Sorte e chuva dão vitória a Nakajima na Super Formula

RIO DE JANEIRO – Com a ajuda da chuva e alguma dose de sorte, o piloto japonês Kazuki Nakajima, filho do lendário Satoru, venceu no último domingo a 3ª rodada da Super Formula, a antiga Fórmula Nippon, disputada no circuito Fuji Speedway. A bordo do Dallara Toyota do Team Tom’s, o antigo piloto da Williams na Fórmula 1 conquistou sua primeira vitória no ano – e também a liderança do campeonato.

Substituindo Loïc Duval, ainda em convalescença do grave acidente sofrido nas 24 Horas de Le Mans, o italiano Andrea Caldarelli conquistou a pole position e não teve uma boa largada, perdendo o comando para João Paulo de Oliveira. Vitantonio Liuzzi tentou se recuperar ganhando cinco posições, mas bateu logo na primeira volta no próprio companheiro de equipe Koudai Tsuakoshi e quebrou a suspensão de seu bólido.

Na altura da 44ª volta, choveu. E no que choveu a pista virou um sabão e alguns pilotos resolveram, acertadamente, trocar os compostos slicks por pneus mais adequados às condições difíceis do asfalto. Lotterer preferiu não fazer a troca e pegou a liderança de James Rossiter. Caldarelli também não. E o brasileiro João Paulo de Oliveira, completando 33 anos, tomou a mesma atitude.

Como resultado, Caldarelli sofreu um aquaplaning na longa e perigosa reta de Fuji, destruindo seu carro na 45ª volta. Oliveira continuou por mais alguns quilômetros e foi vítima do mesmo infortúnio, acidentando-se a seis voltas do final da prova e provocando com sua batida a entrada do Safety Car. Lotterer se equilibrou com os pneus de pista seca, mas seu rendimento caiu diametralmente e ele chegou em sexto apenas.

Quem trocou se deu bem: Ryo Hirakawa, por exemplo, estava na ponta com o Dallara Toyota do Team Le Mans. Porém, no início da última volta, cometeu um erro e permitiu a ultrapassagem de Kazuki Nakajima, que venceu com vantagem inferior a um segundo. Yuji Kunimoto completou o pódio, seguido por Hiroaki Ishiura e pelo atual campeão Naoki Yamamoto. Após os cinco samurais vieram os gringos: Lotterer, depois Narain Kartikheyan e, por fim, James Rossiter.

A próxima prova será no circuito de Twin Ring Motegi, em agosto.

Após 3 rodadas e 4 corridas, a classificação do campeonato está assim:

1. Kazuki Nakajima – 20 pontos
2. Andre Lotterer – 16,5
3. Loïc Duval – 15,5
4. Ryo Hirakawa – 13,5
5. João Paulo de Oliveira – 12
6. Hiroaki Ishiura – 11
7. James Rossiter – 10,5
8. Yuji Kunimoto – 9
9. Naoki Yamamoto – 6
10. Narain Kartikheyan – 4,5
11. Vitantonio Liuzzi – 1,5
12. Andrea Caldarelli – 1

Comentários