montou um fundo para mudar de lugar nunca. Sangue suga.

  • O Massa de tapioca falando a tv alemã. e acusou o diretor da jardinagem de Silvastone que, a grama ali colocada estava muito alta, e por isso que ele rodou………
    PÉ DE BREQUE made in bresil..
    Esse pula pirata da estrela já passou da hora de arriscar a vida, etá pé de breque..
    Caramba…

  • Seria de bom senso a família Senna se manifestar. Não tem sentido provocar o fechamento da sede daqueles que tanto cultuaram – e continuam cultuando – a trajetória vitoriosa de um dos maiores pilotos da história. Realmente lamentável.

  • A família Senna não é obrigada a sustentar um fã-clube. Seria a mesma coisa se o Corinthians fosse obrigado a pagar o aluguel da sede da Gaviões da Fiel. Pelas fotos na internet, a sede é uma casa de alto padrão. O acervo de fotos e outras peças deveriam ficar num galpão ou museu com todos os itens de segurança afim de uma correta preservação ou doar pro Instituto

    • Ninguém está dizendo que é obrigada a sustentar. Mas poderia apoiar e incentivar a permanência da TAS como uma homenagem à memória do Ayrton.

      • Rodrigo, acho que a história tem fundamentos de pura ganância. O imóvel deve ser demolido para a construção de um edifíco, a região esta se valorizando muito. É só acompanhar a aprovação do projeto na PMSP.

      • Se autódromos inteiros estão sendo rifados por conta da especulação imobiliária ou interesses particulares, imagine nesse caso.
        RIP Jacarepaguá
        Meu AIC em perigo.

  • Não há como entrar em acordo com a família Senna? Os objetos da TAS terão que ser vendidos e perdidos ou deixados de ser aproveitados de uma forma mais construtiva, como conduzidos a um fim útil, como O PRÓPRIO PROJETO DE VIVIANE SENNA COM UM FUTURO MUSEU, DITO POR ELA MESMA?? POR QUE NÃO COMPRAM ALGUMAS COISAS DA TAS, ENTÃO?

  • E para os interessados em ajudar, saber mais, o que devem fazer? Os telefones que levantei não atendem. Alguém sabe dizer como falar com a TAS?

  • No velório do Ayrton a Hebe Camargo deixa um terço em cima do caixão, logo depois Viviane Senna retira e joga no chão.
    Isso explica quem é a família Senna.